x
Convex Datacenter
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 111

Bom... meus devaneios.

Apesar de jipeiro há longa data, eu nunca pensei em usar portais.

IMHO, para 99% dos jipeiros atuais do Brasil, é caro demais e tem pouca vantagem em relação a outras opções.

Talvez num futuro próximo... afinal anos atrás pneus 33 eram o sonho de consumo da maioria. Hoje se negocia pneus 38, 39 e até 42.

Agora se existem apenas 5 empresas no mundo... provavelmente a demanda é muito pequena mesmo.

Desvantagens em minha opinião:

- dificuldade de manutenção com apenas um possível fabricante no Brasil. E quando quebrar? Só posso comprar peças dele? Como será o preço de peças avulsas? Já imaginou "mexânicos" que mal sabem regular um rolamento de roda colocando a mão nas engrenagens redutoras?

- aquecimento (os eixos de MOG não permitem elevadas velocidades de cruzeiro justamente pelo problema de aquecimento)

- travessia de trechos com água. Será que a vedação é 100%? A caixa do portal vai precisar de respiro também?

Vantagens?

Vão livre ok.

Redução? É mais prático e mais barato reduzir coroa e pinhão.

Enfim, não entendo muito desses eixos. De fato para expedições e longos deslocamentos não parecem uma solução interessante. Para uso em trilhas e trabalho rural talvez seja viável... mas aí limita ainda mais o público consumidor.

Abraços,
    Ricardo A. I. Loureiro

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Meus amigos;

Eixos pórticos não são usados em demasia mundo afora por um simpels motivo: Não tem quem os fabrique de forma acessível..... São menos de 5 fabricantes no mundo que oferecem como acessório.

E isso acontece muito por conta de posturas parecidas com o que estamos vendo por aqui.
    Menos... Não precisa fazer drama, Renato. Ninguém é criança. Ou vc acha que a Macrotorque vai fazer beicinho e dizer: "magoei, num faço mais!".
    Levaram o produto para feira para ser visto e ouvir as críticas, não foi?
    Lá fora, se não fabricam de forma acessível, talvez pq não seja acessível. Tem coisa que custa caro e/ou que não pode ser aplicado em qualquer carro, simples assim. É muito diferente de quando se produz algo em série.

Nosso amigo Rubens sabe bem como é acreditar num produto X e não ver o tal deslanchar tal como desejava....teve seus percauços com o seu suprecharger e o sistema de injeção cujo fez tanta propaganda e acreditou tanto no seu sucesso. Teve suas dores de cabeça com isso inclusive !!!!!!!!!

Agora que fique claro que eu não tenho participação alguma com esse projeto da macrotorque.

Simplesmente enchergo as virtudes desse acessório compreendendo seu real valor.

Não vou entrar em discussões!!!!!!!

Simplesmente estou disposto a ver isso em oferta no mercado e contar com a possibilidade de adquirir.

E se ninguém veio aqui pedir conselhos de como seu produto deveria ser, talvez seja sinal de que isso não é necessário!!!!!!!!!

E seria muita pretenção achar que só porque tem alguns que dedicam certo tempo a escrever aqui é que seus "conselhos" são de opinião relevante, isso sim é ser RUDE.

No mais só lamento e continuo apoiando tal iniciativa.
    Ninguém está dando contra. O pessoal conhece os produtos da Macrotorque e sabe que ela tem condições que colocar um bom produto no mercado.
    Naturalmente, ainda não é o que foi exposto na Fenajeep. É isso que foi comentado aqui e a Macrotorque está bem ciente disso também.
    Que vai precisar incluir um munhão mais reforçado também está evidente. Então, pq deixar apenas a tubeira de fora? O custo material é quase insignificante. E deixar uma instalação complexa, que envolve serviço de torno, solda, ângulo de cáster, para o cliente fazer, é um tiro no pé. Vá saber na mão de quem vai cair? E se o eixo que usarem estiver torto? Um serviço mal feito e é o produto que não vai prestar. Por isso é melhor fazer o eixo todo. Como a Ensimec faz os com os Rockbone. Foi isso que sugeri.
    Uma solução "completa", que não vá provocar quebras em outros pontos.
    Eixo portal não é um "penduricalho" ou acessório qualquer. Se fizer de qualquer maneira pode provocar um acidente sério. Inclusive, deveria fazer parte do conjunto, o projeto da suspensão, ou mesmo os links para limitar a torção do eixo, conforme o caso. Duvido que alguma empresa queira se envolver com um processo se algo acontecer.
    É muito diferente daquele cara que faz em casa e arrisca o próprio pescoço.

Nem tudo que é feito lá fora pode ser considerado bom. Se colocar apenas uma "mão francesa", pode funcionar, mas ficará com aspecto de gambiarra e ninguém vai comprar.
    Teria que ser um munhão como esse que vc postou e com a tubeira reforçada:

Se fazer tudo isso, e ficar comercialmente inviável, paciência. Também acontece...
    Eu penso que tem mercado sim, para um eixo reforçado e com a vantagem de ser portal.

MAS... Essa é só a minha opinião. Se querem ignorar, tudo bem. Isso é fórum e é assim que ele funciona.

[]'s

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Muito mimimi e aprendi nada depois de ler tudo

1) Eixos portais, eu já vi em Kombis há 30 anos atrás (escrevi certo, eram VW Kombi produzidas comercialmente, devem rodar até hoje). Não entendi o porque dos temores: medo de altura?

2) Não vi ninguém comentando ou avaliando quais seria os motivos de os portais mostrados usarem 4 engrenagens ao invés das 3 do projeto. Equilíbrio maior pela menor altura, melhor distribuição de forças e por aí vai, ou será que não é relevante essa questão técnica?

3) Eu já andei numa land rover na Escócia com Matrack (uma esteira montada no eixo como o portal, mas muito maior), roda-se a 50 ou 60 km/h na beira dos lochs e pântanos (terrenos moles) sem quaisquer problemas descritos aqui. Muito achismo!

Preço, não existe nada caro, existem coisas que eu não tenho dinheiro para comprá-las, logo eu tenho de colocar minhas necessidades ao alcance do meu bolso. Evidentemente, eu prefiro comprar algo testado e com "selo" DoT ou similar do que apenas com a "garantia soy yo" e um simples CREA nacional. Quero laudos do IPT, testes em entidades independentes internacionais etc. E isso custa. Se o preço final couber no meu bolso, ótimo, senão, espero.

Minha única pergunta aos produtores do protótipo é: vocês pretendem submeter o pré-produto a que entidades independentes de teste?

Abraços

Eriksom

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Giovani;

Não tem ninguém fazendo drama (pelo menos não eu), simplesmente tentando levar a apreciação de uma idéia com o máximo de objetividade e fé.

Mas em relação ao que você diz a respeito do eixo, é bem verdade.

A Ensimec faz o Rock Bone para garantir sua qualidade, mas até poderia vender um kit com um mega manual de instrussões. Não o faz para não correr riscos que você já descreveu. Nessas a escala fica reduzida mas a qualidade garantida.

Mas o lance dos pórticos, são vendidos como acessórios. Incrementos estruturais podem ser perfeitamente adicionados. Mas à princípio o pórtico é instalado no lugar da manga de eixo.

Citação Postado originalmente por Loras Ver Post

- dificuldade de manutenção com apenas um possível fabricante no Brasil. E quando quebrar? Só posso comprar peças dele? Como será o preço de peças avulsas? Já imaginou "mexânicos" que mal sabem regular um rolamento de roda colocando a mão nas engrenagens redutoras?
    Nesse aspecto eu concordo com a preocupação, entretanto em termos de manutenção acredito que apenas rolamentos deverão ter atenção periódica. Geralmente qualquer loja especializada pode repor esses rolamentos. No demais, engrenagens somente em casos de desgaste prematuro ou fratura. Aí sim teria que recorrer ao fabricante. Mecanicamente o pórtico é relativamente simples.

- aquecimento (os eixos de MOG não permitem elevadas velocidades de cruzeiro justamente pelo problema de aquecimento)
    Esse realmente pode ser um inconveniente

Vantagens?

Vão livre ok.

Na questão da redução entenda que o pórtico não só adequa a relação final em acordo com o tamanho dos pneus, mas o fato da redução ser na extremidade, semi eixos e todos os outros componentes da transmissão são poupados. Em alguns caminhões existe também redução no cubo porém central. O pórtico ainda tem o conveniente de aumentar o vão livre. Mas o X da questão é aliviar o esforço de todo o conjunto. Trocando apenas a coroa e pinhão, semi eixos continuam sendo sacrificados e o vão livre não é incrementado.

De fato para expedições e longos deslocamentos não parecem uma solução interessante. Para uso em trilhas e trabalho rural talvez seja viável... mas aí limita ainda mais o público consumidor.
    Perfeito, como muitos equipamentos, existe sempre a aplicação adequada, a preparação adequada.
    Ninguém sai de expedição com pneus Dynatorque por exemplo.

Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Muito mimimi e aprendi nada depois de ler tudo
    Pois é, tecnicamente vai ser difícil alguém aprender algo....pois a discussão infelizmente não está focada nessa questão.

1) Eixos portais, eu já vi em Kombis há 30 anos atrás (escrevi certo, eram VW Kombi produzidas comercialmente, devem rodar até hoje). Não entendi o porque dos temores: medo de altura?

2) Não vi ninguém comentando ou avaliando quais seria os motivos de os portais mostrados usarem 4 engrenagens ao invés das 3 do projeto. Equilíbrio maior pela menor altura, melhor distribuição de forças e por aí vai, ou será que não é relevante essa questão técnica?
    Bom, em relação ao seu questionamento a minha conclusão é de que o maior motivo de se utilizar 4 engrenagens é da possibilidade de aproximar os dois eixos deixando o pórtico com o mínimo de altura. O que deixou o protótipo muito alto foi o fato das 3 engrenagens estarem alinhadas. De acordo com os exemplos postados, pode perfeitamente desalinhá-las afim de reduzir a altura. Entretanto, acredito que com 3 ou 4 engrenagens a diferença não é significativa uma vez que durante o trabalho, dificilmente as 2 engrenagens "loucas" estariam "encostadas" simultaneamente. Sempre uma ficaria com o apoio e a outra folgada.

3) Eu já andei numa land rover na Escócia com Matrack (uma esteira montada no eixo como o portal, mas muito maior), roda-se a 50 ou 60 km/h na beira dos lochs e pântanos (terrenos moles) sem quaisquer problemas descritos aqui. Muito achismo!

Preço, não existe nada caro, existem coisas que eu não tenho dinheiro para comprá-las, logo eu tenho de colocar minhas necessidades ao alcance do meu bolso.

Se o preço final couber no meu bolso, ótimo, senão, espero.

Abraços

Eriksom
    Minha mentalidade é essa também!!!!!!!!

Vamos que vamos....

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post

Um câmbio é 10x mais complexo. E uma empresa como a Macrotorque certamente manterá peças para reposição.

Não tem velocidade elevada devido à redução. Um Mog mal chega nos 80-90 km/h morro abaixo. O aquecimento dentro do portal não será superior ao do câmbio ou do diferencial.

- travessia de trechos com água. Será que a vedação é 100%? A caixa do portal vai precisar de respiro também?
    Mesma preocupação do diferencial.

Vantagens?

Vão livre ok.

Enfim, não entendo muito desses eixos. De fato para expedições e longos deslocamentos não parecem uma solução interessante. Para uso em trilhas e trabalho rural talvez seja viável... mas aí limita ainda mais o público consumidor.

Abraços,
    Não esqueça do Hummer H1, que usa eixos portais e atinge 130 Km/h. Usado inclusive em expedições.

Citação Postado originalmente por Renato Fraga
    Mas o lance dos pórticos, são vendidos como acessórios. Incrementos estruturais podem ser perfeitamente adicionados. Mas à princípio o pórtico é instalado no lugar da manga de eixo.
    Mas não é para qualquer eixo. O eixo da Defender é bem mais robusto que o do Willys, por exemplo. Tanto que a Macrotorque mesmo já descartou esse e está em dúvidas em relação ao da Bandeirante. Esses 2 eixos são a maioria absoluta do que temos rodando por aqui. E o do Troller também não tem resistência para isso. Sobram quantos modelos que poderiam ser usados P&P?
    Por isso que a viabilidade da produção depende também da conversão dos eixos existentes.

[]'s

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Perfeito!!!!!!!

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Imagine que o RC já estava com suspensão 4 link instalado e rodando.
    Depois decidi instalar o portal axle ...
    Pergunto:
    Com a instalação de portal axle, muda muito o ângulo de anti-squat e anti-dive?
    Terei que reconfigurar o 4 link?
    4X4 Brasil Razão: mudar muda, muito?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Certamente que mudará toda a configuração da suspensão.

Mas é questão de avaliar o quanto será alterado e quais procedimentos para correção

Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Protótipo de um Mercedes classe G com portal:
    http://icarros.uol.com.br/noticias/g...rra/8410.html/
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    O portal axle da macro torque vai usar dentes retos ou dentes helicoidais?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Helicoidais porém com uma angulação bem pequena!!!!

Usuário Avatar de Trotta.79
    Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 3
    Para o pessoal da Macrotorque:

Não sou nenhum "figurão" aqui deste forum, na verdade, posto muito pouco mas visito a muitos anos. E pude perceber que esse tópico, até o momento, teve 70 resposta e mais de 4000 visitas!!! Ou seja a grande maioria vem lê e simplismente vai embora. Portano é assunto de muito interesse.

Como, talvez, um representante desta maioria gostaria de dar meus parabéns pela sua iniciativa. Se não tivessemos iniciativa provavelmente estariamos nas cavernas ou talvez nem existissemos mais.

Vi muitas sugestões interessante para vcs agregarem ao projeto, como:
    4 engrenagens possibilitando um menor tamanho;
    Carcaça usinada ao invés de fundida;
    Munhão completo integrado;
    e etc...

Acho que todas as colocações dos colegas foristas foram boas, umas desanimam e outras animam. Mas todas foram positivas, isso é bom!!!

Parabéns e esperamos notícias em breve...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem