Olá amigos Jipeiros
Tenho uma Ford Rural Willys com um motor GM 4.1 feito recentemente, o mesmo está amaciando, sei que motores em fase de amaciamento esquentam mais que o normal, por causa de um maior atrito entre as peças. Já procurei várias maneiras eficientes para refrigerar melhor o motor do meu carro, já coloquei uma ventoinha eletrica auxiliar na frente do radiador, a mesma funciona bem, mas quero o refrigeramento melhor, pensando nisso tive uma ideia e vou postar aqui para voceis darem as suas sugestões.
Meu carro funciona a GÁS (muito comuns em cidades do interior, e foi adaptado corretamente, está assim a mais de 5 anos). Vendo isso tive uma ideia que pode resfriar melhor o radiador do meu carro.
Como já tenho uma ventoinha elétrica adaptada, pensei em comprar umas mangueiras de cobre (a quantidade ainda não foi estipulada), em seguida enrolar essa mangueira em forma de espiral até que atinja toda a frente do radiador.
Depois pegar uma parte dessa mangueira e ligar na saída do gás, e a outra parte eu deveria por no aparelho chamado RODOGAS, ou seja o gás vai passar pela mangueira de cobre. O gás é um liquido gelado, sendo assim o gás ao passar pelo cano de cobre (entre a ventoinha elétrica e a parte da frente do radiador), com a ventoinha elétrica ligada, seria enviado um ar gelado para as colmeías do radiador, fazendo assim um resfriamento mais eficiente. Esse método seria ótimo para evitar o superaquecimento do motor em uma sequência de subidas mais íngremes, coisas que aqui em minha cidade há muitas. Lembrando que esse sistema não pode ficar ligado por muito tempo, pois se a temperatura da água ficar baixa demais, pode ocasionar um problema maior para o motor, mas seria uma maneira de fazer com que a temperatura da água baixe mais rapidamente.
Será que a ideia funcionaria bem? ou poderá ocorrer algo de errado?
Podem dar ai as suas sugestões, estou aberto a críticas, quem sabe assim surja um bom sistema de refrigeramento de motores
