Danilo,
Eu já tive uma Ranger, uma V6, ano 1995 (aquelas americanas com pneus pequenos) a danada andava muito !
Sobre a instabilidade traseira, eu coloquei uma capa de lona na caçamba e melhorou bastante, antes o ar entrava na caçamba e criava uma baita turbulência, a capa evita esse efeito. No Rally dos sertões os caras das pickups retiram a "porta" da caçamba para o ar fluir melhor.
Se já tiver com capa marítima o jeito é o saco de areia mesmo..... o ideal neste caso é vc colocar o peso mais para fora possível do centro do eixo com o veículo (aumentando assim alavanca formada pelo peso) VEJA O DESENHO O PESO ESTÁ MELHOR POSICIONADO NA PICKUP 2 (VERMELHA) DO QUE NA 1 (AZUL). O ideal é colocar uns pesos dentro/próximos do parachoque traseiro como na FIGURA NA PICKUP 3 VERDE (os pesos ficam mais para baixo e para fora, baixando o centro de gravidade e aumentando a alavanca ao máximo)
Solução 2, colocar um aerofólio (que ajuda, mas que fica bem cafona...)
https://lh3.googleusercontent.com/-a...481/ranger.png