Carro já está no Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2
Anexo 534657Anexo 534658
Primeiros relatos. O motor da TR4 tem 54cm medidos da entrada da capa seca até a polia do comando. Enquanto o 3.2 tem 70cm do fundo à frente.
O cofre é muito justo. Ou seja, esses 16cm de diferença podem não ser "encontrados" da forma mais fácil. Já tinha ideia de cortar e alongar a frente, mas precisaremos ver se isso irá enfraquecer a amarração do monobloco. Mas a ordem é colocar o motor lá dentro, seja como for.
Reforços nas estrutura novos pontos de cruzamento na longarina serão refeitos.
Esse motor 3.2 é antigo, o que significa que será possível sua adaptação para bomba mecância. O Giba jpa fez esse serviço em outros motores, e realemente precisávamos de um 3.2 com bomba semi eletrônica.
A limpeza do cofre é justamente para saber o quanto de espaço teremos para o motor.
Um calço de cada lado na longarina será o novo berço para acomodação do motor e ajuste de altura
O redimensionamento dos cardãns será a etapa final.
O maior desafio no entanto, está na escolha do power train. Quem acompanha desde o início, ou pode ser visto facilmente nos posts iniciais, sempre divulguei 3 opções de caixa de cambio e reduzida. Como o projeto está baseado em diferencial para o lado direito, as opções de redução sempre foram a original da Tr4 com swap, ou a da Toyota 2,8 1995. Acontece que a da Toyota é mais rara hoje em dia.
Bom, olhando para o projeto desde o motor, o mesmo "Problema" do carter próximo ao diferencial ainda existe mesmo na escolha dos 3.2. Mesmo usando o carter com reservatório para trás. O motor fica muito próximo de links e do diferencial realmente.
O que deve ser feito. Encostar o motor mais para trás possível na parede corta fogo. Levantar o motor (que tem 80cm, contra 60cm da Tr4) pode nos obrigar a criar um Scoop "interessante" no caput, e também deixaria o motor mais uns 5cm livres do eixo. Ao levantar o motor 5cm, o túnel original da cabine também poderá sofrer cortes. E o mesmo problema que tínhamos em cortar a frente, também passa por aqui. Cortar o chão da cabina pode resultar em um enfraquecimento do monobloco. Por isso relatei no início desse texto, que um reforço do início ao final do veículo será necessário. (mais peso sim... mas, mais resistência). Subindo o motor 5cm, e todo o powertrain, aquele conjunto que ocupar menos espaço, e mais leve, também se torna mais interessante. E foi olhando por esse prisma, e por sorte, o Giba já tinha um cambio de Hilux 3.0 com capa seca para motor de Triton 3.2. O cambio da hilux é menor que os cãmbios das Tr4 e L200. A reduzida da hulix 2.8 é menor do que a da TR4. E ainda temos um bom swap de 4.71 ainda disponível no mercado.. Resta aqui voltar a procurar e encontrar essa redução. ;)
Entrei no Giba achando que íamos montar o 3.2 com cambio de L200 bola (V5MT1) e redução de TR4 (com swap de 1.92 ou 2.85), e provavelmente irei sair com um 3.2 com cambio de Hilux (R151F) e flange para redução de Hilux 2.8 (com swap pra 4.71).
e ainda
- montagem da direção, com ou sem hidro assist
A direção deverá ser de Pajero, mas só podemos escolher depois da montagem do motor. E a assistência, pode até ser elétrica.
- redimensionamento da carga de freio
O reservatório e cilindro mestre deverá ser de S10, visto que os discos e pinças que já estão instalados são desse modelo. Mas pode ser necessário algo mais "bruto".
(x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
( ) 2 motor, cambio, reduzida
( ) 3 sistemas de direção e freio
( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
( ) 5 elétrica
( ) 6 isolamento e pintura
( ) 7 estofamento
( ) 8 proteções
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster