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Tópico: Junta CV.

Hybrid View

  • #1



    Citação Postado originalmente por Cowboy
    Existe um recurso que se usa em grandes carros de carga e que serve p/ poupar as cruzetas. Ocorre que em caminhões e outros carros de carga onde a altura do chassi em relação ao eixo é muito grande, devido a características do projeto, é utilizado um cardã bipartido, com uma junta elástica no "meio", a fim de diminuir o ângulo em que cada cruzeta será submetida. O problema é que o cardã dianteiro dos nossos veículos já são muito curtos p/ esse tipo de coisa, mas vou tirar umas medidas e tentar reproduzir essa solução p/ as nossas viaturas. Vamos ver no que dá. Caso alguém tenha alguma idéia, por favor, não se acanhem. Vamos debate-la, quem sabe sai alguma coisa boa daqui?...
    No caso do eixo bipartido, se fáz necessário a fixação de uma das duas partes, no ãngulo em que irá trabalhar, para que a outra se movimente livremente, o que a fará trabalhar num range de angulação mais violento, pois teremos um pedaço de eixo "móvel" muito menor, p/ acompanhar o trabalho da suspensão. É por isso que essas soluções só são empregadas em caminhões, onde o cardã é bem grande, e onde esse problema é minimizado, mas acho que vale o estudo. Vou correr atrás.
    [] aguardando sugestões.
    Pelo que eu saiba estes cardans dividos por outros motivos...
    Menor peso de cada cardan é a principal.
    O bipartido acaba trabalhando em com maiores angulos de cruzeta que um unico longo.
    Alias voce mesmo se contradiz no seu texto...
    Primeiro diz:
    a fim de diminuir o ângulo em que cada cruzeta será submetida
    Depois:
    o que a fará trabalhar num range de angulação mais violento

  • #2
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    Boa noite, Wallace. É lamentável que não tenha conseguido ser claro, sobretudo quando há tanta gente que aproveitará essas informações p/ esclarecimento próprio, mas acredito que dessa vêz serei mais feliz. Vamos lá: Na verdade existem outros motivos p/ se fazer o eixo de transmissão bipartido, apesar de não constar no escopo das minhas necessidades pode ser de interesse cloetivo. Quando confeccionamos o eixo de transmissão dessa maneira, estamos facilitando o seu balanceamento, pois é sabido que dentre outras variáveis, o comprimento e a massa, de um eixo são determinantes fundamentais p/ definir o custo de seu balanceamento. Dessa forma, se o dividirmos em duas secções, estaremos facilitando sua confecção, manutenção preditiva, corretiva e preventiva. Fato semelhante acontece nas turbinas Dresser Hand, que ao encurtar o eixo do compressor GG, consegue-se menor custo de produção e obtem um conjunto muito mais compacto e confiável nesse sentido, além de não apresentarem necessidades de rebalanceamento de campo. No caso de veículos auto-motivos, o balanceamento e a manutenção de um cardã de vários metros seria muito dispendiosa e se faria mais frequentemente necessária do que um de poucos metros, que inclusive teria sua resistência mecânica sensívelmente aumentada pelo seu menor comprimento, além da possibilidade de ter menor diâmetro e se utilisar de material mais comum. Além dessas questões, temos algumas outras que visam a segurança, adotando eixos de menor dimensão e com apoio "central", ao invés de um eixo único e longo com menor número de apoio. Temos também a questão das crusetas, que em determinadas soluções se faz necessário devido a grande altura do chassi em relação aos eixos, sobretudo em veículos que fazem uso de chassis retos, e onde não há espaço p/ a acomodação do eixo na linha das longarinas principais (ponto de maior distância entre o eixo e a caixa). Nesses casos a solução do eixo de transmissão bi-partido, é bem vinda, pois a angulação que duas cruzetas teriam de fazer sozinhas, será dividida por quatro. Contudo, em nossos veículos, os cardãs são de dimensões muito menores, mas o curso da suspensão em alguns casos é ainda maior, o que nos trás algumas situações inusitadas. Para tentar facilitar a compreenção de todos, vou fazer a explicação usando o menor eixo (o dianteiro). O eixo de transmissão dianteiro já é bem curto p/ ser bipartido (apesar das minhas esperanças de ter algum sucesso) e quando nos utilizamos dessa solução nesse eixo, temos de perceber que a parte que NÂO será fixa (pois a outra não trabalhará fora de seu próprio eixo, pois terá dois pontos de apoio fixos) e que terá de acompanhar o trabalho da suspensão será muito sacrificada em determinados pontos do trabalho desta, pois quando diminuimos um braço de alavanca, para continuar desenvolvendo um mesmo movimento, teremos um maior esterçamento desse braço. Agora imaginem cruzetas nas estremidades desse "braço" que terá seu esterçamento multiplicado... O ãngulo de trabalho (infelismente) irá aumentar, o que torna fácil de entender a minha aparente contradição.
    Tenho certeza de que tinhas esse conhecimento, e que estavas preocupado com o entendimento de todos, por isso agradeço-lhe a atenção e a preocupação.
    Jipeiro BR, apesar de nunca ter tido uma CV em mãos, posso deduzir que essa esfera serve p/ manter uma certa firmesa nos movimentos da CV, já que a parte central trabalha sem apoio e poderia tomar posições de trabalho que comprometeriam as cruzetas do conjunto. Sim essa esfera trabalha dentro da carcaça central, como uma rótula. Allguém que tenha mais experiência e conhecimento dessa peça poderá lhe dar melhores explicações.
    Abraços.

  • #3
    A esfera serve pra garantir que as 2 cruzetas da CV vão trabalhar no mesmo ângulo. Se ela não existisse, e simplesmente se soldasse ou parafusasse 2 garfos opostos, o que aconteceria é que a peça giraria excêntrica, e aí sim, detonaria tudo.
    []s,

  • #4
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    Faço aqui uma correção ao meu texto. Quando disse que: "sobretudo em veículos que fazem uso de chassis retos, e onde não há espaço p/ a acomodação do eixo na linha das longarinas principais (ponto de maior distância entre o eixo e a caixa)" cometi um grave erro, pois nesse ângulo encontraremos o ponto de MENOR distância entre o eixo e a caixa. creio que aqui devo-lhes desculpas.
    Abraços.

  • #5
    Bom, esse papo todo sobre cardans bi-partido é uma belezura para caminhões de carga e jipes de rua. Mas num jipe onde será exigido curso de suspensão, não há substituto por um cardan o mais comprido possível e com as angulações das cruzetas acertadas para minimizar as vibrações........

    Abraços,

  • #6
    Citação Postado originalmente por billj
    Bom, esse papo todo sobre cardans bi-partido é uma belezura para caminhões de carga e jipes de rua. Mas num jipe onde será exigido curso de suspensão, não há substituto por um cardan o mais comprido possível e com as angulações das cruzetas acertadas para minimizar as vibrações........
    Abraços,

    x2
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #7
    Aos chutadores de plantão sugiro a leitura do artigo Geometry 101

  • #8
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    eu não estou chutando, já tive duas S10, uma 95 e outra 97, e a primeira eu tive a caixa do cambio rachada numa viagem, que descobri depois que foi devido a trepidação do conjunto... foi aí que eu descobri que fizeram o upgrade para o cardã bi-partido... mas fizeram um recall nas antigas e colocaram uns bracinhas na caixa...

    Eu estava correndo muito com ela, eu ficava prestando atenção para ela não cortar, que é aos 170... as vezes cortava...

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Uma pergunta pra quem conhece e usa CV no jipe:

    É possível recondicionar a esfera da CV


    Estou perguntando porque consegui uma aqui na cidade que foi retirada de um troller e o cara me falou que o rolamento de agulha está desgastado. Ainda não estou com a CV em mãos, assim q pegar vou tirar umas fotos pra mostrar pra quem entende.

  • #10
    Tem um Troller do Adrenalama (T5 Sedex - Pedro) que fez este serviço com um mecânico deles.

    Vários donos de Troller falam que isto não é possível e esta foi a opinião não oficial de um engenheiro que trabalha na Dana.

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por guilhermekrug
    Tem um Troller do Adrenalama (T5 Sedex - Pedro) que fez este serviço com um mecânico deles.

    Vários donos de Troller falam que isto não é possível e esta foi a opinião não oficial de um engenheiro que trabalha na Dana.
    Bom, essa "minha" o cara retirou porque diz que estava fazendo barulho daí mandou fazer um cardâ dianteiro normal.

    Amanhã estarei com ela em mãos pra postar aqui.

    []'s

  • #12
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    A Spicer vende somente a parte da esfera, nos EUA é claro!

    Custa barato e torna a CV nova de novo. Talvez se encontre no Brasil , teria que consultar a Dana ou a Troller.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

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