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Pajero TR4 Monster - Projeto SAS : D44 + 4link + extras

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  • 26/03/2015, 21:57
    Fabil
    Positivo... Quem sabem a solucao nao seja essa? Meter uma bomba de oleo externa e converter o motor p carter seco... Assim o Lantimant poderá fazer trilhas ate de cabeca p baixo... Kkkk
  • 27/03/2015, 15:21
    Th Cerga
    E confeccionar um novo tanque em inox (aproveita e faz maior), pode ocupar todo o "vão" existente na parte inferior da vtr, e contorna o cardã sem afetar a originalidade.

    Sobre o cárter...penso em retirar a tampa e estudar...mas acredito que o mais "fácil" é confeccionar uma nova tampa...mantendo a litragem de óleo.
  • 03/11/2015, 20:30
    Lantimant
    3 Anexo(s)
    Atualizações.. sai a tampa do carter... vai pra serra.. vamos fazer o desenho contrário.. sendo que na frente menor e atrás maior.. Alongar o pescador e ver no que vai dar..

    Anexo 515723

    Anexo 515724

    Anexo 515725
  • 22/11/2015, 17:47
    Lantimant
    2 Anexo(s)
    Anexo 517049

    Anexo 517050

    Hora de cortar o carter 12cm, zerar a tapa, repassar a litragem para a área de tras e ver se vai dar certo 😆😆😆
    a suspensão precisa trabalhar..


    O projeto todo vc acompanha em www.facebook.com/Tr4Monster

    abs!!

  • 16/01/2016, 18:56
    Lantimant
    1 Anexo(s)
    Anexo 520382


    Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ


    A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos

    O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
  • 14/02/2016, 13:49
    Douglas Santiago
    Citação:

    Postado originalmente por Lantimant Ver Post
    Anexo 520382


    Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ


    A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos

    O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster


    Muito show esse projeto !!!
  • 16/02/2016, 17:41
    Lantimant
    O Carter entrou, mas infelizmente o pescador não.
    O volume do carter ficou "a conta" do virabrequim, impossibilitando qualquer objeto entre a chapa do fundo novo e a parte interna. Com isso, seria a única solução então o carter seco. (Já havíamos falado sobre isso nesse tópico, e desse jeito parece bem a realidade). Fazendo contas de torque e relação, decidi que seria "bobagem" continuar investindo no motor da Tr4, se existia uma grande possibilidade de me decepcionar depois da suspensão pronta. Portanto, dei preferência por partir logo para a instalação de um novo motor. Mesmo que se dê altura nova, como teria que mudar também o câmbio, para um mais forte, não vejo "problema" em ter que começar de novo ou cortar o carro. Mudar a suspensão seria alterar todo o conjunto, recalcular e altura, o que afetaria o centro de gravidade também, prejudicaria bastante em trilhas complicadas, fugira do projeto. Não desejo um bigfoot, desejo um crawler. Mudar o motor já era desejado. Cortar o veículo, retirar algumas peças originais, nunca foi preocupação.

    Antes tinha a ideia de colocar um 1.9TDI. Eu e Fabil vimos que esse motor além de ter o bojo do carter para a frente (mesmo problema da TR4 - que ficou logo acima do eixo), também identificamos que a correia e coroa da bomba de óleo nos motores 1.9TDI são na frente e embaixo. Por isso o bojo do carter é na frente. Descartamos a utilização desse motor em 2015.

    A segunda opção, trouxe também uma terceira. "Conheci" o projeto do preparador GIBA de L200 para Rally em São Paulo. Giba tem competência na adaptação de Pajeros Gen2 3.5 para motores de Triton, e L200 para motores de Trion, (Motor + Caixa + Redução). Foi sondando o Giba sobre adaptação do motor da L200 bola (sem HPE) para a Tr4, que "inventamos" dois upgrades. Deixando claro que ambos são inéditos para o preparador.

    1) Motor de 2.5td 4D56 L200 121cv 30.6 KGFM. Com bomba injetora, acertado para uns 150/160cv. + Caixa de L200 bola
    > O pessoal pode argumentar sobre a questão do problema de arrefecimento, de acordo com o preparador, muito se aplica esse problema ao fato do motor ter recebido pressão extra na versão HPE. O motor em si é absolutamente confiável. Largamente difundido na Asia, Europa em veículos de passeio e carga o 4D56 só passou a apresentar problemas depois do projeto da Mit Brasil, que tirou de 90cv para 140cv sem as adaptações adequadas. Nos motores com HPE, grande parte do problema dava-se quando o motor era exigido por 4 ou mais horas seguidas, em velocidade acima de 140km/h (RPM altas e constante).

    + Caixa de L200 bola



    2) Motor de 3.2 4M41 Triton 165cv e 38,1KGFM (na versão HPe). Com boma injetora "transforada" pelo próprio preparador, o rendimento do motor irá cair em potência e torque. Um novo acerto pode ser feito para se aproximar novamente dos 160cv.
    > A diferença desse motor para o motor 4D56 não fica só na confiabilidade do sistema de arrefecimento, mas principalmente na forma com que o Vira se conecta ao cabeçote, por corrente. No antigo 4D56 é correia. Na lama, a correia pode escorregar. Sendo corrente esse fenômeno fica muito mais difícil ocorrer por excesso de lama. O motor é pesado? Sim. Mas a suspensão é toda retrabalhada.

    + Caixa de L200 bola
    > A triton tem a caixa ainda mais robusta e pesada, porém a caixa da L200 "aguenta" bem o motor da Triton.


    A questão da Reduzida.
    Quando fiz a escolha pelos eixos, escolhi com bola na direita, que era de onde vinha o cardan da TR4. Portanto, qualquer um dos conjuntos de Caixa e Reduzida de L200 ou Triton, a reduzida é na esquerda. Teremos que adaptar (pode ser que seja até mesmo plug and play) a reduzida da Tr4 na caixa da L200 bola. Existe uma informação que levem em consideração. Dizem que a corrente da T-Case da Tr4 é mais forte do que a da L200. E por fim, eu tenho acesso a um upgrade da T-Case da Tr4 para 1:2.85 (já está instalado 1:1.925). No caso da T-Case da L200, não sei se esse upgrade de 2.85 caberia.
    - Se nada disso fizer sentido, ou gerar resultado esperado, ainda existe a possibilidade de fazer uma manga e uma capa seca (alongador) para adaptar a T-Case da Hilux 1993, mas isso são cenas de futuros capítulos... :) :) :)






    Citação:

    Postado originalmente por Lantimant Ver Post
    Anexo 520382


    Muitas pessoas me perguntam sobre o status do projeto, principalemente depois da última foto, que dizia o quanto tempo parado ficou. Agora, para correr atrás desse tempo perdido, nós refizemos o desenho do carter, que irá acomodar o movimento do eixo, esse trabalho foi realizado pelo @Genivaldo R Pereira de Petrópolis/RJ


    A litragem de óleo passou de 3.6L anterior para 3.0L, mas a concentração em um único espaço para movimentos mais bruscos ficou centralizado e longe de contatos com objetos

    O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster

  • 17/02/2016, 06:32
    Alexandre Cruz
    Lantimant,

    Parabens pelo projeto e pela coragem!

    Abracos, aqui, observando.
  • 30/04/2016, 07:52
    Lantimant
    5 Anexo(s)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527518&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527519&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527520&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527521&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=527522&stc=1



    Ganhando uns quilinhos a mais de solda... E tcharam!! Links finalizados.

    - entrando amortecedores
    - recheios dos diferenciais e instalação de bloqueios

    Próximo desafio, Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2 em caixa V5MT1
    - adaptação do motor para bomba mecância
    - limpeza do cofre
    - corte da dianteira
    - berço para acomodação do motor e ajuste de altura
    - redimensionamento dos cardãns

    e ainda

    - montagem da direção, com ou sem hidro assist
    - redimensionamento da carga de freio
  • 08/05/2016, 18:10
    Lantimant
    1 Anexo(s)
    Opa opa.. Problema do momento: ao iniciar a instalação do recheio dos eixos, descobriu-se que o dianteiro estava com uma folga na carcaça, lo anel do rolamento do pinhão :cry:. Segunda feira o Fabil vai levar para a retífica de eixos e tentar recuperar 🙏🏻🙏🏻, vamos ver quais serão as cenas dos próximos capítulos... Aqui é igual a novela mexicana, tem um drama todo dia.. Hahah


    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...ras-image.jpeg

    segue la pelota!


    quer saber tudo sobre o projeto? Acesse TR4Monste
  • 31/07/2016, 23:28
    Lantimant
    7 Anexo(s)
    Alô Alô povo do fórum..

    Semanas passaram, e o a TR4 está dando adeus à garagem da Tecnotrilha. Agradeço ao Fabil pelo profissionalismo empregado até aqui. Na Tecnotrilha fizemos toda a parte de adaptação SAS, Links e suspensão - Etapa 1.

    Anexo 533548Anexo 533549Anexo 533550Anexo 533551Anexo 533552Anexo 533553Anexo 533554



    Próximo desafio, Giba Preparações Offroad em SP para adaptação do power train 4M41 3.2 em caixa V5MT1 e redução 2.856
    - adaptação do motor para bomba mecância
    - limpeza do cofre
    - corte da dianteira
    - berço para acomodação do motor e ajuste de altura
    - redimensionamento dos cardãns


    e ainda

    - montagem da direção, com ou sem hidro assist
    - redimensionamento da carga de freio

    1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)2 motor, cambio, reduzida
    3 relação de marcha (diâmetro do pneu)
    4 sistemas de direção e freio
    5 elétrica
    6 isolamento e pintura
    7 estofamento
    8 proteções



    O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster



  • 18/08/2016, 18:27
    Lantimant
    5 Anexo(s)
    Projeto Finalizado (ainda não testado) na Tecnotrilha Preparação Offroad.
    www.tecnotrilha.com.br/


    Anexo 534652Anexo 534653Anexo 534654Anexo 534655Anexo 534656


    (x) 1 suspensão, eixos e diferencias (Solid Axle Swap)
    ( ) 2 motor, cambio, reduzida
    ( ) 3 sistemas de direção e freio
    ( ) 4 relação de marcha (diâmetro do pneu)
    ( ) 5 elétrica
    ( ) 6 isolamento e pintura
    ( ) 7 estofamento
    ( ) 8 proteções



    O projeto todo você acompanha em facebook.com/tr4monster
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