
Postado originalmente por
regis
Samucanvas.....
Vc tá achando que os carros do trial tem diferencial central......
Tá achando que a força toda fica nas rodas de tras......
Existe uma ligação mecânica, não diferenciada entre os 2 eixos... então em um carro sem bloqueio nenhum, desde que a caixa de transferencia esteja em 4x4, vc tem tração em, no mínimo, 2 rodas (uma na frente e outra atras)
Então em qualquer descida vc SEMPRE vai ter freio motor na dianteira, independente de ter bloqueio ou não..... a não ser que vc mude para 4x2, o que seria mais perigoso ainda
O Zeca tombou principalmente por conta da falta de contrapeso na traseira e por conta da redução muito grande......
Jumelos não tiveram nada a ver com isso..... tem fotos que mostram o jumelo dianteiro aberto.. o que estaria até ajudando a não tombar....
Se ele tivesse travado a dianteira na subida com o guincho, e depois soltado e travado a traseira na descita, teria mexido com as reações da suspensão e talvez se salvaria de tombar..... mas isso é uma mera questão dos "Sês" da vida ... assim como a questão do Spotter fazer contrapeso.
Abraços técnicos