Powered by vBulletin

ENGESA FASE II 1989 - Yellow Submarine

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 108 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171858 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/11/2008, 10:38
    ramiro_eli
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Pô Ramirão, lendo isso do dono, idealizador (e realizador) e patrocinador do Devasso, fico até inchado aqui.... :mrgreen:

O Motor está fechado, mas abrir e fechar é comigo mesmo.. :)

Quero as dicas sim que puder me passar...

Obrigado pela visita, cara!

Caveso,

Grande parte de tudo o que foi feito no Devasso foi a soma da ajuda do pessoal daqui do fórum, e não somente duendes da minha cabeça. hahaha

As receitas vão depender muito do seu bol$o e da sua vontade em gastar com este motor, mas por estágios o esquema é o seguinte:

1- Trabalhando somente no cabeçote, utilizando peças originais e/ou baratas:
    trocar as válvulas de admissão por outras de 50mm e as de escape por 40mm, utilizar molas de válvulas do 250/S, retrabalhar os dutos, aumentar a taxa de compressão para 10:1(gas) ou 12,5:1(álc).

2- Trocar o comando pelo do motor moderno(<89) a álcool, trocar o coletor de escape por um dimensionado, trocar o carburador por um Solex H34 ou Weber 40idf ou 44idf, coletor aquecido no caso de usar álcool.

3- Trocar o virabrequim pelo do motor antigo, o 153 e utilizar os pistões do moderno última medida, assim o motor passa de 2.5 para 2.8lts, e o melhor de tudo, todo este ganho é feito pelo aumento de curso do vira. Em outrar palavras: muito mais torque.
    Outra opção inda melhor, mas bastante rara, é usar o virabrequim da Volvo Penta(lanchas), que faz o motor deslocar 3 litros e fica com um torque fantástico.

4- Utilizar um kit turbo, com turbina pequena para o torque aparecer em baixo regime.
    Esta opção pode ser utilizada em qualquer das configurações anteriores, diminuindo apenas a taxa de compressão.

Boa sorte!
  • 03/11/2008, 13:37
    CAVESO
    Ramiro,

Minha intenção é num futuro próximo utilizar o seguinte powertrain: motor diesel mwm sprint 2.8 + ZF Hp 22 + t-case hilux.

Como montar esse esquema é demorado e caro, resolvi ir de motor original para rodar com ele, pelo menos.

Como usarei no dia-a-dia também, quero algo "mais" econômico.

O motor é um 151 ano 1988 à alcool, que veio originalmente no engesa, com bura solex h34 seie (foi todo revisado pelo Sr. Celso aí de sampa), coletor aquecido, ignição eletrônica original e tal...

O que dá pra melhorar nele levando em consideração a economia?

Sei que aumentar potência bebendo menos é impossível, mas dá pra mexer em bobina e outros?

Fiquei tentado a comprar um eixo de 153, trocar pistões, valvulas e etc, mas como penso no diesel (alcool e gasosa aqui são caros) mas resolvi segurar o pé por enquanto...

Agradeço pelas preciosas dicas e aguardo mais... :mrgreen:

P.S. Comendo os dedos aqui esperando a Planeta offroad do devasso chegar!
  • 03/11/2008, 21:18
    ramiro_eli
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    O que dá pra melhorar nele levando em consideração a economia?

Sei que aumentar potência bebendo menos é impossível, mas dá pra mexer em bobina e outros?

É possível sim!
    Aumentando a taxa de compressão ganha-se um pouco de potência, aumento substancial de torque e uma ligeira economia de combustível. No seu caso acredito que 11,5~12:1 seja um bom número.:concordo:
  • 03/11/2008, 22:00
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    É possível sim!
    Aumentando a taxa de compressão ganha-se um pouco de potência, aumento substancial de torque e uma ligeira economia de combustível. No seu caso acredito que 11,5~12:1 seja um bom número.:concordo:

Consigo isso só rebaixando o cabeçote? :pensativo:
  • 04/11/2008, 20:43
    Hugo4x4
    Citação:

Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Caveso,

Grande parte de tudo o que foi feito no Devasso foi a soma da ajuda do pessoal daqui do fórum, e não somente duendes da minha cabeça. hahaha

As receitas vão depender muito do seu bol$o e da sua vontade em gastar com este motor, mas por estágios o esquema é o seguinte:

1- Trabalhando somente no cabeçote, utilizando peças originais e/ou baratas:
    trocar as válvulas de admissão por outras de 50mm e as de escape por 40mm, utilizar molas de válvulas do 250/S, retrabalhar os dutos, aumentar a taxa de compressão para 10:1(gas) ou 12,5:1(álc).

2- Trocar o comando pelo do motor moderno(<89) a álcool, trocar o coletor de escape por um dimensionado, trocar o carburador por um Solex H34 ou Weber 40idf ou 44idf, coletor aquecido no caso de usar álcool.

3- Trocar o virabrequim pelo do motor antigo, o 153 e utilizar os pistões do moderno última medida, assim o motor passa de 2.5 para 2.8lts, e o melhor de tudo, todo este ganho é feito pelo aumento de curso do vira. Em outrar palavras: muito mais torque.
    Outra opção inda melhor, mas bastante rara, é usar o virabrequim da Volvo Penta(lanchas), que faz o motor deslocar 3 litros e fica com um torque fantástico.

4- Utilizar um kit turbo, com turbina pequena para o torque aparecer em baixo regime.
    Esta opção pode ser utilizada em qualquer das configurações anteriores, diminuindo apenas a taxa de compressão.

Boa sorte!

Ramiro,

Também tenho no meu CJ5 um motor Opala gasolina 4 cil, o que estou pensando é passar para etanol e colocar um blower, neste caso o custo-benefício não seria melhor que o sugerido nos itens 3 e 4?
  • 05/11/2008, 09:56
    ramiro_eli
    Faz algum tempo que não monto este motor, portanto estou um pouco por fora dos preços... Mas ao menos no passado este motor tinha as peças a preço de banana.
    Pessoalmente prefiro uma turbina ao invez do blower, mas este tb é uma ótima opção.:concordo:
  • 14/11/2008, 21:28
    CAVESO
    4 Anexo(s)
    Começando a amarelar....

Amarelo Imola (Crossfox e Audi).
  • 15/11/2008, 10:24
    jeisonk
    Bacana a cor Carlos, vai ficar chiqui no úrtimo.

Aqueles pneuzinhos parecem tão perdidos ali :mrgreen:
  • 15/11/2008, 10:46
    Kim
    Ai....ai....!!!!!

O do Caveso tá quase pronto.......

O meu tá a venda.......:sad:
  • 15/11/2008, 14:50
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Bacana a cor Carlos, vai ficar chiqui no úrtimo.

Aqueles pneuzinhos parecem tão perdidos ali :mrgreen:

Esses pneus agressivos estão ali apenas para movimentar o jipe de um lado pro outro.

Os titulares serão mais gays ainda: Bf AT 33"
  • 18/11/2008, 18:49
    Ralado/SP
    Caveso,

Parabéns pelo carro, está ficando ZERO e nota MIL...
    Imagino sua angústia pois estou mexeno no meu engesa desde final de abril e já estou ficando louco, embora não possa falar muito pois agora ele está quase no ponto ideal em termos de mecânica... ou seja logo-logo, poderei concluir o carro com lataria nova. Tem fé que logo após o carnaval terei um engesa 0 Km - lataria e mecânica.

Parabéns pela empreitada

Abraçones

Ralado
  • 18/11/2008, 21:54
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Ai....ai....!!!!!

O do Caveso tá quase pronto.......

O meu tá a venda.......:sad:

Grandeeee Kim!!!!!!!!!

Não entendi e não digeri direito essa estória de você vender seu brancão, mas.......

"Engeseiro de alma" como você é, deve vir algo ainda melhor por ai..... :pensativo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 108 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516171858 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:58.