Postado originalmente por
ramiro_eli
Caveso,
Grande parte de tudo o que foi feito no Devasso foi a soma da ajuda do pessoal daqui do fórum, e não somente duendes da minha cabeça. hahaha
As receitas vão depender muito do seu bol$o e da sua vontade em gastar com este motor, mas por estágios o esquema é o seguinte:
1- Trabalhando somente no cabeçote, utilizando peças originais e/ou baratas:
trocar as válvulas de admissão por outras de 50mm e as de escape por 40mm, utilizar molas de válvulas do 250/S, retrabalhar os dutos, aumentar a taxa de compressão para 10:1(gas) ou 12,5:1(álc).
2- Trocar o comando pelo do motor moderno(<89) a álcool, trocar o coletor de escape por um dimensionado, trocar o carburador por um Solex H34 ou Weber 40idf ou 44idf, coletor aquecido no caso de usar álcool.
3- Trocar o virabrequim pelo do motor antigo, o 153 e utilizar os pistões do moderno última medida, assim o motor passa de 2.5 para 2.8lts, e o melhor de tudo, todo este ganho é feito pelo aumento de curso do vira. Em outrar palavras: muito mais torque.
Outra opção inda melhor, mas bastante rara, é usar o virabrequim da Volvo Penta(lanchas), que faz o motor deslocar 3 litros e fica com um torque fantástico.
4- Utilizar um kit turbo, com turbina pequena para o torque aparecer em baixo regime.
Esta opção pode ser utilizada em qualquer das configurações anteriores, diminuindo apenas a taxa de compressão.
Boa sorte!