x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 52

Citação Postado originalmente por alfreis Ver Post
    Eu estou com uma nova polia para o supercharger só que menor.

Estou só esperando o Maurício da Rasch me falar se dará certo, mas a polia está pronta no tamanho mínimo para o menor rolamento de esfera que eu achei.

Vamos ver se assim eu pressurizo mais o bicho!
    Poisé, eu estou tocando com o M24 por enquanto, mas tem uma vilã que costuma dar as caras depois que se aumenta muito a polia, que é a baixa eficiência adiabática. Ou seja, mais calor em vez de mais pressão.

Além disso, o charger trabalha numa rotação muito alta, o que significa maior desgaste, atrito, etc. Começa a ficar difícil tirar mais pressão em rotação baixa sem comprometer o supercharger em rotação maior.

O charger mais indicado para o AP 1.9 na configuração que estou planejando é o M45, que permite inclusive utilizar pressões maiores em regime de overboost (de 1 a 1,5kg), mas também dá pra trabalhar com uma pressão maior em rotação menor e limitar a pressão máxima.

Essa parte só vou voltar a trabalhar mais pra frente, agora é só o bypass dinâmico mesmo. Isso depois da carroceria, setor de direção do Landau, intercooler, etc, etc ...

Mas vai passando os detalhes da sua empreitada, pois pode me interessar também.
    Tranqüilo, pode deixar que vou atualizando o tópico sim!

Abraços,
    Leonardo

bela máquina...

Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,

Penso que o efeito do calor não será um grande problema, pelo menos para mim, pois estou com um intercooler bem grande no samurai...

No fds eu faço novas fotos e posto aqui.

Sobre o desgaste em virtude do giro mais alto, também não sei se seria um problema, pois o supercharger vem de um motor que aceita giros muito maiores que os nossos AP1.9, portanto ainda devemos trabalhar em faixa menor que o original...

Só para você ter uma idéia, em dias frios o máximo que eu chego de pressão é 0,5Kg...

Bem, mas isso é tudo na base do "acho"...

Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

alfreis,

Para um M24 alimentar um motor 1.9, é preciso levar o compressor a uma velocidade muito maior do que precisa pra alimentar um 1.0 numa mesma rotação. Repare nos números: é quase o dobro de capacidade cúbica!

Costuma-se utilizar uma tabela/gráfico chamada "compressor map" ou "mapa do compressor" (numa tradução literal) quando se calcula uma configuração de turbo e/ou supercharger ideal para um determinado motor (considerando capacidade cúbica e rotação) e uma determinada pressão desejada.

Quanto mais o compressor sai fora da curva projetada de funcionamento (fluxo x pressão do ar), mais ele começa a esquentar o ar e menos pressão ele gera. Em outras palavras, a eficiência adiabática fica comprometida.

O M24 foi projetado para fornecer uma pressão X num fluxo de ar Y. Se você quer que ele gere um X praticamente igual, num fluxo quase duas vezes maior que Y, você vai ter que fazer ele girar muito mais rápido. Aí, é só olhar lá no mapa do compressor: a eficiência adiabática cai de 60-70% para 50-60%, 40-50%, e por aí vai.

Um exemplo simples e hipotético, só para ilustrar a idéia: imagine que há 0,5kg de pressão a 70 oC na saída do charger. Troca-se a polia, e agora o supercharger está girando muito mais rápido, mas está fora da área de maior eficiência. Nesta situação, vamos supor que ele chega a 0,75kg de pressão com o ar a 120 oC.

Agora, resfriando este ar para os mesmos 70oC, de repente ele fica com 0,55kg a 0,6kg de pressão... e todo esse calor foi para o limbo - o que significa alguns bons cavalos perdidos só com ar quente.

Não queria me alongar na explicação, mas não tem como resumir demais também... a teoria é um pouco chata, mas com ela dá pra planejar um pouco melhor e ir mais além.

Abraços,
    Leonardo

Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Leonardo,

Eu concordo contigo que para encher um 1.9 precisaria de muito mais volume de ar que um 1.0, que o ideal seria um M45 e que maior giro se traduz em maiores temperaturas, mas por outro lado acho que os giros que o 1.0 passa para o supercharger são bem maiores que os proporcionados pelo 1.9...

Não sei se aquela polia grande que usamos é suficiente para compensar a difereça de giros do motor, mas vou dar uma pesquisada por aí...

Sobre o aquecimento, acho que vale pensar em um intercooler mais parrudo para o seu carro, pois ele faz toda a diferença...

Quando eu instalei o supercharger o Maurício comentou até que em dias frios o supercharger era bem mais eficiente do que em dias quentes...Isso é nítido, pois o manômetro marca menos pressão quando o calor está maior...

Outra coisa que dá bastante diferença é entrada de ar, pois quando estou com o snorkel ligado a pressão baixa um pouco também...

Isso fez com que eu providenciasse uma espécie de desvio na tubulação do snorkel, assim ,quando eu estiver andando só na rua, o ar vai ser captado na grade ao lado do farol. Quando for para trilha fecho aquela entrada e o ar virá do snorkel...

Esse fds eu instalo tudo e tiro fotos...

Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

mas por outro lado acho que os giros que o 1.0 passa para o supercharger são bem maiores que os proporcionados pelo 1.9...

A rotação do charger depende de dois fatores: rotação do motor e multiplicação das polias.

Num Fiesta, se não me engano, a multiplicação fica perto de 3x do giro do motor, para chegar a pouco mais de 1kg de pressão. Considerando uns 6000rpm de giro máximo, dá 18000rpm de giro máximo do supercharger. Já para ter a mesma pressão num 1.9 diesel, a multiplicação teria que ser 4,8x, o que a 4500rpm de giro máximo dá 21800rpm! Se considerar que o limite de giro do supercharger é 18000rpm, estamos 3000rpm acima do máximo.

Por isso que se usa uma pressão menor nos 1.9 diesel: mesmo que ele não gire tanto, a multiplicação necessária para dar uma pressão maior faria ele passar do limite de giro máximo. Mesmo assim, para uma mesma rotação do motor (por exemplo, 2000rpm), o charger está girando muito mais rápido no 1.9 AP que no Fiesta...

Sobre o aquecimento, acho que vale pensar em um intercooler mais parrudo para o seu carro, pois ele faz toda a diferença...
    Com certeza vale! Inclusive eliminei o intercooler superior (que é péssimo para velocidades baixas) e vou usar um frontal, para manter o ar frio em qualquer situação.

Aliás, um dos motivos pelos quais eu adotei a ventoinha do Astra é que ela tem dois estágios, e dá pra bolar um acionamento do primeiro estágio quando o jipe estiver parado e/ou andando devagar - ou até mesmo usando a temperatura do ar no coletor de admissão como base.

Outra coisa que dá bastante diferença é entrada de ar, pois quando estou com o snorkel ligado a pressão baixa um pouco também...
    É, esse foi um dos motivos que me fez usar tubulação de 3" em tudo e virar o snorkel para frente. Só não estou andando assim direto porque falta o separador de água ainda.

Agora que vou trocar a carroceria, estou pensando em montar um snorkel novo com tubos de 3" e com um chapéu maior, além de alterar a posição de algumas coisas para reduzir o comprimento dos tubos. Mas esta reorganizada vai depender do espaço disponível dentro do cofre, coisa que só vou ter certeza depois de começar a montar tudo novamente.

Abraços,
    Leonardo

Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Leonardo,

Esse papo está ficando bom!!!...Rs

Quanto de pressão você está conseguindo gerar???

No meu caso, gero 400 gramas normalmente e em dias muito frios chego perto de 500 gramas.

Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Leonardo,

Mais uma pergunta: Se 1kg é gerado por 18000 rpm, se tenho, na melhor das hipóteses 0,5Kg, é sinal que o supercharger do meu samurai está rodando a quantos rpm???

Se isso for uma verdade, dá para diminuir muuuuuuuuuuito a polia!!!

Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

Se 1kg é gerado por 18000 rpm, se tenho, na melhor das hipóteses 0,5Kg, é sinal que o supercharger do meu samurai está rodando a quantos rpm???

Se isso for uma verdade, dá para diminuir muuuuuuuuuuito a polia!!!
    alfreis,

De forma alguma! Eu falei que no Fiesta era mais ou menos por aí (aproximado)! Ou seja, estava considerando um motor 1.0 a 6000rpm.

Não esqueça que o supercharger empurra uma quantidade X de ar por volta, que é fixa. Se você está usando uma mesma polia de multiplicação para diversos motores diferentes, em cada cilindrada diferente de motor isso vai se traduzir numa pressão diferente!

Eu sugiro fortemente dar uma lida nas especificações da Eaton e usar muito bem a calculadora antes de se aventurar com modificações maiores nas polias... mas uma coisa eu já adianto: se você está chegando a 0.5kg neste motor, está muito perto do limite do supercharger!

Abraços,
    Leonardo

Senhores,

Depois alguns dias trabalhando debaixo de 40 graus na sombra (êta Blumenau!), retorno para atualizá-los dos andamentos dos trabalhos! Sim, o projeto não parou!

Estive, essencialmente, desmanchando o jipe: tirei tudo que estava preso em qualquer parte a carroceria, o que levou alguns dias de trabalho. Amanhã um pessoal vem aqui para ajudar a tirá-la de cima do jipe, e aí o resto dos afazeres podem começar.

Seguem algumas fotos:

1) Capota, gaiola, pára-brisa, e diversos acessórios já removidos.

2) Bancos dos passageiros removidos! Só ficou o do motorista, pra eu poder estacionar o jipe no canto da garagem antes de desmontar todo o resto..

3) Jipe já devidamente calçado na localização final: só sobrou o pedal do acelerador, a coluna de direção, e alguns tentáculos do monstro chamado "sistema elétrico".

4) Depois de quase um dia inteiro de luta, finalmente o monstro de 7 cabeças e incontáveis tentáculos foi derrotado: sim, isso ERA um sistema elétrico!

5) Pára-lamas e grade frontais já removidos. Sim, tinha um corda de sisal segurando o reservatório do óleo da direção hidráulica, mas foi o que encontrei primeiro... De qualquer forma, espalhava pedaço por tudo que é lado e troquei por um fio mais comportado. 8-)

Aí vem a pergunta: e agora, josé?

Bom, tem algumas coisas que precisam ser corrigidas o quanto antes (como os suportes dos feixes de mola traseiros, que estão um tanto tortos) e outras coisas estão interferindo no que estava planejado, então a lista está um pouco diferente.

Em especial, vou ter que reposicionar o escapamento e o silenciador para dar lugar pro novo tanque de combustível. Nada muito complicado, mas vai dar um bom trabalho também.

Também tem algumas coisas que estou pensando, como usar a própria gaiola nova como apoio da capota, para aumentar o espaço interno. Por enquanto, idéias somente...

Conforme as coisas forem se definindo mais, vou atualizando!

Abraços,
    Leonardo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00686.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00697.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00706.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00716_edit.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00735_edit.jpg  

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    leo, andei lendo alguns tpicos...

se vcs estão com só 0.4 bar... não seria mais legal colcoar um intercooler antes do supercharger pra ver se melhora a quantidade de ar comprimido??

Eu andei pesquisando e acho que conseguiria até mesmo criar um itnercooler com pastilhas de peltier que vão consumir um pouco de energia mas esfriaria bemmm o ar...

Quanto a multiplicação, acho eu que voces poderai multiplicar mais ainda apenas se tiver tempo e sdaco abram o SC antes e troquerm os rolamentos,

Se vcs puderem me reportas quais rolamentos usam, eu tenho bons contatos pra isso e podemos multiplicar... creio que o SC não aguenta por causa dos rolamentos apenas

O meu centrifugo eu conseguir 70.000 rpm no eixo central, numa multiplicação de 1 pra 2 na polia (motor - SC) e de 1 pra 5 (polia do SC para impeller interna) ou seja... dá pra fazer milagre com esse bixinho

que tal? vai encarar?? eheheh

Veja os rolamentos e numerações e vamos bricnar de calculos (que vc é melhor que eu nisso)
    Jeep Cherokee SPORT 2000

rubensx,

O problema aí é a tal eficiência adiabática: o M24 é muito pequeno, e o tamanho dele começa a causar uma restrição no fluxo de ar a partir de um certo ponto.

É que nem se você, em vez de usar um tubo de 3" de admissão, usar um de 1": o ar vai ter que passar muito mais rápido pelo tubo, o que conseqüentemente vai gerar uma restrição no fluxo porque você vai precisar de muito mais diferença de pressão pra bombeá-lo - além de gerar mais atrito do ar com o tubo e desperdiçar energia.

Até acho que dê pra fazer ele girar a 20 ou 30mil rpms se reforçar algumas coisas, mas não acho que vale a pena: usar um compressor de tamanho adequando (como um M45, por exemplo) provavelmente vai trazer resultados muito melhores.

Sobre o intercooler... conforme falei aqui no tópico: eu já tinha um, e comprei um maior! O problema é que ele não vai aumentar a pressão, o máximo que vai fazer é reduzir a temperatura, e - conseqüentemente - um pouco da pressão.. não existe almoço grátis.

Sobre se aventurar, eu já estou pensando em ir por um outro caminho: tem um gringo num fórum de VWs a diesel que está arrumando um G-Lader, que é um compressor de ar por espirais/espiras (1) que veio original no VW Conrado. Até o pessoal da Fiber chegou a me comentar sobre ele quando estava falando da minha configuração de motor+blower e o que pretendia fazer. A vantagem dele é que chega a ser mais eficiente que o centrífugo em pressões maiores (cerca de 1kg).

O problema dele é justamente este ponto: os rolamentos precisam ser trocados regularmente porque não aguentam o tranco. Não sei se o problema é relacionado à vibração, ou ao fato dele usar a mesma lubrificação do motor. Só sei que a VW não tocou o projeto pra frente, provavelmente porque o compressor começou a dar uma grande dor de cabeça na mão dos proprietários.

Esses compressores estão à venda às bicas no ebay, por preços normalmente bem mais acessíveis - o pessoal desiste de usar por causa do custo de manutenção. Esse é um projeto que eu me interessava: reforçar os rolamentos de um G-Lader e usar um sistema de óleo selado com óleo sintético (similar aos Eaton), para reduzir o tempo de manutenção e torná-lo mais confiável. Vou perguntar para o cara quais os rolamentos originais (medidas, especificações, etc), quem sabe dá pra adaptar algo mais reforçado. Aí a gente pode trocar uma idéia.

Abraços,
    Leonardo

(1) Não sei a tradução certa pra isso, o termo em inglês é "scroll compressor".

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem