Dero,
Confesso que eu sou meio desinformado, mas não tenha a menor idéia do que seja essa "reserva técnica" que vocês mencionam.

De qualquer forma, veja só. Um motor "gera" torque. Ou seja, o movimento dos pistões gira o virabrequim 8) que por sua vez está acoplado ao famigerado volante do motor que é a central de força do veículo. O torque é medido pela trabalho realizável pelo movimento desse volante.
Entendeu

Bem, cada motor pode ter combinações com diferentes resultados finais. Muda-se o tamanho do volante e/ou seu peso, muda-se a alimentação, a pressão do ar (de aspirado para injetado) e por aí afora. No caso de volantes maiores, pode-se ter torques maiores, mas em rpm diferentes (as tais curvas de torque)
Outra coisa é a "capacidade" de fazer trabalho, ou seja, quanto você consegue fazer. Um motor pode ter 40kgfm de torque mas capacidade de apenas 1 CV ou 1 HP (não são a mesma coisa, medem como milha e km, mas são diferentes). Outro motor pode ter 15 kgfm e 200 cv. Resultado, o primeiro empurra um Unimog lentamente, o segundo faz voar .... um fiat.

Voltando aos HS ou LS. Os motores com baixa rotação tem bielas maiores que o diâmetro dos pistões (superquadrados). Ou seja, a alavanca feita pela combustão é muito maior. Pegue um motor como o 14B das Band novas e o velho MB das antigas. Os pistões tem o mesmo diâmetro, mas a biela dos MB são maiores. Resultado: maior capacidade e maior torque. Se a biela é maior, logo ela deve ser mais robusta. Assim ela, assim os demais componentes, incluído os bloco e cabeçote do motor. Logo, por isso o motor LS é muiiiittto mais robusto.

[note que eu já ouvi falar que as bielas podem percorrer apenas uma "distância" por hora. Ou seja, o curso delas multiplicado pelos rpm tem limite dado pelo material. Não sei se é verdade, mas fez sentido de porque nas F-1 nego arranca 20 mil rpm de um motor com bielas menores ainda, porém motores com capacidade de fazer trabalho mosntruosas o que exigem ....... materiais especiais para sua construção, inacessíveis a nós mortais)

Nos HS, o torque é muito menor. Na sua maioria tem bielas menores que os diâmetros de seus pistões (igual em carros a gasolina, ou seja sub-quadrados), e você consegue arrancar mais potência deles: aumentando a pressâo do turbo; com comandos de válvulas mais angulares; com maior pressão na linha de combustivel. Como além disso, eles usam materiais mais leves, cabeçotes de alumínio, p.ex. isso fragiliza esses motores quando comparado a um diesel de estirpe. Fragiliza inclusive quando comparados a motores a gasolina robustos como os dos Opalas 4 ou 6 bocas das antigas, verdadeiras maravilhas mecânicas.
Logo, não é questão de gosto usar um ou outro, é questão de necessidade.
Minha experiência me diz que se você só tem um veículo a diesel e precisa dele para realizar trabalhos pesados com confiabilidade (inclusive expedições) vale a pena usar os LS. Não é à toa que Band com MB vão e voltam em qualquer expedição

Agora, se você vai fazer trabalhos médios, vai andar 60/70 mil km anuais, precisa de confiabilidade absoluta, melhor usar um motor de qualidade com manutenção fácil como os Opala a gasolina 4 ou 6 bocas, depende do que couber no capô.
Aí você me pergunta, e o 14B

Só digo que o 14B é Toyota, é um "pouco" mais robusto que os velhos perkins, muito mais elástico que qualquer motorzinho de dentista, e .... leve. Dependendo da Fase, I ou II, são 25.5/27kgfm de torque (1.800 rpm) e 95/102cv de potência (3500rpm), isso aspirado. Com simples 500g de pressão em um turbo adaptado, eles aumentam esses valores em 50% (como um S4 e um S4T).
É motor que você roda com ele 10/12 horas a 3500 rpm e ele te ignora como bom e paciente japonês (gira até 4.100rpm)

Antes que o céu caia na minha cabeça, aviso que tive uma S-10, equipada com um 2.5. Rodei com ela 100 km em 2,5 anos, fui, entrei, passeei e voltei dos Lençois maranhenses com ela. A coisa mais feliz da minha vida foi vendê-la, pois tinha saudades da minha Bonanza com 6 bocas e depois descobri a felicidade com minha Camper. Mas atravessar os Lençois com o pé embaixo, o ponteirinho da água sobe ......

Opps, de novo, escrevi demais. Desculpem-me.
Eriksom