Bom dia,parabens pelo projeto, passando para assinar e palpitar , pensou em utilizar aquelas manqueiras revestidas com malha de aço, daquelas que se utiliza em cozinha, acho ue protegeria melhor uma vez que estão expostas na parte inferior.
abs.
Versão Imprimível
Cesar
estou com teu tópico aberto no meu computador há uma semana, mas estive envolvido com dezenas de preparativos finais para fechar minha fase de trabalhador doravante remunerado pela aposentadoria que não pude escrever. Vamos com tudo de uma vez
1) Camper, negativo, não tire o 4x4 dela, pois se é difícil vender 4x4, impossível 4x2, pois quase ninguém tem saco para mexer nela.
2) Camper, de que hilux veio sua transferência? Sem saber isso, fica difícil palpitar. Ela é por engrenagem direto? Se sim, é a única adequada para o S4T, inclusive pois é possível reforcá-la. De qualquer forma, é possível trocá-la, pois esse motor é forte demais.
3) Ibiza, eixo traseiro, realmente não sei reconhecer pela foto, mas o eixo original da F1000, um dana 46, aguenta fácil o peso. Um Dana 44 não segura o tranco. Independentemente de qual seja, o Dana 46 só tem no Brasil, ou seja, uma quebra fora daqui te deixará na mão. Minha opinião, procure um caminhão f4000, ou melhor ainda, um F2000, e use o eixo dele para a traseira. É um Dana 60 padrão, que aguentará fácil o peso e será padrão internacional.
4) Ibiza, 4x4, mande mais fotos da suspensão dianteira para saber como ela foi implementada pela Ibiza. De antemão diria que independentemente do que ela seja na atualidade, você deverá colocar um sistema de feixes de molas na dianteira.
5) Ibiza, 4x4, se a opção for essa mesma, te sugeriria fortemente comprar os 2 eixos casados mais a transferência (quiça, a própria caixa de câmbio) de uma F-250 4x4 e colocar um coisa só (pode ser de uma Dodge Ram 2500 ou 3500 - esta com rodagem dupla. Procure uma batida). Lembre-se, o teu motor 229 é uma usina de força, e empurra qualquer peso que você puder colocar em cima dessa Ibiza. Não misture várias mecânicas, só te dará dor de cabeça no futuro (ou seja, se o orçamento estiver apertado, coloque um guincho elétrico e um eixo traseiro que citei acima, e siga feliz e com segurança)
6) Ibiza, feixe de molas, pare, não faça essas porqueiras de forçar, de vergar mais ainda o feixe para suspender a viatura é coisa pra trocar de conselheiro mecânico. mande mais fotos detalhadas das suspensões (sem as rodas, para eu saber o que a Ibiza fez) e pesquiso e te dou sugestões detalhadas de qual feixe usar ou adaptar. Se as fotos forem pesadas, mande direto para meu endereço eriksom@uol.com.br
No mais, não poderia deixar de te sacanear, leia com sotaque soterapolitano: " - vixê, bofe, tá liiinnndooo, todo paramentado de mecânico. Ainda bem que que não sou devoto de Iemanjá" :twisted:
Abraços
Eriksom
Cesar
de novo eu. terminei de olhar seu abum em https://picasaweb.google.com/100629098525155631426
Muita coisa boa para eu também relembrar vários lugares onde já estive.
Primeiro, uma falha imperdoável de sua parte, pois parece que você passou por lá: cadê as fotos de Sagi, na Paraíba, lugar belíssimo, nota mil. Eu considero a Pipa e arrabaldes as praias mais bonitas do Brasil. Aquela praia ao sul, onde está a pousada yahoo é espetacular. Baia Formosa, então, belíssima. Aliás, RN tem também Galinhos, outro dos paraísos de praia (com a maior densidade de Campers do Brasil, 3 campers em um único quarteirão de Galos).
Segundo, por pouco, pouco, muito pouco mesmo, a gente não se encontra nos Lençois Bahianos, estive por lá algum tempo depois. Como minha Camper teve um problema por lá e foi consertada (mal consertada) em Andaraí e eu estava hospedado em Igatu, o mecânico me emprestou a moto 125cc dele para eu andar por lá. Foram 4 dias de subida e descida naquela estrada. Imagine que a primeira subida foi à noite, cerca de 9 horas, sozinho, por aquelas paragens. Até hoje, guardo um quero mais, conhecer mais daquilo tudo lá. No ano retrasado, depois de 30 dias de viagem (Rio - Jeribobagem - Atins - Capivara - Confusões - Jalapão) abortamos a ida pra lá (eu, minha atual mulher e a nossa cadela) na encruzilhada ao sul do Jalapão, e retornamos pelos Veadeiros ao Rio.
Visitem o álbum do César, quem não foi, ficará com vontade de ir e deve ir.
Abraços
Eriksom
Erikson, boas dicas para todos! Assino abaixo! Conheço todos esses lugares citados, principalmente os do RN, e são realmente fantásticos. O sertão do RN e da PB, assim como PE e CE são DUKA! E para quem curte viajar a beira mar, entre o RN e o MA da para ir direto de Natal até os Lençóis Maranhenses em 90% pela praia. Quem for, guarde 15 dias no mínimo da viagem para fazê-la, pois além de ter locais fantásticos para comer e descansar, em muitos outros não tem passagem se a maré estiver alta.
Dia 04 eu estou saindo naquela direção....
Oi Cesar, estou na área, vou ler as mensagens anteriores para tomar pé do rumo das mensagens trocadas.
Abraço,
Humberto Brandão
Prezado Cesar,
Até então não conhecia seu projeto e, passeando pela primeira vez no seu tópico, já notei que vai sair muita coisa interessante daí. Vou passar a acompanhar tb!
De cara já simpatizei com este teto escamonteável, acho uma solução muito interessante e bastante utilizada em veículos preparados para overlanding.
Ainda não consegui (e nem sei se um dia terei) a necessária coragem de meter o "abridor de lata" e fazer isso na minha vtr, rsrsrsrs!!!
Abraços e sucesso na empreitada.
Bira.
Bom dia Bira, pois é obrigado pelo elogio, por coincidencia a Ibiza a busquei em Brasilia e toda a transformação está sendo possivel por ser em fibra de vidro, caso contrario seria mais complicado.
Ate agora tem sido muita inspiração, criatividade e coragem em cada etapa e graças a Deus tem sido bem sucedido.
Em breve tiro fotos do interior do veiculo.
Abraço e fique a vontade em opinar.
Bom dia a todos, espero que estejam aproveitando o verão. Embora ainda em fase de conclusão, atualizo as fotos do habitaculo.
No entanto corrijo a posição dos reservatórios de agua e seus registros que estavam proximos do solo.
Continuo avançando nos trabalhos com fechamento lateral da teto ( dormitorio), instalação de energia solar etc.Anexo 391970Anexo 391971Anexo 391972Anexo 391973Anexo 391974Anexo 391975Anexo 391976Anexo 391977