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Pajero TR4 Monster - Projeto SAS : D44 + 4link + extras

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  • 18/08/2016, 18:33
    Lantimant
    2 Anexo(s)
    Carro já está no Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2

    Anexo 534657Anexo 534658


    Primeiros relatos. O motor da TR4 tem 54cm medidos da entrada da capa seca até a polia do comando. Enquanto o 3.2 tem 70cm do fundo à frente.
    O cofre é muito justo. Ou seja, esses 16cm de diferença podem não ser "encontrados" da forma mais fácil. Já tinha ideia de cortar e alongar a frente, mas precisaremos ver se isso irá enfraquecer a amarração do monobloco. Mas a ordem é colocar o motor lá dentro, seja como for.

    Reforços nas estrutura novos pontos de cruzamento na longarina serão refeitos.


    Esse motor 3.2 é antigo, o que significa que será possível sua adaptação para bomba mecância. O Giba jpa fez esse serviço em outros motores, e realemente precisávamos de um 3.2 com bomba semi eletrônica.

    A limpeza do cofre é justamente para saber o quanto de espaço teremos para o motor.

    Um calço de cada lado na longarina será o novo berço para acomodação do motor e ajuste de altura


    O redimensionamento dos cardãns será a etapa final.



    O maior desafio no entanto, está na escolha do power train. Quem acompanha desde o início, ou pode ser visto facilmente nos posts iniciais, sempre divulguei 3 opções de caixa de cambio e reduzida. Como o projeto está baseado em diferencial para o lado direito, as opções de redução sempre foram a original da Tr4 com swap, ou a da Toyota 2,8 1995. Acontece que a da Toyota é mais rara hoje em dia.
    Bom, olhando para o projeto desde o motor, o mesmo "Problema" do carter próximo ao diferencial ainda existe mesmo na escolha dos 3.2. Mesmo usando o carter com reservatório para trás. O motor fica muito próximo de links e do diferencial realmente.
    O que deve ser feito. Encostar o motor mais para trás possível na parede corta fogo. Levantar o motor (que tem 80cm, contra 60cm da Tr4) pode nos obrigar a criar um Scoop "interessante" no caput, e também deixaria o motor mais uns 5cm livres do eixo. Ao levantar o motor 5cm, o túnel original da cabine também poderá sofrer cortes. E o mesmo problema que tínhamos em cortar a frente, também passa por aqui. Cortar o chão da cabina pode resultar em um enfraquecimento do monobloco. Por isso relatei no início desse texto, que um reforço do início ao final do veículo será necessário. (mais peso sim... mas, mais resistência). Subindo o motor 5cm, e todo o powertrain, aquele conjunto que ocupar menos espaço, e mais leve, também se torna mais interessante. E foi olhando por esse prisma, e por sorte, o Giba já tinha um cambio de Hilux 3.0 com capa seca para motor de Triton 3.2. O cambio da hilux é menor que os cãmbios das Tr4 e L200. A reduzida da hulix 2.8 é menor do que a da TR4. E ainda temos um bom swap de 4.71 ainda disponível no mercado.. Resta aqui voltar a procurar e encontrar essa redução. ;)

    Entrei no Giba achando que íamos montar o 3.2 com cambio de L200 bola (V5MT1) e redução de TR4 (com swap de 1.92 ou 2.85), e provavelmente irei sair com um 3.2 com cambio de Hilux (R151F) e flange para redução de Hilux 2.8 (com swap pra 4.71).


    e ainda

    - montagem da direção, com ou sem hidro assist
    A direção deverá ser de Pajero, mas só podemos escolher depois da montagem do motor. E a assistência, pode até ser elétrica.

    - redimensionamento da carga de freio
    O reservatório e cilindro mestre deverá ser de S10, visto que os discos e pinças que já estão instalados são desse modelo. Mas pode ser necessário algo mais "bruto".





    (x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
    ( ) 2 motor, cambio, reduzida
    ( ) 3 sistemas de direção e freio
    ( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
    ( ) 5 elétrica
    ( ) 6 isolamento e pintura
    ( ) 7 estofamento
    ( ) 8 proteções



    O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
  • 19/08/2016, 00:32
    hercilio.neto
    Acompanhando e torcendo para dar tudo certo.
    Tomara que dê para encaixar um motor diesel.
  • 19/08/2016, 08:11
    Fabil
    ansioso para ver a segunda etapa concluida !!! e mais ansioso ainda p/ ver a monstra na GALOPEIRA :)
  • 20/08/2016, 12:04
    isilva
    Muito bom! Parece um seriado, aguardando os próximos episódios!
  • 07/12/2016, 13:24
    Lantimant
    11 Anexo(s)
    Alô foristas e curiosos pela internet a fora...

    o pepino da vez é

    Caixa 3.0 Hilux e extensão dessa caixa em TCase de 2.8. olha que bonito..
    Anexo 540223

    Sabe quando a tia da escola pedia pra encaixarmos o rolo do papel higiênico na lata de leite ninho? É tipo isso que está acontecendo agora!!!


    Mas vamos, lá.. deixa eu fazer um resumão do que já temos até agora.
    Motor de Triton 3.2
    Anexo 540224 ta feio na foto mas ta "baum"..
    Já tem bicos injetores novos e bomba injetora 100% mecânica!!!!! :cool:

    Câmbio da Hilux 3.0 com capa seca pra esse motor (o mesmo câmbio que ficou bem grande em relação a reduzida.. hehe)


    TCase/Reduzida 4.71 da Hilux 2.8 Adquirida com o Marcel da MKrawler Parts!!
    Anexo 540225Anexo 540226Anexo 540227
    Anexo 540228Anexo 540229Anexo 540230
    Anexo 540231Anexo 540232Anexo 540233


    Bom... o Cambio vai sair de SP pra BH, para as mãos do Marcel fazer esse trabalho de flangeamento/luva/adaptação na reduzida... No caso desse cambio, é o primeiro projeto do Marcel nessa peça, também não vi nada concreto aqui no fórum sobre experiências com essa adaptação.. dando certo, e eu sei que vai dar, já fica ai uma dica para os demais.. de quem terá o know how de adaptação entre o Cambio Hilux R151F 3.0td e o TCase Reduzida Hilux RF1A 2.8 por engrenagens. Marcel da MKrawler Parts!


    Bom, no aguardo de mais esse passo!

    (x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
    (\) 2 motor, cambio, reduzida
    ( ) 3 sistemas de direção e freio
    ( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
    ( ) 5 elétrica
    ( ) 6 isolamento e pintura
    ( ) 7 estofamento
    ( ) 8 proteções


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  • 07/12/2016, 13:44
    Fabil
    bao... resumao para legos e curiosos..

    a TR4 Monster :
    - já tem pernas/cotovelos/articulaçoes e patas
    - faltam os musculos ( em desevolvimento)
    - falta o sistema nervoso
    - falta o corte de cabelo, barba e aparar as unhas
    - falta vestir roupa e calçados
  • 07/12/2016, 17:18
    Lantimant
    Pra ilustrar o que o Fabil disse:

    Tr4Monster saindo da toca. (Pajero TR4) - YouTube




    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    bao... resumao para legos e curiosos..

    a TR4 Monster :
    - já tem pernas/cotovelos/articulaçoes e patas
    - faltam os musculos ( em desevolvimento)
    - falta o sistema nervoso
    - falta o corte de cabelo, barba e aparar as unhas
    - falta vestir roupa e calçados

  • 03/04/2017, 18:19
    Lantimant
    8 Anexo(s)

    E o projeto da @tr4monster e todos os seus complexos detalhes segue sem nunca parar.

    Problema resolvido da vez foi a junção da caixa de toyota R150 com a Tcase de RF1A que é a tcase com engrenagens e com isso damos mais um passo na questão da montagem do powertrain. O próximo passo será levar esse conjunto, que está em BH, ao reencontro do motor 4M41 da Triton e da TR4Monster que estão esperando em SP.

    O problema:

    Anexo 545947 Anexo 545949

    A Solução gringa
    Anexo 545950 Anexo 545951

    O projeto da MKrawler (primeira peça Nacional)

    Anexo 545948


    A Solução usinada
    Anexo 545952


    A flange montada para teste de furação
    Anexo 545953 Anexo 545954



    A flange recebeu dois tipos de furação 0º e 10º anti horário para que o cardan dianteiro fique o mais reto possível.. Agora é saber se essa configuração entra no túnel da TR4Monster, se não, vamos usar o 0º mesmo.


    (x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
    (\) 2 motor, cambio, reduzida
    ( ) 3 sistemas de direção e freio
    ( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
    ( ) 5 elétrica
    ( ) 6 isolamento e pintura
    ( ) 7 estofamento
    ( ) 8 proteções


    O projeto todo você acompanha em www.facebook.com/tr4monster
    E no instagram @TR4Monster


  • 23/01/2018, 17:21
    Lantimant
    3 Anexo(s)
    Continuando...

    Em Maio de 2017 tirei meu carro do antigo preparador que estava em SP.
    O preparador não fez nada! Por sorte não me vi abandonado, pois eu só fiquei sabendo que ele tinha passado a oficina depois que liguei pra ele. Ainda tive problemas com peças que havia comprado dele.
    Na entrega da peça principal que comprei, veio faltando inúmeros periféricos e uma turbina estourada. Entre outros problemas.

    https://www.youtube.com/watch?v=8czfkjvKAc4

    Foi quando o Edinho, que havia levado a TR4 de BH para SP, se prontificou em ficar com o jipe na garagem dele, esperar eu resolver o problema principal da negociação com o preparado, e montar definitivamente o motor, na medida que ia comprando os itens e periféricos para fazer ele rodar. O Edinho do Guincho de Santo Amaro, é um cara que indico de olhos fechados!

    Edinho montou meu motor em 30 dias, talvez menos. E em agosto de 2017 levamos para BH novamente.

    Anexo 555282 Anexo 555283 Anexo 555284

    https://youtu.be/KEbKoyGJyH8
  • 23/01/2018, 17:34
    Lantimant
    3 Anexo(s)
    Anexo 555285Anexo 555286
    até banho o Edinho deu no jipe antes de pegar estrada..
    A TR4 já havia juntado 4 anos de poeira....


    Anexo 555287
    Fazendo ai mais uma merecida propaganda do Guincho do Edinho!!

    E vamos pra estrada.. 660km até Ribeirão das Neves em MG, para a continuarmos de onde havíamos parado.

    PS: Em SP fiquei ilhado. Com o contato muito distante do preparador e isolado dos fornecedores. Ter ido para SP, ganhei apenas na questão do motor adaptado com bomba injetora. Mas hoje eu sei pelo menos quais as peças usar... segredo que até o último dia me foi privado à sete chaves. Motor de Full 2001/2006 com bomba injetora de Pajero Sport 2.8. Agora o acerto eu não sei, mas nem as peças eu sabia o que tinha comprado, até pegar o motor. No mais, foram 12 meses de tempo perdido.
  • 23/01/2018, 18:07
    Lantimant
    18 Anexo(s)
    Anexo 555289

    Edinho sai de SP e deixou o jipe aos cuidados do Claudio da Manasses Oficina.
    Dias depois fiz uma visita à BH e levei o Fabil para rever a Monster e trocar uma ideia com o Claudio.

    Desde então, Claudio já adiantou bastante o projeto.
    Porém, em dezembro, resolvi fazer uma investida que estava um pouco "fora dos plano", e encomendei com o Marcel uma DualCase para a TR4Monster. Já pensando em pneus grandes e crawler ratio poderoso. Juntamos a T-Case de 1:4.71 fornecida pelo próprio Marcel à nova DualCase 1:2.28

    Anexo 555290
    Powertrain com apenas T-case Hilux 2.8 1:4.71


    A encomenda está para chegar até final de Janeiro de 2018, com isso o Claudio consegue acabar toda a parte do túnel, recortes da parede corta fogo, e posição dos suportes para o powertrain.

    E enquanto a dualcase não chega, era hora de trabalhar.. desmontar para montar o novo motor e powertrain

    Anexo 555292 Anexo 555299 Anexo 555294 Anexo 555295

    cortar para caber

    Anexo 555296 Anexo 555297

    - O motor já tem um berço firme dentro do cofre da TR4.
    Anexo 555291 Anexo 555293

    - E também tem seu espaço definido
    Anexo 555298


    - Enquanto isso, hora também de acertar o novo espaço do setor de direção
    Anexo 555300 Anexo 555301 Anexo 555302 Anexo 555303


    Em dezembro de 2017 também chegaram presentes de papai noel.. Trepadores Competition 37 x 12.5, substituíram os 35 x 12.5 que acompanharam a Tr4 durante essa longa fase de "garagem"...

    Anexo 555305

    Com a entrada do motor 4M41, devido ao peso, as molas que estavam ajustadas pera o projeto perderam altura.
    Com a troca pelos 37'', busquei algo mais robusto no mercado... e conseguimos molas progressivas de 3'' para Troller T4.

    Anexo 555306

    Com o resultado na hora ficou assim.

    Anexo 555307

    As molas ainda vão ceder.. ainda terei que fazer cortes na lataria para suspensão trabalhar. Mas a TR4 hoje em dia está mais Monster do que nunca.. e posso dizer que avançamos bastante. Em pouco tempo mecânica e funilaria chegarão no fim.




    (x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
    (\) 2 motor, cambio, reduzida + DUALCASE
    (\) 3 sistemas de direção e freio
    (x) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
    ( ) 5 elétrica
    ( ) 6 isolamento e pintura
    ( ) 7 estofamento
    ( ) 8 proteções

    O projeto todo você acompanha em www.facebook.com/tr4monster
    E no instagram @TR4Monster
  • 24/01/2018, 10:18
    lucasmontanher
    Show de bola!!!!
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