Positivo... Quem sabem a solucao nao seja essa? Meter uma bomba de oleo externa e converter o motor p carter seco... Assim o Lantimant poderá fazer trilhas ate de cabeca p baixo... Kkkk
Versão Imprimível
Positivo... Quem sabem a solucao nao seja essa? Meter uma bomba de oleo externa e converter o motor p carter seco... Assim o Lantimant poderá fazer trilhas ate de cabeca p baixo... Kkkk
E confeccionar um novo tanque em inox (aproveita e faz maior), pode ocupar todo o "vão" existente na parte inferior da vtr, e contorna o cardã sem afetar a originalidade.
Sobre o cárter...penso em retirar a tampa e estudar...mas acredito que o mais "fácil" é confeccionar uma nova tampa...mantendo a litragem de óleo.
Atualizações.. sai a tampa do carter... vai pra serra.. vamos fazer o desenho contrário.. sendo que na frente menor e atrás maior.. Alongar o pescador e ver no que vai dar..
Anexo 515723
Anexo 515724
Anexo 515725
Anexo 517049
Anexo 517050
Hora de cortar o carter 12cm, zerar a tapa, repassar a litragem para a área de tras e ver se vai dar certo 😆😆😆
a suspensão precisa trabalhar..
O projeto todo vc acompanha em www.facebook.com/Tr4Monster
abs!!
Anexo 520382
Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ
A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
O Carter entrou, mas infelizmente o pescador não.
O volume do carter ficou "a conta" do virabrequim, impossibilitando qualquer objeto entre a chapa do fundo novo e a parte interna. Com isso, seria a única solução então o carter seco. (Já havíamos falado sobre isso nesse tópico, e desse jeito parece bem a realidade). Fazendo contas de torque e relação, decidi que seria "bobagem" continuar investindo no motor da Tr4, se existia uma grande possibilidade de me decepcionar depois da suspensão pronta. Portanto, dei preferência por partir logo para a instalação de um novo motor. Mesmo que se dê altura nova, como teria que mudar também o câmbio, para um mais forte, não vejo "problema" em ter que começar de novo ou cortar o carro. Mudar a suspensão seria alterar todo o conjunto, recalcular e altura, o que afetaria o centro de gravidade também, prejudicaria bastante em trilhas complicadas, fugira do projeto. Não desejo um bigfoot, desejo um crawler. Mudar o motor já era desejado. Cortar o veículo, retirar algumas peças originais, nunca foi preocupação.
Antes tinha a ideia de colocar um 1.9TDI. Eu e Fabil vimos que esse motor além de ter o bojo do carter para a frente (mesmo problema da TR4 - que ficou logo acima do eixo), também identificamos que a correia e coroa da bomba de óleo nos motores 1.9TDI são na frente e embaixo. Por isso o bojo do carter é na frente. Descartamos a utilização desse motor em 2015.
A segunda opção, trouxe também uma terceira. "Conheci" o projeto do preparador GIBA de L200 para Rally em São Paulo. Giba tem competência na adaptação de Pajeros Gen2 3.5 para motores de Triton, e L200 para motores de Trion, (Motor + Caixa + Redução). Foi sondando o Giba sobre adaptação do motor da L200 bola (sem HPE) para a Tr4, que "inventamos" dois upgrades. Deixando claro que ambos são inéditos para o preparador.
1) Motor de 2.5td 4D56 L200 121cv 30.6 KGFM. Com bomba injetora, acertado para uns 150/160cv. + Caixa de L200 bola
> O pessoal pode argumentar sobre a questão do problema de arrefecimento, de acordo com o preparador, muito se aplica esse problema ao fato do motor ter recebido pressão extra na versão HPE. O motor em si é absolutamente confiável. Largamente difundido na Asia, Europa em veículos de passeio e carga o 4D56 só passou a apresentar problemas depois do projeto da Mit Brasil, que tirou de 90cv para 140cv sem as adaptações adequadas. Nos motores com HPE, grande parte do problema dava-se quando o motor era exigido por 4 ou mais horas seguidas, em velocidade acima de 140km/h (RPM altas e constante).
+ Caixa de L200 bola
2) Motor de 3.2 4M41 Triton 165cv e 38,1KGFM (na versão HPe). Com boma injetora "transforada" pelo próprio preparador, o rendimento do motor irá cair em potência e torque. Um novo acerto pode ser feito para se aproximar novamente dos 160cv.
> A diferença desse motor para o motor 4D56 não fica só na confiabilidade do sistema de arrefecimento, mas principalmente na forma com que o Vira se conecta ao cabeçote, por corrente. No antigo 4D56 é correia. Na lama, a correia pode escorregar. Sendo corrente esse fenômeno fica muito mais difícil ocorrer por excesso de lama. O motor é pesado? Sim. Mas a suspensão é toda retrabalhada.
+ Caixa de L200 bola
> A triton tem a caixa ainda mais robusta e pesada, porém a caixa da L200 "aguenta" bem o motor da Triton.
A questão da Reduzida.
Quando fiz a escolha pelos eixos, escolhi com bola na direita, que era de onde vinha o cardan da TR4. Portanto, qualquer um dos conjuntos de Caixa e Reduzida de L200 ou Triton, a reduzida é na esquerda. Teremos que adaptar (pode ser que seja até mesmo plug and play) a reduzida da Tr4 na caixa da L200 bola. Existe uma informação que levem em consideração. Dizem que a corrente da T-Case da Tr4 é mais forte do que a da L200. E por fim, eu tenho acesso a um upgrade da T-Case da Tr4 para 1:2.85 (já está instalado 1:1.925). No caso da T-Case da L200, não sei se esse upgrade de 2.85 caberia.
- Se nada disso fizer sentido, ou gerar resultado esperado, ainda existe a possibilidade de fazer uma manga e uma capa seca (alongador) para adaptar a T-Case da Hilux 1993, mas isso são cenas de futuros capítulos... :) :) :)
Lantimant,
Parabens pelo projeto e pela coragem!
Abracos, aqui, observando.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527518&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527519&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527520&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527521&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527522&stc=1
Ganhando uns quilinhos a mais de solda... E tcharam!! Links finalizados.
- entrando amortecedores
- recheios dos diferenciais e instalação de bloqueios
Próximo desafio, Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2 em caixa V5MT1
- adaptação do motor para bomba mecância
- limpeza do cofre
- corte da dianteira
- berço para acomodação do motor e ajuste de altura
- redimensionamento dos cardãns
e ainda
- montagem da direção, com ou sem hidro assist
- redimensionamento da carga de freio
Opa opa.. Problema do momento: ao iniciar a instalação do recheio dos eixos, descobriu-se que o dianteiro estava com uma folga na carcaça, lo anel do rolamento do pinhão :cry:. Segunda feira o Fabil vai levar para a retífica de eixos e tentar recuperar 🙏🏻🙏🏻, vamos ver quais serão as cenas dos próximos capítulos... Aqui é igual a novela mexicana, tem um drama todo dia.. Hahah
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...ras-image.jpeg
segue la pelota!
quer saber tudo sobre o projeto? Acesse TR4Monste
Alô Alô povo do fórum..
Semanas passaram, e o a TR4 está dando adeus à garagem da Tecnotrilha. Agradeço ao Fabil pelo profissionalismo empregado até aqui. Na Tecnotrilha fizemos toda a parte de adaptação SAS, Links e suspensão - Etapa 1.
Anexo 533548Anexo 533549Anexo 533550Anexo 533551Anexo 533552Anexo 533553Anexo 533554
Próximo desafio, Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2 em caixa V5MT1 e redução 2.856
- adaptação do motor para bomba mecância
- limpeza do cofre
- corte da dianteira
- berço para acomodação do motor e ajuste de altura
- redimensionamento dos cardãns
e ainda
- montagem da direção, com ou sem hidro assist
- redimensionamento da carga de freio
1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)2 motor, cambio, reduzida
3 relação de marcha (diâmetro do pneu)
4 sistemas de direção e freio
5 elétrica
6 isolamento e pintura
7 estofamento
8 proteções
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
Projeto Finalizado (ainda não testado) na Tecnotrilha Preparação Offroad.
www.tecnotrilha.com.br/
Anexo 534652Anexo 534653Anexo 534654Anexo 534655Anexo 534656
(x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
( ) 2 motor, cambio, reduzida
( ) 3 sistemas de direção e freio
( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
( ) 5 elétrica
( ) 6 isolamento e pintura
( ) 7 estofamento
( ) 8 proteções
O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster