-
7 Anexo(s)
Comprei dois bancos dianteiros do Honda Civic 2001. Tem regulagem de encosto, altura, sem ferrugem, os trilhos correm bem, pano sem rasgos ou remendo e preço bom (R$ 300,00). Os bancos antigos estavam em péssimo estado, as espumas detonadas, assentos estreitos, sem regulagem de altura e a regulagem de encosto estava quebrada e fixada com solda. Um horror!
Levei o Jipão na Oficina do Salomão, em Amparo e no mesmo dia ele fez as soldas necessárias e me devolveu o ONÇA. Tivemos o cuidado de medir bem os locais da soldagens de acordo com o meu tamanho. Aos 25 anos eu media 1,82 m...aos 75 encolhi e estou com 1,78 m. Probleminhas de DNA (data de nascimento antiga) :smile::smile::D:palmas:
Agora só falta colocar as capas de Rip-stop azul. Serviço para o tapeceiro fazer após o Carnaval.
A diferença do banco antigo (muito ruim) para o recém adaptado é imensa. Ao menos nos bancos o conforto do meu JIPÃO atingiu 100%.
Nota: o cinto de segurança do ONÇA não encaixa bem com o que está os bancos. Vou manter os antigos.
Anexo 578467 Anexo 578468 Anexo 578469 Anexo 578470 Anexo 578471 Anexo 578472 Anexo 578473
-
Muito bom Capitão!!!!
Fez ótimo negócio!
Show.... Nota 10!
O ganho foi muito! A lombar agradece o conforto!
Com todos este ajustes difícil não encontrar posição boa para dirigir.
Mais alguns Cent$ de palpites:- Quando for para o tapeceiro encapar com o Rip-stop azul, Converse com ele sobre as melhorias nas espumas, vai ficar melhor ainda!
Sobre o cinto se desejar utilizar aquelas que vêem no banco minha sugestão seria procurar as fivelas do honda. Pode manter os cintos que já possui, na pior o tapeceiro consegue descosturar e instalar as fivelas também.
Abraço e ótimo carnaval!
-
6 Anexo(s)
Neste final de semana meu amigo Maurício, toyoteiro veio até Amparo me mostrar a sua PHOENIX, um Jipão Bandeirante 1967, longo, estilo Xingu militar. Melhoramentos: 1- Direção hidráulica. 2- Servo-freio. 3- Freio a disco na dianteira. 4- motor OM314 TURBO. 5- câmbio 4M sincronizado. 6- eixos flutuantes traseiros. 7- capota semi-conversível. 8- Para-brisa dobrável, etc. O PHOENIX ainda está em restauração, pois falta fazer detalhes de funilaria, painel, tapeçaria, pintura, etc.
O Maurício é professor de Matemática, construtor civil, mecânico amador competente e toyoteiro de longa data. Muitos reparos e adaptações ele mesmo faz e muito bem feito.
Anexo 578477 Uma foto ao lado do meu ONÇA, agora com bancos novos.
Anexo 578478 Anexo 578479 Anexo 578480 Anexo 578481 Anexo 578482
Anexo 578486 Anexo 578487 Anexo 578488 Jipão com excelente desempenho.
-
3 Anexo(s)
Pilotando o PHOENIX com a capota semi-aberta e para-brisa abaixado.
Anexo 578489 Anexo 578490 Anexo 578491
-
https://www.4x4brasil.com.br/forum/a...eb-2022-9-.jpg
Salve Capitão ... só por curiosidade qual a altura do Onça ?
-
Esses bancos são show Capitão. Ficou top.
-
5 Anexo(s)
Hoje fui buscar o meu ONÇA no tapeceiro. Bancos "novos" e capas reformadas.
Anexo 578503 Anexo 578504 Anexo 578505 Anexo 578506 Anexo 578507
-
Salve salve capitão.....
Ficou legal, mandou forrar no mesmo estilo das portas e capota
abraços e PAZ
-
Alongamento dos diferenciais. Era 10 x 37 e ficou 11 x 35.
Discreta diminuição do torque da 1ª marcha.
Ótimo desempenho na 4ª marcha e que ficou equivalente à 5ª marcha dos câmbios de 5M.
Comparem os dois vídeos. A diferença é pequena.
https://www.youtube.com/watch?v=L99TmlF3Rj4&t=9s
https://www.youtube.com/watch?v=tTEvW-XcCLg
-
14 Anexo(s)
Meu ONÇA ganhou um volante de direção novo e uma chave de seta (nova) do caminhão 608D.
Anexo 578588 Anexo 578589 Volante e chave de seta antigos
Anexo 578593 Anexo 578594 Anexo 578596 Anexo 578598 Anexo 578599 Anexo 578600 Anexo 578601
Adaptação da chave de seta do caminhão 608D. Como esta chave não há botão do pisca-alerta foi colocado um botão no painel para acioná-lo.
Anexo 578603 Anexo 578604 Anexo 578605 Anexo 578606 Anexo 578608
-
12 Anexo(s)
Colocado o volante TOYOTA mais moderno e a chave de seta do 608D surgiu um problema de acabamento, na coluna de direção, pois o volante antigo tinha um cubo mais profundo. Então a haste de direção ficou parcialmente exposta.
Anexo 578610 Anexo 578611
A solução mais fácil para mim foi fabricar uma pequena roda de madeira com 5 cm de diâmetro e 5 cm de altura e com um furo central de 20 mm (a haste de direção tem 19 mm) e assim fazer um acabamento, cobrindo a parte exposta da haste.
Comecei usando um pequeno torno de madeira caseiro:
Anexo 578612 Anexo 578621
Feita a roda e depois o furo central (20 mm) retirei o volante com chave 24 mm (longa) e coloquei a roda de madeira, já pintada de preto e envolvendo a haste de direção. Depois foi só recolocar o volante.
Anexo 578613 Anexo 578614 Anexo 578615 Anexo 578616 Anexo 578617 Anexo 578618 Anexo 578619 Anexo 578620
-
2 Anexo(s)
Precisei fazer serviço de mecânico hoje, em Serra Negra.
Chegando nos arredores de Serra Negra, hoje (Abril 11, 2022), por volta das 10:30 horas ouvi um barulhão e um tremor por baixo do ONÇA. Felizmente eu estava a 50 Km/h e fui direto para o acostamento. Inspeção: queda do cardan traseiro. Os 4 parafusos (10 mm) que prendem o cardan traseiro no diferencial se soltaram. Que situação!
Muito próximo há algumas casas e conversando com moradores consegui emprestado algumas chaves e dois parafusos "salvadores". Um deles era de 8 mm e com porca (13 mm). O outro era um parafuso para uso em madeira, mais comprido e ligeiramente mais fino. Quem não tem cão caça com gato!
Levantei uma roda traseira e rodando um pouco o diferencial consegui colocar os dois parafusos (em posição oposta). Agradeci aos bons samaritanos e fui rodando devagar pela av. Juca Preto. Após 1,5 Km encontrei uma oficina onde estavam vários caminhões, alguns tratores e caminhonetes. Mas a alegria durou pouco. Os dois mecânicos que lá estavam me trataram com enorme desprezo e disseram que não iriam fazer o serviço, mesmo pagando (não sei quanto iriam cobrar para colocar 4 parafusos, sendo que a peça já estava alinhada). Preferi não discutir, pois má vontade é caso perdido. Fui em frente e após 200 metros encontrei uma loja de autopeças. Fui bem atendido e comprei 4 parafusos 8 mm com porca e aruela. Preferi não comprar o de 10 mm, pois seria muito mais dificil de colocar e eu estava na rua. Logo adiante, numa travessa, encontrei uma oficina mecânica e o rapaz se dispôs a fazer o serviço, mas iria demorar mais de uma hora, pois estava na metade de outro trabalho. Pensei em esperar, mas após 5 minutos perguntei: - Poderia me emprestar duas chaves 13? O rapaz concordou e lá fui eu para rua. Entrei debaixo do ONÇA e coloquei os 4 parafusos, mais apropriados. O parafuso para madeira já estava um pouco torto, mas o de 8 mm estava OK. Foi um serviço temporário, mas funcionou bem. Voltei para Amparo tranquilamente.
Fiquei muito contente pela ajuda que os moradores de Serra Negra me prestaram e também a última oficina mecânica, que iria fazer o serviço e até me emprestou as ferramentas quando decidi eu mesmo fazê-lo. Fiquei decepcionado com a oficina de caminhão, jipes e tratores que me negaram qualquer tipo de ajuda. Coisas da vida!
Amanhã vou levar o ONÇA na oficina do Salomão, onde será feito um serviço definitivo e uma revisão completa.
Anexo 578806 Parafusos "salvadores" que moradores de Serra Negra me deram. Com eles consegui fazer o ONÇA rodar e sair daquela situação aflitiva.
Anexo 578807 serviço temporário que me permitiu voltar para Amparo com segurança.