x
Convex Datacenter
Página 4 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 111
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

se for para uso diário existe vantagem em usar coil over, pois se o shox quebrar uma válvul por exemplo, vc fica sem amortecedor e mola, o carro cai até o fim de curso.
    Para uso off-road, não vejo vantagem do coil over.

[]´s

Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Quanto à questão das molas, basta padronizar como as Eibach usadas nos EUA, espero que isso seja útil, é um esquema pra calcular as spring rates:

http://www.f-o-a.com/calculator.html

Marcel, se tiver que sair um coilover nacional, tem que ser você cara!

Eu já juntei tanta coisa sobre coilover aqui e não consigo estudar do jeito que quero, também porque não chegou a hora certa pra fuçar (leia-se hora certa como hora do $$$), mas os melhores recursos que achei sempre foram no Pirate, tipo as "Coilover bible": http://www.pirate4x4.com/tech/billav...lovers/Part_1/ e parte 2 http://www.pirate4x4.com/tech/billav...lovers/Part_2/

E a desmontagem de um da marca Ballistic: http://www.pirate4x4.com/tech/billav...listic_Shocks/
    o problema é alguém aqui fabricar isso com a qualidade que a eibach faz. São muitas variáveis, material, tratamento, diam. do arame, n. de espiras úteis, diam. primitivo da mola, etc. O que eu acho q fode mesmo é o tratamento térmico feito igual a bund@ deles.

[]´s

Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    se for para uso diário existe vantagem em usar coil over, pois se o shox quebrar uma válvul por exemplo, vc fica sem amortecedor e mola, o carro cai até o fim de curso.
    Para uso off-road, não vejo vantagem do coil over.

[]´s
    Bingo!

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    o problema é alguém aqui fabricar isso com a qualidade que a eibach faz. São muitas variáveis, material, tratamento, diam. do arame, n. de espiras úteis, diam. primitivo da mola, etc. O que eu acho q fode mesmo é o tratamento térmico feito igual a bund@ deles.

[]´s
    ... fabricar como eles até acredito que tem gente capaz, basta uma folheada na NEI que acha alguém, o problema é o custo... aí fod#@* tudo.

Mas Marcel... você é o cara! Pense nisso!

Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    ... fabricar como eles até acredito que tem gente capaz, basta uma folheada na NEI que acha alguém, o problema é o custo... aí fod#@* tudo.

Mas Marcel... você é o cara! Pense nisso!
    eu ando totalmente sem tempo de correr atrás disso, infelizmente.

[]´s

Furicus adocicadus detected!!!

Usuário
    Entrada
    13/05/2007

coilover

lh4.ggpht.com/crazylittleworld/SAiDh0wYt5I/AAAAAAAAA_4/mbBSlc7Rwsk/mola3[2].jpg
    4X4 Brasil

Galera, eibach é mola usada em rallys de velocidade e dakar, para o nosso uso não precisamos disso tudo.

O único carro nacional que eu conheço que usa coilover é o Devasso e tem molas fabricadas aqui no Brasil, não são Eibach, mas funcionam até o momento. Se alguém com experiênca em molas para coilovers quiser dar uma trabalha, aqui é a hora e o momento.

Samukanvas, concordo que para uso off-road os coilovers sejam exagerados e que fui simplista dizendo que são apenas amortecedores com molas externas.

Marcelo, valeu pelos links estava procurando essas coisas pela net. Vou perder algumas horas lendo o material e qq nova conto a todos.

[]'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Em relação ao lance do coil over vou dar a minha contribuição:

Como já foi dito anteriormente, o maior benefício de usar este componente é ter uma gama maior de possibilidades de regulagem, associando setups de mola e amortecedor de uma forma mais fácil.

Vejam que no exemplo do Devasso, existe 2 molas em cada coil over e isso é justificado pelo fato de cada mola desempenhar um papel. Resumindo, uma mais fraca, pra dar amplitude e carga no opentravel, e outra mais forte, pra suportar o peso de forma mais efetiva e fazer o uptravel com eficiência. Como através de simples ajustes muda-se a carga da mola, o amortecedor deve oferecer facilidade de ajuste também para acompanhar a alteração da carga.

Avaliando esse princípio, entendo que pode não ser o mais racional associar um air shock a um coil over, desde que se adquira tais componente já com essa intenção.
    Mas como no caso do nosso amigo Stephan que já possui o air shock e o mesmo estará subdimencionado para sua aplicação, entendo que associar uma mola helicoidal ao componente não será nenhum pecado muito menos fonte de problemas principamente para ajustes.

Tal como o exemplo usado do Devasso, aqui teremos 2 molas também. Uma helicoidal, e uma pneumática. A pneumática sabemos a carga, calculando o diâmetro da haste com a pressão utilizada.
    No meu raciocínio, o que poderia ser feito para chegar a tal ajuste é começar pela carga da helicoidal. Se essa for capaz de manter o carro bem próximo da altura ideal, mesmo que seja "curta", a compensação pode ser feita com o ajuste da pressão do gás no air shock. Assim este será apenas um auxiliar, trabalhando principalmente no opentravel e fazendo o papel de amortecedor. Assim se a carga a ser suportada exigiria uma pressão muito acima dos 220PSI, com essa combinação a pressão pode cair pra mais da metade.

É fato que o ajuste do amortecedor deverá ser feito após esse setup de carga das molas ser concluído. E esse ajuste deve ser basicamente na ação da válvula interna do air shock bem como a viscosidade do óleo utilizado.

Abraços

Samukanvas e Renato.

Sei dos problemas para fazer o set-up desse sistema. O problema é justamente o que o Renato explicou aí em cima. Já tenho os FOX, que comprei pra um outro projeto, com dólar a 1,6 e frete grátis, ou seja paguei R$ 1600 na época !
    Tudo ia bem até que mudei o projeto radicalmente e agora a "estimativa otimista tampando o sol com a peneira" é:

Peso suspenso (gaiola, drivetrain e agregados): 1800 kg
    Peso apoiado (Eixos, pneus e rodas etc): 1500 kg

como ambos os pesos são praticamente iguais, me dão a vantagem de dimensionar os suspensores para: 1800/4 * 1,3 (30%) = 585 kg de carga estática por amortecedor, como não é um carro de garagem posso dobrar a carga = 1.170 kg por suporte.

Por isso decidi que os Airshoks sozinhos não iam aguentar o tranco !

Pedradas? comentários?

Stephan,

Acredito que esse seja um bom caminho, ainda diante do cenário atual. Só para apoiar sua decisão veja o que esses caras desenvolveram: http://www.ballisticfabrication.com/...ck_p_1649.html

É um amortecedor híbrido - Air shock com Coilover, portanto, é viável e inclusive já existe!

p.s.: E os parafusos de roda? Tem alguma notícia pra mim?

[]'s
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    É um amortecedor híbrido - Air shock com Coilover, portanto, é viável e inclusive já existe!

"The Ballistic Hybrid Coilover / Air Shock is designed to support the weight of your vehicle as well as provide the dampening of a conventional shock. The combination of the ability to use springs plus the shocks capability to support weight by itself, takes the guess work out of finding the exact coil spring you need to use for ideal performance. Choose a good lighter weight coil and then you can fine tune the pressure to achieve ultimate performance. Great for the DIY guy. The Ballistic Hybrid Coilover / Air Shock is constructed from the highest quality materials available and is manufactured on state of the art machining centers to exacting tolerances."

... era justamente isso que eu estava precisando ler, ficava numa dúvida eterna porque não existia isso por lá.

Mas uma dúvida ainda persiste, para o uso que eu pretendo (futuro uso em ralis, além do meu projeto ser um carro leve), como seria o comportamento de um air em relação ao aquecimento... afinal, tem pouco óleo ali... e imaginem um uso por exemplo, andando a 90 a 100 km/h em estradas ruins... como ficaria isso?

Talvez instalar um reservoir?
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 19
      Última resposta: 11/12/2013, 17:58
    2. Onde comprar amortecedores para Hilux?
      Por DieselPower no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/11/2010, 06:52
    3. Amortecedores Gabriel
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/11/2010, 15:55
    4. Suspensao ranger com 4 amortecedores
      Por Ricardo Franklin no fórum Ford
      Respostas: 37
      Última resposta: 03/09/2008, 18:39

Permissões de Postagem