Postado originalmente por
Romero
Não ...... quer dizer, pode ser uma solução, mas tem mais simples :lol:
1- pegue o tubo, cerca de 200mm é suficiente (calma!!!!!!!!). Com a máquina na regulagem que está faça um cordão de solda na parede do tubo de uns 50mm mais ou menos. Não pode furar o tubo, se furar o tubo regule a velocidade da mão do soldador e/ou a velocidade do arame. Não furando, olhe por dentro do tubo e note se houve penetração, se não notou nada é porque não houve. Se a penetração estiver boa você perceberá mudança na estrutura do material. Outro indicativo simples é observar se esta região fica avermelhada no momento em que o soldador estiver corredo o cordão. Esse é o mais simples.
2- simule a montagem de uma junção qualquer da estrutura da jabiraca. Não solde face-face, ou melhor deixe um 'gap' entre uma superfície e outra que deverá ser preenchido com o material de solda, fundindo as 3 partes - tubo + cordão + tubo. Com uma lixadeira angular, utilize um disco de corte de 1mm de espessura (NORTON-CORTE DE AÇO INOXIDÁVEL) faça um corte transversal ao cordão de solda de maneira a dividir em duas partes a região soldada. Com uma lixa para metal bem fina, dê acabamento à superfície cortada (retire os sulcos deixados pelo disco). Se a fusão estiver boa você não vai ver nenhum tipo de diferença entre o material base e a solda adicionada, exceto uma linha divisória preferencialmente em formato de 'V' de mais ou menos 1 'cabelésimo' de mm.
Olha, soldador todo mundo é, inclusive eu. Agora um soldador bom, com treinamento e experiência não custa menos de R$ 80,00/hora (só ele). Para uma estrutura parecida com a sua calculo entre preparação do material, cortes com serra copo nas junções, curvaturas, medições, dispositivos de fixação para garantir posição depois que a solda esfria, etc .... umas 100-150 horas. Como o soldador 'SÓ SOLDA', e vai entrar depois de tudo preparado separe 30% das horas pra ele ..... fazendo as contas pela média = R$ 3.000.
Daí você vai dizer: "Caraleo, com esse valor eu compro uma máquina MIG e eu mesmo faço". Engano seu. Primeiro: Um conjunto MIG bom custa R$ 6.000 e Segundo: Se você nunca soldou ou soldou pouco na sua vida, esquece .... leva tempo (demorei dois anos pra pegar a mão e joguei muito material na sucata) .... veja que eu não sou profissional de solda, eu disse pegar a mão .... :parede:.
O veículo que vc tá montando não é um monte de cano em cima de um chassi de fusca (os gaioleiros bons sabem do que eu estou falando). Pense bem .... Veja quanto custa uma gaiola dessa gringa ...... será proporcional aos valores das peças que vc tá importando.
Pense bem e gaste $$$ uma vez só .....
Meça duas vezes e corte uma só .....
O cigarro faz mal à saúde ......
O consumo de bebida alcoo ..... oooppsss !!!!!! exagerei .... desculpa.
Precisando, tamo aí.
[]