x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52

Thumbs up CJ5 1977 "Eisengelb"

Pessoal, sou razoavelmente novo por aqui - registrei faz algum tempo no fórum, mas não postei muito visto a famosa "correria" diária. De qualquer forma, sempre acompanhei as discussões por aqui, mesmo antes de comprar "a" viatura - quando ainda tinha um tradicional "carro de passeio".

Aliás, as discussões por aqui me ajudaram muito a escolher melhor e a focar nos pontos importantes, além de ter sido num anúncio do fórum que encontrei o jipe que procurava. Claro que sempre tem aquela "provação", como o fato da viatura estar em São Paulo e eu em Florianópolis - e eu ter ido com minha esposa daqui até lá de ônibus, pra voltar no dia seguinte dirigindo.. claro, também tem a baita tempestade que aconteceu aquele dia de noite.. ... com certeza uma ótima coisa pra contar pros filhos e pros netos daqui uns anos.

Sobre a viatura, comprei em 29/02/08 e cheguei aqui no dia seguinte de tarde, mas aí a veio a segunda provação: só consegui terminar de transferir o carro no dia 03/07/08 . Sabe como é, nessas horas que você mais precisa, nem o despachante nem o DETRAN sabem como fazer.. mas no fim, tudo acabou bem, e até uma LUST foi aberta pra comemorar.

Enfim, sem mais delongas, a ficha técnica de quando comprei:

- CJ-5 1977 amarelo.
    - Motor VW 1.9D Diesel (popular "VW AP Diesel") com Supercharger do Fiesta (a 0.6kg/cm2 máx.) e intercooler.
    - Bomba injetora "mecânica" Bosch.
    - Câmbio Clark 260F com transferência Willys.
    - Pneus BF 33" com alargadores de 3cm.
    - Setor de direção VW (hidráulica).
    - Freios a disco na frente, servo + cilindro mestre VW, traseira lona.
    - Rodas livres manuais.
    - Capota Atlântida (conversível).
    - Santo Antônio 3" e pára-choques Keko.
    - Carroceria de lata com alargadores de pára-lama em fibra.
    - Tanque na traseira, com cerca de 60 litros.
    - CD/MP3 Player da Buster com módulo e 4 caixas marítimas.

O que foi feito desde então:

- Troquei a relação dos dois diferenciais de 44x9 para 45x11. Agora são 90km/h a 2300rpm, e não mais 2800rpm, o que dá uma diferença muito grande na dirigibilidade e no ruído interno.
    - Retirei o Santo Antônio da Keko e coloquei uma gaiola completa Maceral de 2" e 1/2, com 3mm de espessura. Ganhei um pouco de espaço interno, mas não gostei muito (nem o mecânico!) de como foram feitas algumas soldas - apesar disso, o conjunto parece estar mais resistente, e com certeza está mais seguro.
    - Troquei os faroletes de plástico da frente por dois da Donatti, que são de vidro e ficam realmente melhores.
    - Instalei uma chave pra acionar manualmente a ventoinha (especialmente útil em subidas muito longas). Provavelmente a termostática também vai precisar de uma atenção logo.
    - Coloquei um "pisca-alerta" temporário, com dois relés e um interruptor que tinha sobrando no armário.

O que vai ser feito a seguir:

- Kit eixo flutuante da Ensimec para a traseira, especialmente importante visto leve "empenamento" dos semi-eixos traseiros (o que provavelmente ocorreu na troca das relações do diferencial ).
    - Freios disco UBD duplos na dianteira, atuais dianteiros (disco) irão para a traseira.
    - Freio de mão no cardã a disco.
    - Passar o intercooler, que agora está na parte superior do motor, para a frente e/ou para baixo do radiador.

Seguem algumas fotos do dito cujo: na garagem (são e salvo!), dando uma volta pela Praia Brava, e sendo batizado (esse batismo foi na medida certa! ).

Bom, acho que é isso por enquanto. Conforme o processo for evoluindo, vou acrescentando aqui!

Abraços,
    Leonardo

ATUALIZAÇÃO:

Quase esqueci de falar o que provavelmente será a dúvida de muitos: porque "Eisengelb"? Bom, eu queria um nome que fosse diferente, e não fosse nada muito difícil... procurei um pouco, até que pensei em pegar alguma palavra em alemão: abri o tradutor do Google e fiquei testando... aí encontrei o seguinte:

* Eisen = ferro
    * gelb = amarelo

Juntando os dois:

* Eisen + gelb = Eisengelb = "amarelo de ferro"

Ou seja: um nome que reflete a mais pura realidade!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-eisengelb_frente2.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-avatar_big.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-batismo_eisengelb_r.jpg  
    4X4 Brasil Razão: Correção na lista...

Belo Jeep!!! Lembro muito este aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40767
    Motorizaçao e uso. Da pra tirar um exemplo de coisas legais a fazer no seu. O uso é 100% dia a dia ou so viagens ou ainda passeios e trilhas leves?
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4

Usuário Avatar de JP CJ-5
    Entrada
    23/07/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Mais um amarelão no Fórum 8)
    Felicidades com o jeepão !!!

Abraços J P
    Sds,
    João Paulo

Opa, parabéns com o Eisengelb, e mostra mais umas 3999 fotos dele aí.
    Abraço.

Citação Postado originalmente por Loiro Ver Post
    Da pra tirar um exemplo de coisas legais a fazer no seu.
    Poisé, tinha visto esse jeep já, e algumas idéias dali com certeza serão "homenageadas".

As portas, especialmente, não quero manter de lona... provavelmente uma carroceria de fibra vai ser a solução que vou adotar, mas aí já quero colocar uma um pouco mais comprida e tentar arranjar espaço sem mexer (muito?) no chassi. Também tem outras alterações no "conjunto" do motor (maior pressão em baixa), tanque (melhor disposição), volante (que é de uno, e incomoooda )... vai longe a lista completa. 8-)

Claro que tudo isso é mais a longo prazo, porque a parte mecânica mais "básica" (especialmente de segurança) ainda precisa de uma atenção...

Citação Postado originalmente por Loiro Ver Post
    O uso é 100% dia a dia ou so viagens ou ainda passeios e trilhas leves?
    Por enquanto, só dia-a-dia.. já peguei estrada (várias vezes pra Blumenau, e uma ida-volta pra Curitiba), mas só vou voltar a viajar agora depois de botar os eixos flutuantes...

Futuramente, passeios e trilhas bem leves também estão nos planos...

Citação Postado originalmente por Chokytu Ver Post
    Opa, parabéns com o Eisengelb, e mostra mais umas 3999 fotos dele aí.
    Valeu!

Poisé.. foto, realmente tá difícil.. .. por isso só aquelas três de antes.

Mas vou começar baixando esse número pra 3995, com algumas que tirei em celular/câmera/etc...

Em ordem:

* Na BR-101, indo pra Florianópolis.
    * Na praia Brava (por outro ângulo).
    * Um vislumbre do motor. Reparando nos detalhes, já dá pra perceber que tem um certo trabalho de "re-organização" pra fazer..
    * Comprovante de estacionamento do hotel, de quando fui pra Curitiba... reparem no modelo! Até brinquei com o pessoal que estava comigo que meu carro tinha ficado pelo menos R$ 40k mais caro.

Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-indo-floripa-jipe.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-praia-traseira.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-motor-foto.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-troller-curitiba.jpg  

Usuário Avatar de Doutor Gory
    Entrada
    14/02/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimento: 1
    Fala Leonardo

Ja vi o teu jeep e ele tá muito animal a gente chegou a se encontrar ali perto da UFSC o meu é azul e tem uma capota igual a tua.

Eu trabalhava ali no shoping trindade e diversas vezes te vi passando ali na frente com o teu Jeep.

Parabens pelo teu Jeep muito legal o meu eu herdei do meu pai trouxe todo desmontado de Porto Alegre e reformei ele aqui. Da uma olhada no meio tópico, ta meio desatualizado, já botei capota, direção hidráulica e to com um câmbio automatico no estaleiro esperando sobrar grana pra entrar em ação.

Meu email é wgmachado@terra.com.br me manda tau contato pra gente combinar uns passeios com o Jeeps aqui em Floriapa.

[]´s

Wagner

Thumbs up Snorkel e filtro de ar.

Pessoal,

Continuando a saga, vou colocar aqui mais um capítulo da evolução da "reforma".

Quando comprei o Jeep, o proprietário anterior comentou que o Snorkel não tinha sido instalado novamente desde que tinham feito uma "última mexida" no motor. Nas fotos anteriores, tem uma do cofre do motor, onde dá pra ver o filtro com a entrada aberta.

Bom, já na primeira foto (abaixo) dá pra ver o primeiro problema: o suporte arrebentado por causa de solda fria, quando fui remover o mesmo . Na segunda, dá pra ver outro chuncho: o filtro de ar foi parafusado de lado, provavelmente deixando um lado aberto e permitindo a entrada de impurezas no motor. Na terceira foto, dá pra ver o filtro de ar original com o suporte.

Comprei algumas tubulações de vácuo de 3" na Dominik, aqui em Florianópolis, assim como algumas abraçadeiras. O problema é que a tubulação era muito grande para o cano que vinha do snorkel, então precisei colocar um "calço", que foi uma mangueira de borracha que encontrei na "Casa das Mangueiras" (a da BR-101). O problema foi quando quis montar todo o conjunto, e as saídas do filtro não estavam adequadas.

Então parti para uma solução mais radical: serrei as saídas de ar do filtro e coloquei algumas mangueiras com abraçadeiras para fazer como precisava, como dá pra ver na quarta foto. Tive um trabalhão também pra tirar a bateria e passar o tubo de 3" por baixo de onde fica o suporte dela (quinta foto). Na verdade, o tubo ficou tão largo que o suporte do snorkel não fixa mais corretamente do lado da carroceria visto o lugar onde foi feito o furo, e tive que prendê-lo com umas abraçadeiras de nylon porque o parafuso ficava muito pra fora...

Outras coisas que ainda não consegui tirar fotos (câmera em coma, e celular com pouca memória):

* Na entrada do charger, junto com a tubulação de ar, tinha um daqueles "filtrinhos esportivos" de ar, fazendo com que parte do ar não passasse pelo filtro principal. Inclusive desmontei pra ver se não era uma válvula com finalidade bizarra, mas era um filtro simples mesmo. Arranquei ele fora e tampei o furo.

* No final de toda montagem, faltou um "joelho" para ligar a tubulação de 3" que vinha do filtro principal. Aí botei a criatividade no ar, e consegui montar um encaixando dois tubos que tinham medidas similares. Enrolei com bastante fita, fiz alguns testes de torção e força (para tentar desencaixar) e o chuncho foi aprovado! Claro, assim que possível vou botar um mangote ali que sirva para a situação, mas dá pra rodar um bom tempo assim ainda.

* No primeiro teste, a "cabeça" do snorkel (que fica pra fora do jipe) estava parafusada tão justa em cima do cano que o carro parecia um aspirador de pó quando liguei, do barulho que fazia. Assim que acelerei a pressão do charger caiu que nem um chumbo, e os canos de vácuo quase viraram macarrão de tanto que torceram.. e aí que percebi o problema. Bom, pelo menos já deu pra ver que o sistema ficou bem "lacrado" e não há vazamentos.

* O sistema completo instalado... Sim, vou tirar fotos assim que possível!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-imag.008.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag.009.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag.007.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag.012.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag.014.jpg  

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caro Leonardo L.!

Parabéns pela sua máquina, está linda!

Só faço uma observação técnica.

O filtro de ar está errado, cuidado!!!!!!

O ar deve entrar no filtro pela lateral, passar no filtro "de fora para dentro" e sair pelo cano central, aqule que tem um caninho para ligar o suspiro do motor, como mostra a terceira foto, ao lado do recibo do hotel.

Certos sistemas, tem um ciclonizador no interior para separar as impurezas pesadas, ficando somente o pó fino no filtro, permitindo um maior intervalo de limpeza.

Sobre o ciclonizador, observei que a tampa do sistema, parece uma panela, certo.
    Ela deve ter um plástico, que tem somente um pequeno orifício.
    Então o ar entra pela lateral, passa em um plástico preto (forma de tubo com uma das extremidades com aletas) que serve para proteger o elemento filtrante, então o ar gira, jogando as partículas pesadas para a parede do sistema e, girando entra na panela.

Observe isto.

Abraços.

Kim.
    4X4 Brasil

Kim,

Você está coberto de razão, o filtro realmente estava errado! E infelizmente ainda está, mas não por muito tempo (espero.. ).

Explico: desde o momento que resolvi desmontar e ligar o snorkel percebi que tinha um problema básico com o jeito com que o filtro é montado... o problema é que este filtro já rodou assim desde que estou com o jipe, senão antes. Até pensei em inverter, mas para isso precisaria de um elemento filtrante novo, visto que a parte de dentro estava bem suja. Senão, as impurezas que tinham sido filtradas até então iriam alegremente entrar no motor e fazer uma bela lambança..

Aí vem o caso de que um filtro novo ficou um pouco complicado, considerando que o meu único carro (o jipe) estava parado na garagem todo desmontado... pra facilitar, resolvi montar o filtro exatamente como estava antes, mas aproveitei para colocar uma borracha em volta da panela (que estava um pouco "frouxa"), para vedar bem a parte de trás do filtro.

De qualquer forma, assim já está bem melhor: antes, o elemento filtrante estava de lado, bem mal encaixado, sem contar aquele "filtrinho" sem pé nem cabeça. Ainda vou arranjar umas fotos do resto da lambança para mostrar...

Por fim, mas não menos importante: imaginei que a panela teria uma função como esta, mas não tinha ainda visualizado como... valeu pela explicação!

A propósito, fui buscar no Google e acabei achando no tópico http://4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26200 algumas fotos suas sobre o ciclonizador que já me ajudaram a entender muito bem. Agradeço novamente!

Resumindo, o que está faltando é instalar um ciclonizador para fazer um bom uso da panela, e desinverter o filtro de ar. Serão cenas dos próximos capítulos, mas antes disso temos eixos semi-flutuantes e um kit UBD duplo na dianteira.. em breve! 8-)

Abraços!

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Caramba!

Tinha esquecido daquele tópico...

Só sabia que havia fotos!

Eita google!!!

Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Ola Leonardo!!!!

Muito bonito e monstrão seu CJ, ta lindaoo!!!

Sobre o sistema de freio de mão no cardã a disco, como eh o sistema?

[]'s amigo!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem