x
Convex Datacenter
Página 8 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 121
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0

Dero,

Confesso que eu sou meio desinformado, mas não tenha a menor idéia do que seja essa "reserva técnica" que vocês mencionam.

De qualquer forma, veja só. Um motor "gera" torque. Ou seja, o movimento dos pistões gira o virabrequim 8) que por sua vez está acoplado ao famigerado volante do motor que é a central de força do veículo. O torque é medido pela trabalho realizável pelo movimento desse volante.

Entendeu nem eu . Daí traduziram para mim, e eu revendo. É como se fosse uma roda de bicicleta posta de cabeça para baixo: você gira ela com a mão, depois de uma determinada velocidade de giro, ela estabiliza seu giro. O volante do motor seria a mesma coisa. Para você parar a "roda" você tem de aplicar uma força contrária de tantos quilos com uma alavanca de 1 metro. Ou seja, um motor de 28 kgfm precisa de uma alavanca com 28 quilos para ser parado (literalmente, eles fritam um disco de embreagem para saber o torque de um motor. Já vi isso há muitos anos atrás ser feito na Cummins).

Bem, cada motor pode ter combinações com diferentes resultados finais. Muda-se o tamanho do volante e/ou seu peso, muda-se a alimentação, a pressão do ar (de aspirado para injetado) e por aí afora. No caso de volantes maiores, pode-se ter torques maiores, mas em rpm diferentes (as tais curvas de torque)

Outra coisa é a "capacidade" de fazer trabalho, ou seja, quanto você consegue fazer. Um motor pode ter 40kgfm de torque mas capacidade de apenas 1 CV ou 1 HP (não são a mesma coisa, medem como milha e km, mas são diferentes). Outro motor pode ter 15 kgfm e 200 cv. Resultado, o primeiro empurra um Unimog lentamente, o segundo faz voar .... um fiat.

Voltando aos HS ou LS. Os motores com baixa rotação tem bielas maiores que o diâmetro dos pistões (superquadrados). Ou seja, a alavanca feita pela combustão é muito maior. Pegue um motor como o 14B das Band novas e o velho MB das antigas. Os pistões tem o mesmo diâmetro, mas a biela dos MB são maiores. Resultado: maior capacidade e maior torque. Se a biela é maior, logo ela deve ser mais robusta. Assim ela, assim os demais componentes, incluído os bloco e cabeçote do motor. Logo, por isso o motor LS é muiiiittto mais robusto.

[note que eu já ouvi falar que as bielas podem percorrer apenas uma "distância" por hora. Ou seja, o curso delas multiplicado pelos rpm tem limite dado pelo material. Não sei se é verdade, mas fez sentido de porque nas F-1 nego arranca 20 mil rpm de um motor com bielas menores ainda, porém motores com capacidade de fazer trabalho mosntruosas o que exigem ....... materiais especiais para sua construção, inacessíveis a nós mortais)

Nos HS, o torque é muito menor. Na sua maioria tem bielas menores que os diâmetros de seus pistões (igual em carros a gasolina, ou seja sub-quadrados), e você consegue arrancar mais potência deles: aumentando a pressâo do turbo; com comandos de válvulas mais angulares; com maior pressão na linha de combustivel. Como além disso, eles usam materiais mais leves, cabeçotes de alumínio, p.ex. isso fragiliza esses motores quando comparado a um diesel de estirpe. Fragiliza inclusive quando comparados a motores a gasolina robustos como os dos Opalas 4 ou 6 bocas das antigas, verdadeiras maravilhas mecânicas.

Logo, não é questão de gosto usar um ou outro, é questão de necessidade.

Minha experiência me diz que se você só tem um veículo a diesel e precisa dele para realizar trabalhos pesados com confiabilidade (inclusive expedições) vale a pena usar os LS. Não é à toa que Band com MB vão e voltam em qualquer expedição

Agora, se você vai fazer trabalhos médios, vai andar 60/70 mil km anuais, precisa de confiabilidade absoluta, melhor usar um motor de qualidade com manutenção fácil como os Opala a gasolina 4 ou 6 bocas, depende do que couber no capô.

Aí você me pergunta, e o 14B Não recomendo a ninguém para não inflacionar o mercado, pois tem vários amigos procurando um para eles. Digo mais, não acreditem em gente que mora em RR, pois esses caras devem ter um estoque desses motores lá na casa deles e ..... portanto não precisam de mais

Só digo que o 14B é Toyota, é um "pouco" mais robusto que os velhos perkins, muito mais elástico que qualquer motorzinho de dentista, e .... leve. Dependendo da Fase, I ou II, são 25.5/27kgfm de torque (1.800 rpm) e 95/102cv de potência (3500rpm), isso aspirado. Com simples 500g de pressão em um turbo adaptado, eles aumentam esses valores em 50% (como um S4 e um S4T).

É motor que você roda com ele 10/12 horas a 3500 rpm e ele te ignora como bom e paciente japonês (gira até 4.100rpm) Faça isso com um desses de "motorzinhos de dentista" e fique a pé na 2a hora.

Antes que o céu caia na minha cabeça, aviso que tive uma S-10, equipada com um 2.5. Rodei com ela 100 km em 2,5 anos, fui, entrei, passeei e voltei dos Lençois maranhenses com ela. A coisa mais feliz da minha vida foi vendê-la, pois tinha saudades da minha Bonanza com 6 bocas e depois descobri a felicidade com minha Camper. Mas atravessar os Lençois com o pé embaixo, o ponteirinho da água sobe ......

Opps, de novo, escrevi demais. Desculpem-me.

Eriksom

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 51
    Opa, alguém falou em 14B

Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    Pegue um motor como o 14B das Band novas e o velho MB das antigas. Os pistões tem o mesmo diâmetro, mas a biela dos MB são maiores. Resultado: maior capacidade e maior torque. Se a biela é maior, logo ela deve ser mais robusta. Assim ela, assim os demais componentes, incluído os bloco e cabeçote do motor. Logo, por isso o motor LS é muiiiittto mais robusto.
    Amigo me perdoe mas preciso fazer algumas correções nisso aqui.

Mercedes OM-314
    Curso:128mm
    Diâmetro:97mm

Toyota 14B
    Curso: (não sei de cabeça, vou procurar na tabela)
    Diâmetro:102

Aí você me pergunta, e o 14B Não recomendo a ninguém para não inflacionar o mercado, pois tem vários amigos procurando um para eles. Digo mais, não acreditem em gente que mora em RR, pois esses caras devem ter um estoque desses motores lá na casa deles e ..... portanto não precisam de mais
    O pior que aqui a galera tem procurado também, eu só tenho 1 no meu Jeep, 1 na F75 do meu pai, 1 no depósito e 1 desmontado aqui na retífica

Só digo que o 14B é Toyota, é um "pouco" mais robusto que os velhos perkins, muito mais elástico que qualquer motorzinho de dentista, e .... leve. Dependendo da Fase, I ou II, são 25.5/27kgfm de torque (1.800 rpm) e 95/102cv de potência (3500rpm), isso aspirado. Com simples 500g de pressão em um turbo adaptado, eles aumentam esses valores em 50% (como um S4 e um S4T).
    Concordo, se eu não conseguir um MWM Sprint 6cilindros vou reformar um dos 14B que tão sobrando poraqui e encomendar um kit turbo da maxcooler pra montar no meu futuro Jeep CJ6

É motor que você roda com ele 10/12 horas a 3500 rpm e ele te ignora como bom e paciente japonês (gira até 4.100rpm) Faça isso com um desses de "motorzinhos de dentista" e fique a pé na 2a hora.
    Lembrando que não são 4100rpm, são 4250 sendo que isso é a rotação bruta com o motor livre(sem transmissão)

Opps, de novo, escrevi demais. Desculpem-me.

Eriksom
    Nem tanto.

[]'s

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    Dero,

Confesso que eu sou meio desinformado, mas não tenha a menor idéia do que seja essa "reserva técnica" que vocês mencionam.

Modesto sim, desiformado não. 8) 8) 8)

Vulgarmente falando a tal reseva técnica é a capacidade, além da suficiente, para atender suas funções básicas, na prática isso se reverte em segurança e confiabilidade dos componentes, maior tempo entre as manutençoes, maior grau de disponibilidade, e que nos LS a RT é inegavelmente superdimensionada.

O que se cogita por ai, ao meu ver precipitadamente, é q os HS sendo derivados (50%-80%) dos LS, já usam parte desta reserva para serem HS, de modo q gastam parte da tal reserva e se pergunta se isso vai ou nao fazer falta em altas km.

E penso q o raciocínio é justificado, porém precipitado, haja vista que não se sabe dos percentuais de reseva que essas peças remanescentes tinham (200% de RT, gasta-se metade, ainda sobra muita confiabilidade) mas é o que se cogita.

valeu

Boa noite;

Alguem tem ou conhece uma pessoa que tenha um Jeep com motor diesel Perkin Q20B.

Para adaptar tem que reforçar a suspensão dianteira???

sds

Fazollo

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Elmer,

O manual diz que são 4.150/4.100 (fase I e fase II) a rotação máxima, como eu já rodei nisso só para ver se era verdade, e consegui, eu confirmei

Você tem razão quanto ao diâmetro. Eu fui checar aqui. e o diâmetro igual é de um dos MB que equipam caminhões. Bola fora minha, por meros 5mm.

Quanto ao curso do 14B, são 112 mm. E note que os pistões são toroidais, com umas paredes um pouco mais grossas que os do MB. Ou seja, pega fácil 1kg de turbo (o que é uma estupidez, diga-se de passagem) Na minha Camper eu tenho dúvidas de turbiná-la. Com motor retificado e 0km (todo material Toyota), vou testar muito antes de decidir, mesmo com uma relação longa como a 37x10 das band antigas e com pneus 35.

PELAMORDEDEUS os proprietários do motor, mas, Elmer, você acha que um MWM 6 bocas consegue manter lubrificação com inclinações laterais ou longitudinais como as encontradas numa trilha?

Eriksom

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Roberto Fazollo,

O jeepsu com, tem um desses no willis, nao sei se foi ele que adaptou, mas com certeza vai ser referencia pra um futuro trampo q vc vai fazer.

Da uma olhada no:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ight=q20b+jeep

Uma pergunta: vc tem intençao futura de turbinar o q20b?
    Se sim nao sei se ele aceitaria bem o sobre-esforço/rotações sempre limite, mesmo com um cambio elastico como os ZF (5ªD).

Se nao é um motor pra durar, mas tem q combinar bem o conjutno diferencial/cambio para se enquadrar o desempenho q se espera do Q20B nas rotaçoes de serviço (uso mais urbano/uso mais off road/jogo de pneus/reduçao).

valeu

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Dero,

Agora eu entendi, acho O que você fala é se há capacidade para extrair mais torque de uma HS?

Acho que a primeira coisa a saber é qual a pressão do turbo deles. IMHO, se estiver pra lá de 1kg, não. E mesmo com 1kg, vai dar manutenção em curto espaço de tempo.

Idem com comando de válvulas especiais e bombas especiais. Acho que um motor a diesel perderia suas características, viraria um a gasolina (como no Touareg), com a diferença que haveria necessidade de muito mais lubrificação/refrigeração.

Se for com volantes maiores, não sei. Mas pelo que eu, um economista, entendi da explicação de um amigo engenheiro que se for possível aumentar o volante do motor (tamanho e/ou peso) o primeiro reflexo será a subida do rpm mínimo que definie o torque máximo, ou seja, perda da elasticidade. Como posso ter entendido errado, fica a dúvida

Eriksom

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Dero,

Agora eu entendi, acho O que você fala é se há capacidade para extrair mais torque de uma HS?
    A RT é necessária para extrair mais torque, mas no caso a preocupação é saber se vao durar tanto quanto os LS a longo prazo.
    (ui ui ui vai chover coment de donos de HS na minha cabeça hehehe.)

valeu

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Elmer,

O manual diz que são 4.150/4.100 (fase I e fase II) a rotação máxima, como eu já rodei nisso só para ver se era verdade, e consegui, eu confirmei
    Bom, o manual q eu tenho é de 1988

Você tem razão quanto ao diâmetro. Eu fui checar aqui. e o diâmetro igual é de um dos MB que equipam caminhões. Bola fora minha, por meros 5mm.
    Pow, 5 mm de diâmetro é uma cubagem não tão mera assim

Quanto ao curso do 14B, são 112 mm. E note que os pistões são toroidais, com umas paredes um pouco mais grossas que os do MB. Ou seja, pega fácil 1kg de turbo (o que é uma estupidez, diga-se de passagem) Na minha Camper eu tenho dúvidas de turbiná-la. Com motor retificado e 0km (todo material Toyota), vou testar muito antes de decidir, mesmo com uma relação longa como a 37x10 das band antigas e com pneus 35.
    É a primeira vez q vejo falar em "toroidais", conheço pistões e bielas TRAPEZOIDAIS.
    Voltando ao assunto, pode meter turbo e encher de pressão tranquilo que o 14B é muito reforçado por dentro, tem características construtivas semelhantes à de motores diesel turbinados de fábrica(podemos considerar a grosso modo que o motor é "turbinado por dentro") só faltou os caracóis do lado de fora
    Sobre a tua camper espera amaciar um pouco o motor pra depois turbinar(se tiver interesse é claro).

PELAMORDEDEUS os proprietários do motor, mas, Elmer, você acha que um MWM 6 bocas consegue manter lubrificação com inclinações laterais ou longitudinais como as encontradas numa trilha?
    Porque não
    Vc já ouviu falar algo negativo referente à esse motor
    Bom de qualquer forma tenho um 14B na manga

Grande abraço. 8)

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Pô Elmer, disfarça, são só 5 mm

Eu li que toroidal é aquele pistão que vai até a junta do cabeçote, passa quase 1mm, e tem um "buraco"no centro, com uma "bigorna"no meio do buraco. Putz, que descrição horrenda, mas foi o que vi no meu motor arreganhado, estripado, desmontado ..... saudades dele

Eriksom

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Folheando o Aurélio:
    TOROIDAL
    [De toróide + -al1.]
    Adj. 2 g.
    1. ~V. coordenadas toroidais, lente - e superfície -.

E folheando o Manual do 14B não encontrei nada com esse nome , porém a medida da saliência do pistão em relação à face do bloco é de 0,535 à 0,985. (ou seja "quase 1mm") Para esses valores existem 3 modelos/medidas de juntas de cabeçote.

E o "buraco no centro" também não encontrei nada "teórico"(essa palavra não é sua, abri aspas e coloquei em negrito porque é de outro amigo meu fâ de kombi diesel) mas o q posso dizer é q esse tipo de buraco é conhecido como câmara ômega, que recebe o diesel pulverizado pelo bico injetor e o espalha de forma equalizada dentro do cilindro.

E pra quem tiver afim do manual do motor TOYOTA 14B esse é o endereço:
    http://www.atinet.com.br/manuais-toy...%20a%20134.pdf

[]'s

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Elmer,

Espalha dentro do cilindro ou dentro daquela cavidade, pois o pistão está "encostado" no cabeçote?

Quanto a lente, é, pode ser. A tal camara omega seria o que eu tentei descrever, uma bolha para baixo com um estalagmite no centro. Tá certo, em vez de estalagmite, pode ser uma daquelas mesas de açougueiro. Putz, cada vez piora mais minha descrição

Até depois de amanhã, pois estou viajando para BSB a trabalho. Se alguém ver o louco do Paulo Lyra por lá, com outro dirigindo a Camper dele, serei eu, menos demente .... um pouquinho

Eriksom

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem