
Postado originalmente por
Eriksom Teixeira Lima
Cesar
estou com teu tópico aberto no meu computador há uma semana, mas estive envolvido com dezenas de preparativos finais para fechar minha fase de trabalhador doravante remunerado pela aposentadoria que não pude escrever. Vamos com tudo de uma vez
1) Camper, negativo, não tire o 4x4 dela, pois se é difícil vender 4x4, impossível 4x2, pois quase ninguém tem saco para mexer nela.
2) Camper, de que hilux veio sua transferência? Sem saber isso, fica difícil palpitar. Ela é por engrenagem direto? Se sim, é a única adequada para o S4T, inclusive pois é possível reforcá-la. De qualquer forma, é possível trocá-la, pois esse motor é forte demais.
3) Ibiza, eixo traseiro, realmente não sei reconhecer pela foto, mas o eixo original da F1000, um dana 46, aguenta fácil o peso. Um Dana 44 não segura o tranco. Independentemente de qual seja, o Dana 46 só tem no Brasil, ou seja, uma quebra fora daqui te deixará na mão. Minha opinião, procure um caminhão f4000, ou melhor ainda, um F2000, e use o eixo dele para a traseira. É um Dana 60 padrão, que aguentará fácil o peso e será padrão internacional.
4) Ibiza, 4x4, mande mais fotos da suspensão dianteira para saber como ela foi implementada pela Ibiza. De antemão diria que independentemente do que ela seja na atualidade, você deverá colocar um sistema de feixes de molas na dianteira.
5) Ibiza, 4x4, se a opção for essa mesma, te sugeriria fortemente comprar os 2 eixos casados mais a transferência (quiça, a própria caixa de câmbio) de uma F-250 4x4 e colocar um coisa só (pode ser de uma Dodge Ram 2500 ou 3500 - esta com rodagem dupla. Procure uma batida). Lembre-se, o teu motor 229 é uma usina de força, e empurra qualquer peso que você puder colocar em cima dessa Ibiza. Não misture várias mecânicas, só te dará dor de cabeça no futuro (ou seja, se o orçamento estiver apertado, coloque um guincho elétrico e um eixo traseiro que citei acima, e siga feliz e com segurança)
6) Ibiza, feixe de molas, pare, não faça essas porqueiras de forçar, de vergar mais ainda o feixe para suspender a viatura é coisa pra trocar de conselheiro mecânico. mande mais fotos detalhadas das suspensões (sem as rodas, para eu saber o que a Ibiza fez) e pesquiso e te dou sugestões detalhadas de qual feixe usar ou adaptar. Se as fotos forem pesadas, mande direto para meu endereço
eriksom@uol.com.br
No mais, não poderia deixar de te sacanear, leia com sotaque soterapolitano: " - vixê, bofe, tá liiinnndooo, todo paramentado de mecânico. Ainda bem que que não sou devoto de Iemanjá"
Abraços
Eriksom