Devido ao longo tempo de inatividade do post anterior, e novas informações surgidas, resolvi atualizar o conteúdo através desse novo post, que foca mais nas adaptações.
Enfim estamos de volta.
Benefícios do uso de OV:
1- ECONOMIA com uso de combustível mais barato para fornos, caldeiras, geradores e maquinas movidas a motores diesel, existentes em todo o sistema Petrobras,
2- uso de um combustível que oferece menos RISCO AMBIENTAL do que o óleo diesel , oferecendo também menos riscos de manuseio
3- PARÂMETROS DE PONTO DE FULGOR E PONTO DE IGNIÇÃO maiores oferecem mais segurança para instalações de armazenamento e sistemas de transporte.
4- BAIXO CUSTO, e reaproveitamento de óleos lubrificantes usados e vencidos
6- maior flexibilidade em áreas isoladas que porventura disponham de instalações que produzam óleos vegetais, tais como os geradores da Amazônia que usam óleo de andiroba, e geradores de MT e MS que usam banha de porco.
7- menor custo ambiental, pois o uso de combustíveis vegetais é benéfico a campanha de redução do efeito estufa, já que o CO2 liberado foi retirado da atmosfera pela planta.
I- Informações sobre o uso do óleo vegetal como fonte de combustível:
A criação do primeiro modelo do motor a diesel que funcionou de forma eficiente data do dia 10 de agosto de 1893. Foi criado por Rudolf Diesel, em Augsburg, Alemanha, e por isso recebeu este nome. Alguns anos depois, o motor foi apresentado oficialmente na Feira Mundial de Paris, França, em 1898.
O combustível então utilizado era o óleo de amendoim,...
Os primeiros motores tipo diesel eram de injeção indireta. Tais motores eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixe.
Entre 1911 e 1912, Rudolf Diesel fez a seguinte afirmação:
"O motor a diesel pode ser alimentado por óleos vegetais, e ajudará no desenvolvimento agrário dos países que vierem a utiliza-lo. O uso de óleos vegetais como combustível pode
parecer insignificante hoje em dia. Mas com o tempo irão se tornar tão importante quanto o petróleo e o carvão são atualmente"
Após a morte de Rudolf Diesel, a industria do petróleo criou um tipo de óleo que denominou de "óleo Diesel" que, por ser mais barato que os demais combustíveis, passou a ser largamente
utilizado.Foi esquecido, desta forma, o principio básico que levou à sua invenção, ou seja, um motor que funcionasse com óleo vegetal e que pudesse ajudar de forma substancial no desenvolvimento da agricultura dos diferentes países.
A abundancia de petróleo aliada aos baixos custos dos seus derivados fez com que o uso dos óleos vegetais caísse no esquecimento. Mas os conflitos entre países e o efeito estufa foram
elementos que marcaram de forma definitiva a consciência do Desenvolvimento Auto-sustentável pelos ambientalistas. Dessa maneira, a fixação do homem no campo e o aumento do consumo de combustíveis fósseis fez com que houvesse, mais uma vez, a preocupação com a produção de óleo vegetal para ser utilizado em motores.
o site de referencia mundial é o novaenergia.net: Oleo Vegetal Directo - NovaEnergia, que graças a Deus, está em português, com conteúdos técnicos e experimentais, indo desde testes livres até referências aos sistemas motores-BI de cada fabricante, da uma olhada atenta neste post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=40186 (H-bio OBG a 0,65 o litro rodando oleo de girassol no motor diesel), ele trata o assunto com muitas referências.
Seja paciente, pois o conteúdo é extenso, ok ?
sds
Evandro
PS: mais sites
links do forum nova energia:Oleo Vegetal Directo - NovaEnergia
1- para iniciantes no OV - I : Introducao ao OVD - parte 2 - Chave de uso do OV nos carros - NovaEnergia
2- iniciantes de ov - II :Introducao ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado - NovaEnergia
3- Abertura e estado do motor após 25.000Km a OVD: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3171
4- Anexo(s) Parte Eléctrica e Electronica: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6278
5- Tipo de bomba injectora, percentagem do OV recomendada e % de OV: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3200
6-Anexo(s) Introdução ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado:Introducao ao OVD - parte 3 - Como tratar OV usado - NovaEnergia
7-aspectos a considerar na aquisição de um kit:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3259
8-cuidados para a proteção dos nossos investimentos: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3840
9- Guia do uso do óleo Vegetal - para novatos:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3201
10-montagem do equipamento:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=6540
11-aquecimento do combustivel: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5922
12-Misturar Correctamente o OV com o Diesel:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5893
13-Quais são as restrições:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=5891
14- Motores e veículos que podem consumir OVD:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=1251
15-Etanol no OV - Estudos revelam vantagens:http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=3622