Beto, a relação é que o bloqueio seria uma espécie de freio na descida.
não é
É como se vc tivesse dado uma trupicada em alguma coisa no chão (no caso um "montinho artilheiro"). Ou seja: Se vc der uma freada quando está descendo uma rampa daquelas com o jipe a tendência é do "peso" ou cg se deslocar pra frente causando uma possível capotagem.
se vc frear sim mas o fato de ser bloqueado não freia a roda
Com o block a tendência com o "peso" carregado de todas as engrenagens é de travar as dianteiras completando o giro. Sem o block as rodas dianteiras girariam sendo só as traseiras que sofreriam com o block travando.
cara acho que vc não entende muito do funcionamento de um bloqueio ou eu não entendo o que vc ta falando pois as rodas do eixo não são freadas pelo bloqueio ,
Seria mais fácil controlar o carro como se estivesse com o freio de mão puxado que capotando
mas bloqueio não diminui a velocidade da roda em eixo nenhum , bloqueio (dos que o pessoal usa em trial , não os de gurgel) não tem nada relacionado com freio
Mas não se trata especificamente o samurai verde e sim de todos que tem block na dianteira. Sendo muito específico seu uso. Se fosse eu que tivesse competindo, desligaria o block da dianteira na descida!
cara mais uma vez eu te garanto que o bloqueio não freia as rodas , vai na parte de artigos tem um texto do wallace sobre bloqueio que vai ajudar esse papo
Beto, voce esta flando besteira e o Samukanvas esta certo.
É o efeito de freio motor...
Mas este efeito seria inferior caso não tivesse bloqueio???
Acredito que não pois nenhuma das rodas, no caso de uma descida bem íngreme, receberia força menor de rotação para que o bloqueio fizesse efeito. Ou seja o diferencial aberto ou não distribuiria a força igualmente entre as rodas..... caso estivesse descendo em linha reta... (?¿?)
É isso que eu tava tentando explicar pro beto, sem blocante na dianteira as rodas ficam sem peso na dianteira deixando o eixo traseiro fazer o papel de freio motor. Acho que por isso o uso deve ser bem específico, tipo quando vc deve transpor uma parede reta de 1mt pra cima, porque vc precisa que as dianteiras girem pra fazer a frente do jipe subir enquanto as traseiras empurram pra frente o mesmo. Em subidas de 45º ou mais como o paredão do rc, mas nunca a 90º, acho que é mais um fator que ajuda no quique dos carros. O pneu muito murcho é uma mola e entra em frequência quando começa a patinar.... aumentando muito o quique fazendo perder o controle. Será? Opiniões? Acho que a subida deveria ser feita com um blocante 100 % na traseira e um 50 % na dianteira.... decida com block 100% na traseira e 0% na dianteira e obstáculos como paredes de 90º block 100% nos dois
Eu com os electrac bloquearia ambos na subida e dependo do caso só a traseiro na descida, mas o electrak é o melhor deslizamento que existe quando não boqueado
isso que eu tava tentando explicar pro beto, sem blocante na dianteira as rodas ficam sem peso na dianteira deixando o eixo traseiro fazer o papel de freio motor.
Isso só aconteceria em 4x2..... mas
O pneu muito murcho é uma mola e entra em frequência quando começa a patinar.... aumentando muito o quique fazendo perder o controle
Se é pra ficar na base do achismo... eu acho que não, ao contrario os pneus mais murchos tendem a minimizar os kick's... sevindo como amortecedores do impacto....
isso que eu tava tentando explicar pro beto, sem blocante na dianteira as rodas ficam sem peso na dianteira deixando o eixo traseiro fazer o papel de freio motor.
Isso só aconteceria em 4x2..... mas
O pneu muito murcho é uma mola e entra em frequência quando começa a patinar.... aumentando muito o quique fazendo perder o controle
Se é pra ficar na base do achismo... eu acho que não, ao contrario os pneus mais murchos tendem a minimizar os kick's... sevindo como amortecedores do impacto....
Tente bater uma bola de basquete murcha.... 8)
Cara, todo o 4x4 é 4x2 até ser bloqueado nos dois eixos... (maneira de falar) e o pneu murcho ajuda na frequência do quique.... daí perde o controle. Veja um pneu de dragster arrancando e entenderá o salto em sua saída (comparação exdrúxula, mas acho que serve)
Deixa eu passar algumas informações e opiniões de quem estava dentro do carro.
Em primeiro lugar, o carro não estava bloqueado..........eu havia combinado com o Márcio de desligar o bloqueio no alto da parede e para posicionar melhor a descida e não pegar nenhum cone...............(uma vez que sabíamos que não conseguiríamos subir a seção 2), sabíamos que dava, pois treinamos isso 3 vezes antes e em 2 vezes conseguimos livrar totalmente o samuca da entrada do posso de lama. Outra razão de desligar o bloqueio era de ter o melhor controle do carro na descida (estou falando apenas de DIREÇÃO, e não de tração)
Acho que os 2 fatores principais no tombamento foram, eu ter descido em 1° reduzida e o entre eixos muito curto (o que atrapalhou também na subida, aliado ao CG alto demais). Quando o carro levantou a traseira (e isso aconteceu extremamente rápido, apesar do resto ter sido em camera lenta até pra mim) eu cravei o pé no acelerador e tentei corrigir a direção para o lado do tombamento (o carro não desceu reto), porém as rodas não tiveram velocidade sufiente para recuperar a traseira do carro.
Chegaram a me falar que eu estava descendo em apenas uma roda, se isso fosse verdade, não adiantaria acelerar pois eu estava com o bloqueio desligado e toda a força iria para as rodas sem contato com o chão.
Os outros aspectos como, jumelo revolver e molas semi elípticas ajudaram sim, mas não foram decisivos.
Agora vai um momento de BRAÇADA assumida, todos viram o carro tentando subir...............pois é havia treinado e sabia exatamente o que fazer para que aquilo não acontecesse. A calibragem estava correta e o local da subida também. Lembram que quando ele subiu ele não quicou uma únic vez? Pois é EXATAMENTE NESSA HORA EU LEMBREI DE LIGAR A PORCARIA DO BLOQUEIO. Ou seja, é exatamente o contrario, o bloqueio me ajudava a tracionar com muito pouco acelerador e essa era a única forma do samuca com Wheelbase original e CG alto conseguir subir sem quicar. Mais uma vez a minha suspenção ajudava (e muito) no quique, mas acho que aumentanto o entre eixos conseguirei resolver isso.
PS: LEO, DEIXA DE SER MENTIROSO, NÃO FORÇAR SEMI EIXO É O CARALH................. VCS SE BORRARAM DE VER O ABACATE DESPENCANDO E NÃO QUISERAM ARRISCAR OS CONES.......................... PRA CIMA ED MIM NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!