E vc não sabe quase nada... Se eu pudesse escrever metade do que sei aqui, este fórum iria ser interditado!!!:mrgreen:
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* UP09: Troca da Skid Plate [avariada em trilha] por uma nova, by Four Wheel - FEV 2011.
Os equipamentos instalados no Pajerinho são robustos, mas não são indestrutíveis! Claro que os materiais têm limite de integridade mecânica. E, sabemos muito bem, que nas trilhas avarias certamente acontecem.
Pois bem. A partir de agora, antes de entrar propriamente na parte de MANUTENÇÃO CORRETIVA [quebras, defeitos, correções e melhorias], vou resumir como aconteceu a avaria na Skid Plate. As fotos "traduzem" bem, mas vamos lá:
A Skid Plate é construída em alumínio naval 3/8". Tudo bem, que não trata-se de um acessório tão robusto quanto aos demais itens do kit Four Wheel [PC e estribos Rock Sliders]; uma vez que esses são projetados e construídos em aço bem mais resistente. Mas, a Skid Plate não é frágil! Observem atentamente a segunda e quarta imagens; na sequência.
Em uma das trilhas que participei [quinta foto], a empolgação [um risco, nesse tipo de situação!] no final da brincadeira levou-me a passar em um pequeno córrego, que cortava a estradinha light. Quem participa desse tipo de diversão sabe que quando há presença de "moçoilas" os homens ficam "assanhados". Vejam na penúltima foto, "alguém" [carona] no interior do Pajerinho. Hehehe.
Dito e feito: passei rápido para jogar água no povo. Agora, vem o estrago. No fundo da poça - submersa - tinha uma pedra; fixa e pontiaguda. Na passagem para a frente, não teve nenhum problema, mas a adrenalina - mais os olhares da "moçoila" [décima quarta foto] - me fizeram "inventar" de dar ré [ui!]; "voando baixinho". O impacto foi forte e, literalmente "rasgou" parte da SP!
Ressalte-se que não foi feita para suportar esse tipo de manobra. A própria geometria da SP favorece e possibilita uma boa proteção, mas conduzindo para a frente.
Bom, mas o mais importante é a alegria. Avarias fazem parte. Bastou encomendar uma nova Skid Plate e, algumas semanas depois, a 4WDBrasil enviou-me a nova peça.
https://lh3.googleusercontent.com/-K...n 2011 018.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-U...n 2011 019.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-_...n 2011 014.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-_...n 2011 020.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-7...0/DSC01526.JPG
Mais algumas:
https://lh4.googleusercontent.com/-U...n 2011 027.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-f...0/DSC01438.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-7...n 2011 033.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-C...0/DSC01487.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-6...n 2011 056.JPG
Nova Skid Plate [observem a marcação, destacada na cor vermelha - local do "corte" acidental]:
https://lh6.googleusercontent.com/-E...ate_avaria.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-j... Plate 041.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-M... Plate 002.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-f...0/DSC01464.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-C...0/DSC01543.JPG
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* UP10: Instalação de pontos-de-ancoragem [melhoria] no PC dianteiro e traseiro, by Vikings Offroad - MAR 2011.
Seguintes:
* UP11: Troca do cabo-de-aço [original] do guincho Warn 9500Ti por cabo sintético Kevlar - OUT 2011;
* UP12: Aquisição de acessórios OFF ROAD [ARB E-Z Tire Deflator_ARB505 + ARB E-Z Tire Deflator_ARB505 + 3/8" x 50' Viking Offroad Winchline Extension - Blue w/SS Thimbles + Viking Offroad Recovery Hitch + Others] - DEZ 2011;
* UP13: Em aberto ["e$tudando" a compra de Air Lockers_ARB046 and ARB110].
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Waldir ótimo tópico e relatos estava a tempo procurando algo do tipo...
Parabéns pela Pajero e pelos ups, fotos bem detalhadas assim como as legendas e textos, esse vou acompanhar de perto.
Espero os relatos de gastos com a manutenção corretiva e preventiva.
Abraços e novamente parabéns
Valeu, amigo! Essa minha iniciativa - divulgação dos Up Grades - tem como objetivo principal relatar as modificações, mas acredito que o mais importante será, a parte "MANUTENÇÃO" [$$$$]. Em breve.
Estarei "ausente" [em viagem] por cerca de uma semana, mas antes disso vou "adiantar" mais algumas informações.
[]s
* UP10: Instalação de pontos-de-ancoragem [melhorias] no PC dianteiro e traseiro, by Vikings Offroad - MAR 2011.
O projeto para fabricação [falha minha, em não solicitar pontos-de-ancoragem customizados] e instalação do Kit Four Wheel, precisei implementar algumas melhorias. Se tivesse lembrado, na fase de fabricação do PC dianteiro, seriam instalados dois pontos "fixos", customizados e solidários ao PC.
https://lh3.googleusercontent.com/-8... do gancho.jpg
No PC dianteiro, instalei um novo gancho [o segundo, será instalado em breve]. Notem que a fixação utiliza o sistema original da base do guincho; sendo necessário trocar apenas os parafusos - os originais, Warn são do tipo allen!]:
https://lh5.googleusercontent.com/-F...0/DSCN2322.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-2...ld car (4).JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-r...d car (6a).jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-f...ld car (7).JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-c.../DSCN2219b.jpg
[]s
No PC traseiro, melhorei [troca do sistema de engate], porque esse tipo não foi projetado para resgate OFF ROAD [essa "bola" seria destinada à reboques "leves"!]. Além disso, reduzia, consideravelmente, o "ângulo de saída"!
https://lh5.googleusercontent.com/-P...d Warn 121.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-m... Warn 120a.JPG
https://lh3.googleusercontent.com/-f...d Warn 158.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-R...0/DSCN2264.JPG
https://lh5.googleusercontent.com/-B...0/DSCN2263.JPG
Mas, ainda não estou satisfeito! Esse engate [acima] tem furação que não possibilita o uso de manilhas com diâmetro [pino-trava] acima de 5/8". Imaginem, numa situação mais "pesada".
Manilhas diâmetro 7/8", nem pensar - até seriam um tanto "exageradas" -, mas prezo pela SEGURANÇA!
https://lh4.googleusercontent.com/-b...0/DSCN2272.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-E...0/DSCN2273.JPG
Então, comprei outro modelo e irei trocar:
https://lh4.googleusercontent.com/-l...0/DSCN2331.JPG
https://lh6.googleusercontent.com/-y...0/DSCN2330.JPG
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* UP11: Troca do cabo-de-aço [original] do guincho Warn 9500Ti por cabo sintético Kevlar - OUT 2011.
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* UP13: Em aberto ["e$tudando" a compra de Air Lockers_ARB046 and ARB110].
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* UP11: Troca do cabo-de-aço [original] do guincho Warn 9500Ti por cabo sintético Kevlar - OUT 2011.
Quem usa guincho sabe. O cabo-de-aço [original] é robusto, mas durante as operações de resgate, os riscos são "potenciais"; requerendo muito mais cuidados e atenção. Não são raros os relatos, dando conta de rupturas e acidentes!
https://lh3.googleusercontent.com/-8... do gancho.jpg
Pensando nisso, desde que comprei o Warn 9500Ti [excelente guincho!], vinha planejando trocar o cabo-de-aço por um sintético, tipo Kevlar.
Além da praticidade e menores riscos, durante as operações, a troca do cabo "aliviou carga" na dianteira do carro. Não pesei, mas estimo que uns dez quilogramas.
ANTES
https://lh5.googleusercontent.com/-1...ERRAIN 019.jpg
Gayotto [João Roberto] ministrando aula prática, no Curso Práticas OFF ROAD].
https://lh6.googleusercontent.com/-G...8Y/s800/08.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-u...ERRAIN 018.jpg
EVOLUÇÃO
[Comprei o 3/8" x 125' Viking Offroad Winchline - Blue w/Tube Thimble & Hook+Fairlead]
https://lh3.googleusercontent.com/-T...irlead 010.jpg
https://lh6.googleusercontent.com/-2...irlead 005.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-y...720/Kevlar.JPG
Observação:
A troca do Fairlead [saiu o metálico e entrou o não metálico] foi necessária, porque o projeto construtivo - para instalação do Kevlar -, considera a integridade "mecânica" do cabo.
Observem, que o detalhe [geometria] do novo acessório, previne quanto à operação, pela eliminação das possibilidades de "atrito, com arestas".
O Fairlead original, parte integrante do guincho
https://lh3.googleusercontent.com/-a...0/DSCN2266.JPG
https://lh4.googleusercontent.com/-m...0/DSCN2269.JPG
O RESULTADO FINAL
https://lh5.googleusercontent.com/-v.../DSCN2225a.jpg
Comentário final [IMPORTANTE]:
O cabo-de-aço é muito bem construído, mas devido à adrenalina nas trilhas, somado ao fato desse ter sido o meu primeiro guincho, acabei [talvez, por imperícia!] "mastigando" o cabo. Isso deveu-se à forma incorreta, em alguns resgates; onde o cabo não foi "distribuído" [durante o recolhimento] de maneira adequada.
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* UP12: Aquisição de acessórios OFF ROAD [ARB E-Z Tire Deflator_ARB505 + ARB E-Z Tire Deflator_ARB505 + 3/8" x 50' Viking Offroad Winchline Extension - Blue w/SS Thimbles + Viking Offroad Recovery Hitch + Others] - DEZ 2011.
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* UP13: Em aberto ["e$tudando" a compra de Air Lockers_ARB046 and ARB110].
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PessoALL, por motivos de viagem [preparativos], a partir desse momento, os relatos, aqui no tópico, ficarão TEMPORARIAMENTE interrompidos. Comprometo-me a retomá-los, no retorno; inicialmente previsto para [após] o próximo dia 30.
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Waldir.... show de bola o tópico.. as descrições do que foi feito e principalmente sua Pajero... máquina demais viu!!!! PARABÉNS!!!!!!
abs!!!!!
Muito show o Pajerinho! Quando estava procurando a Ranger para comprar eu vi duas pajeros diesel 2800 longas. Não cogitei a compra do modelo por conta do medo da manutenção e falta de peças por aqui...
Edin, não posso "precisar" valores [custos de manutenção] dos Pajero 2800, diesel, mas que são muito menores que as de$pe$a$ de manutenção das V6, isso é certeza. Mesmo porque, são carros com concepções e projetos muito diferentes.
Mas, nada a$$u$tador [nas V6], entretanto, vale lembrar que são veículos made in Japan. Respeitar os limites do carro e, claro, atuar, preventivamente! No retorno da minha viagem, prosseguirei os relatos; parte deles, dedicada à MANUTENÇÃO.
[]s