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Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985

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  • 11/04/2014, 12:20
    DeMelo
    Citação:

    Postado originalmente por AVIZBATISTA Ver Post
    Há tempos reclamava dos "engasgos" que a Band tinha quando "pisava pra valer" numa reta de asfalto. A princípio, pensei que pudesse ser algum problema com combustível, bomba, etc... Mas, seguindo recomendação do meu pai - que aplicou um filtro de ar esportivo no seu CJ-5 de motor AP - resolvi conferir o filtro de ar da Band, e veja a surpresa:

    Anexo 458905 Anexo 458906
    sistema de filtragem original, banhado à óleo.

    A saída foi adaptar o sistema de filtragem moderno da Mitsubishi L-200 (modelo 2001). Paguei R$100,00 na caixa com presilha + R$45,00 nos elementos novos de filtragem + R$20,00 no mangote da F-1000. Os engasgos pararam e o barulho do Jeep mudou... ficou mais agudo. Mais tarde, resolvo o alinhamento/rotação da "caixa" para que a boca de entrada fique numa outra posição, e possa ser feita a inclusão da mangueira do snorkell.

    Anexo 458909 Anexo 458910

    Anexo 458915 Anexo 458911

    Anexo 458912
    Ainda há o que melhorar... o mangote deve ser trocado, a posição da boca de entrada de ar vai mudar e, ainda, vou aplicar um mangote para uso do snorkell. Quem sabe, mais tarde (2016) eu faça uso de um filtro k&n após turbiná-lo... rsrsrs

    É isso aí!!! trabalhe na sua band com calma e quando fizer, faça bem feito, assim não terá que refazer! as gambis são o maior problema nas bands atualmente!!

    Agora, a toy não é um carro perfeito e o que é parrudo nela é o conjunto motor, câmbio, reduzida, chassis e eixos. O resto é tudo mais ou menos, a começar pela lataria!!!
  • 11/04/2014, 12:50
    titanium
    Citação:

    Postado originalmente por AVIZBATISTA Ver Post
    Titanium,
    Onde posso encontrar um suporte de bomba de DH para acoplar em motor Mercedez, quem sabe um para a bomba do MB-1113?
    Ah! Conferi outras duas Band's e notei que minha band usa uma bomba adaptada (supostamente) de um carro pequeno segundo indica um Meca, então, penso em seguir sua recomendação quanto ao uso de uma bomba do MB-1113, que custa uma média de R$500,00+frete segundo uma pesquisa rápida que fiz no ML.

    Anexo 458902
    Bomba DH (MB-1113) R$509,00+frete


    Olá Felipe!

    Amigo, realmente... a Bomba custa uns 500 reais mesmo!
    Mas o Suporte da bomba é mais barato.

    Qualquer loja de caminhão (autopeças diesel) vende esses suportes.
    Todos são semelhantes!
    Como falei, existem 3 modelos que só mudam (basicamente) a furação!!!
    Seria bom fazer um "molde" com a furação (num papelão mesmo) e levar numa autopeças .

    Esse suporte é composto por 2 peças.. o que segura no bloco do motor e o tensionador (que também segura a bomba).

    ..

    É verdade, eu só vi depois que você tinha aumentado a altura! rsrs
    Em relação aos feixes, já vi mesmo fazerem isso: colocar mais chapas entre eles para segurar por mais tempo o arqueamento.

    Outros dizem que é melhor comprar logo o conjunto NOVO de molas.

    Mas se você for aumentar a caixa de rodas, é melhor deixar o conjunto de feixe de molas original (sem aumentar a quantidade de feixes).

    :)

    Abarços
  • 11/04/2014, 12:51
    titanium
    Filtro de ar eu coloquei o do caminhão 710 turbinado.
    Agora que turbinei, ficou beleza!!

    Antes usava o filtro banhado a óleo!
    O trem ruim!! kkkkkkkkkk

    Boa troca!

    O felippe de SP usa na band dele filtro K&N.
    Ele tem até a referência!
  • 13/04/2014, 10:59
    AVIZBATISTA
    titanium,
    tomei nota de cada uma das dicas/indicações que fizeste. como vou precisar passar num lanterneiro para fazer uns pequenos reparos, vou aproveitar para modificar os paralamas traseiros. mesmo assim, cogito mexer novamente nos feixes de molas, pois, a band ficou com a traseira mais alta que a dianteira, mas, ambas baixas demais para um Jeep. no caso da bomba hidráulica, já comecei as buscas, e nos próximos meses farei o upgrade, seguindo sua orientação. imagino que o sistema fique bem agradável e seguro para uma trilha pesada e para o trânsito caótico de Belém do Pará.
  • 13/04/2014, 19:46
    AVIZBATISTA
    2 Anexo(s)
    Passei o olho na Band. Um pente-fino. E, tomei nota do que anda faltando e percebi que a lista é grande demais para um indivíduo como eu (pai de três moleques e casado com uma mulher que quer fazer com que o Jeep me deixe a qualquer custo... rsrsrs). Então, devo precisar de uns dois anos até dar conta da demanda que me surgiu.

    Anexo 459158
    Olhando o Jeep de longe, durante a noite e quando ele passa em alta velocidade numa rodovia... acredita-se que a band possa estar muito bem.

    Enfim, no ano corrente devo dar conta dessas duas primeiras fases do processo de restauração da bandtoy:

    1ª fase... é marcadamente atada à mecânica do Jeep


    1. alavanca de câmbio;
    2. bomba manual de combustível;
    3. esferas do garfo de embreagem;
    4. mola da ponta da alavanca;
    5. mola do garfo da marcha;
    6. cruzetas para os cardan;
    7. interruptor da ré;
    8. interruptor da tração;
    9. ponteiras e luvas de cardan;
    10. máquina de vidro esquerda;
    11. sensor de temperatura;
    12. suportes de vidros das portas;

      2ª fase...
    13. prendedor da vareta do capô;
    14. vareta do capô;
    15. envelopamento ou pintura;
    16. par dianteiro de suporte fixo do feixes de molas;
    17. par de cintos de segurança;
    18. lanterna de placa;
    19. buzina;
    20. kit de freio-de-mão;
    21. paralamas de fibra de vidro;
    22. barra estabilizadora;
    23. roda-livre manual;
    24. inserção de lâminas nos quatro feixes de molas e arqueamento;

      Em 2015, espero poder dar conta do resto da lista caso haja limite de cartão de crédito e minha esposa não descubra tudo e me mate:

      3ª fase...
    25. fiação elétrica;
    26. bomba DH do MB-1113;
    27. forro térmico do painel corta-fogo;
    28. isolador anti-ruído;
    29. calços de carroceria top kits 2,5";
    30. forro interno (com esponja anti-ruído);
    31. forro interno em courvim para o teto;
    32. forro térmico do teto;

      4ª fase...
    33. coroa e pinhão de pick-up;
    34. amortecedores Rancho 9000 RS99118 ou da Ford Ranger 1997, GL12343;
    35. suporte traseiro de estepe e galões;
    36. guincho elétrico com patesca;
    37. lanternagem;
    38. turbo e intercooler;
    39. ar-condicionado;

    Bom! espero que a sorte esteja ao meu lado nessa jornada e eu possa dar conta dessas demandas sem demoras.

    Anexo 459157
    O estado do Jeep não é um dos melhores... nem os bancos estão no lugar, mas, é um canteiro de obras.



  • 13/04/2014, 21:03
    marciorank@gmail.com
    Citação:

    Postado originalmente por titanium Ver Post
    Filtro de ar eu coloquei o do caminhão 710 turbinado.
    Agora que turbinei, ficou beleza!!

    Antes usava o filtro banhado a óleo!
    O trem ruim!! kkkkkkkkkk

    Boa troca!

    O felippe de SP usa na band dele filtro K&N.
    Ele tem até a referência!

    na minha band eu usava ofiltro de ar do 608 porem o elemento era da land rover, razoavel;
    agora estou colocando um do MB1113, pensa no tamanho do bicho véio, quaze não tem mais lugar
    no cofre do motor, porem pensa numa band que anda bem mais solta, vale a pena.
  • 13/04/2014, 23:41
    AVIZBATISTA
    Citação:

    Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    na minha band eu usava ofiltro de ar do 608 porem o elemento era da land rover, razoavel;
    agora estou colocando um do MB1113, pensa no tamanho do bicho véio, quaze não tem mais lugar
    no cofre do motor, porem pensa numa band que anda bem mais solta, vale a pena.


    marciohank,
    um sistema de filtragem de ar oriundo de um caminhão me parece grande demais para uma casa de máquinas de uma band, por isso, preferi fazer uso de um que possa me garantir bom custo-benefício e facilidades na troca dos elementos filtrantes. então, o da mitisubishi l-200 modelo 2002, me pareceu a melhor, além, de ser fácil de adaptar. agora... posso garantir que ficou bom demais, o Jeep parece bem mais solto, sem aqueles engasgos, mas, com um bom ruído em alta rotação. recomendo!
  • 10/05/2014, 17:33
    AVIZBATISTA
    4 Anexo(s)
    Por aqui muitos o detestam, mas, eu lhe tenho amor.
    Não era só o revestimento que estava tomado por buracos, a estrutura de metal e as espumas dos assentos já não valiam mais R$0,01. Mas, eu não desisti deles. Fiz uma restauração que abarcou a troca de cerca de 80% da estrutura de ferro e todas as espumas. Depois de uma pintura no metal, instalei novos assentos de madeira com espuma e encaminhei os bancos para injeção do resto de espuma e aplicação de um novo revestimento. A opção pelo courvim se deu considerando o uso recorrente do Jeep em áreas alagadas, além, do clima quente e úmido que comumente estragam revestimentos de couro.
    Enfim, gostei demais do resultado, mas, meus companheiros do Jeep Clube de Bragança - que usam bancos de veículos de passeio como os do Honda - não esboçaram nenhuma reação de aprovação pela escolha e investimento (R$300,00 no total) num banco que não reclina.

    Anexo 462225
    Antes da restauração

    Anexo 462221

    Anexo 462222

    Anexo 462223
  • 10/05/2014, 17:49
    hercilio.neto
    É como você disse. Tem gente que ama e tem gente que detesta.
    Mas o que importa é o seu jipe ficar do jeito que você quer.
    E o serviço ficou muito bom. Os bancos ficaram bonitos mesmo.
  • 16/05/2014, 17:24
    Lauro Paiva
    Citação:

    Postado originalmente por AVIZBATISTA Ver Post
    Não era só o revestimento que estava tomado por buracos, a estrutura de metal e as espumas dos assentos já não valiam mais R$0,01. Mas, eu não desisti deles. Fiz uma restauração que abarcou a troca de cerca de 80% da estrutura de ferro e todas as espumas. Depois de uma pintura no metal, instalei novos assentos de madeira com espuma e encaminhei os bancos para injeção do resto de espuma e aplicação de um novo revestimento. A opção pelo courvim se deu considerando o uso recorrente do Jeep em áreas alagadas, além, do clima quente e úmido que comumente estragam revestimentos de couro.
    Enfim, gostei demais do resultado, mas, meus companheiros do Jeep Clube de Bragança - que usam bancos de veículos de passeio como os do Honda - não esboçaram nenhuma reação de aprovação pela escolha e investimento (R$300,00 no total) num banco que não reclina.

    Anexo 462225
    Antes da restauração

    Anexo 462221

    Anexo 462222

    Anexo 462223

    Ficou show de bola!!!
    Gosto muito de reusar reaproveitar quando possível!!!
    Uma pergunta, vi que fez uma reforma nos munhões, vc teve algum problema com alinhamento de caster ou camber??
    Pergunto isso por que (saindo um pouco do seu carro) vou colocar os munhões do toyota nos eixos do meu javali.
    desculpas desde já por sair do assunto!!!
  • 19/05/2014, 21:36
    AVIZBATISTA
    Citação:

    Postado originalmente por Lauro Paiva Ver Post
    Ficou show de bola!!!
    Gosto muito de reusar reaproveitar quando possível!!!
    Uma pergunta, vi que fez uma reforma nos munhões, vc teve algum problema com alinhamento de caster ou camber??
    Pergunto isso por que (saindo um pouco do seu carro) vou colocar os munhões do toyota nos eixos do meu javali.
    desculpas desde já por sair do assunto!!!

    Caro Lauro,
    Fiz as trocas dos rolamentos superiores e inferiores da Manga de Direção numa oficina, e, não houve problemas com alinhamento. O que pude notar é que três dos quatro rolamentos do conjunto estavam detonados demais, contudo, raramente percebia a performance ruim da band mesmo com uso de pneus de 35"
  • 03/06/2014, 16:41
    AVIZBATISTA
    7 Anexo(s)
    Reviravolta no programa de preparo da Bandtoy. Por conta de uma adaptação de bocal de combustível na traseira, acabei iniciando alguns reparos na carroceria para curtir o Jeep nesses próximos sessenta dias nas trilhas e no famoso Rally do Sol. Mais uma vez, lançamos mão da inserção de pequenos remendos com a esperança de ter uma carroceria alinhada. Caso dê errado, até o fim de 2014 devo comprar quadro de parabrisas, paralamas e todas as portas de fibra de vidro.


    Anexo 465658

    Anexo 465660

    Anexo 465661

    Anexo 465662

    Anexo 465666

    Anexo 465668

    Anexo 465669
    Numa tarde consegui desmontar quase todo o Jeep, deixando no lugar a fiação e carroceria.
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