x
Convex Datacenter
Página 2 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 111
    Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    Agradecimentos: 0

as minhas eram referente aos shox,que tem informaçao de sobra por ai,mas......ainda estou no aguardo das do fux tambem.

pois nem o valor eu recebi ainda.

ps:dando preferencia ao produto nacional.

Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    as minhas eram referente aos shox,que tem informaçao de sobra por ai,mas......ainda estou no aguardo das do fux tambem.

É mesmo? Então tu pode responder essas perguntas pra gente, já que tanto fux e fox tem exatamente as mesmas características...

Como é que é sabidão? Quando é que eu posso voltar pra ler suas "respostas técnicas"?

Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    3. Geralmente os aishocks tem uma mola negativa que impede o fim de curso aberto ser violento, ou seja: Quando vai dar fim de curso, empurrado pelo nitro, existe uma mola que segura a paulada. O Fux tem essa mola? Ela seguraria a paulada até quanto de carga de nitro?

5. Sabendo que não é legal deixar eles darem final de curso fechado (Apenas pra preservar o conjunto), quantos ML de óleo deveremos acrescentar por teste até acertar a altura? Como acertar essa altura em casa?

14. Qual a maneira correta de encher os fux tanto com nitro quanto com óleo? Montados no carro e totalmente abertos (final de curso aberto)?

Abs
    Poxa, Rodrigo, questionamentos bem pertinente a respeito do produto. E eu sei que não foram direcionadas a mim !!!!!!!!!!!

Mas estas perguntas que separei, especificamente acho que estão relacionadas a um mesmo princípio.

Observe a imagem:

Por esse desenho imagino que para abastecer o óleo ao componente, o mesmo deva estar fechado ao seu limite pois o espaço resultante no interior é exatamente o quanto cabe de óleo para a função amortecedora. Acredito que mais que isso possa ocorrer um calço hidráulico, diminuindo o curso do componente. Menos óleo que esse volume, pode ocorrer que a vávula fique seca e no fim de curso portanto a função amortecedora deixa de existir.

Agora divagando sobre o princípio de funcionamento em relação Às suas perguntas acredito que ao se abrir sem carga, dificilmente ocorrerá um rebote pois lembre-se que existe um amortecedor atuando até o fim do curso de abertura. É lógico que com a presença da mola tal como existe neste desenho anexado, um possível impacto é amortecido.

Agora em relação ao fim de curso fechado, imagino que isso seja muito difícil de ocorrer mesmo com um mínimo de volume de gás dentro do componente. Lembre-se que este também faz um papel de bump stop. MAs para testar isso, pegue uma seringa, vede a ponta dela e veja quanta força é necessária para fazer o êmbolo chegar até o topo tentando extinguir o espaço. E tente fazer a mesma experiência com menos ar dentro da seringa. Mesmo que com a metade do ar, a impressão que dá é que no fim do curso do êmbolo, a pressão gerada é a mesma, independentemente do volume inicial.

Falando do abastecimento do gas, na verdade a pressão de gás será rempre a mesma até que este chegue à sua abertura total. Só então é que a pressão começará a subir.

Veja que a tal pressão do gas é resultante do peso suportado pela área do cilindro. Então se essa pressão resultar em 180PSI por exemplo, entendo que a mesma se manterá até que o cilindro se abra completamente. Assim para determinar a altura de trabalho do componente, basta calibrar o volume.

Avaliando isso, quanto mais leve o veículo, menos pressão é necessário, e se o veículo for muito pesado para o serviço deste componente, ou axilia-se a carga com coil overs, ou então deve ser utilizado um componente de diâmetro de cilindro maior.

O que já pesquisei bastante e ainda não entendí, é o porque de não separar o óleo do gás com um cilindro "flutuante", impedindo assim a criação de uma emulsão (que na minha opinião atrapalha na ação do amortecedor) dispositivo esse que é bastante utilizado em amortecedores pressurizados "monotubo", que usam uma pressão positiva apenas para que o óleo não fique "aerado" atrapalhando então a atuação da válvula.

Abraços

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post

Fabiano,

O preço é R$950,00 cada (FUX 14") na data de hoje.
    Qto as características questionadas, são exatamente as mesmas do SHOX. O Samukanvas sabe disso pois ele é um feliz proprietário dos FUX.

[]´s

Renato,

Pelo que eu entendo disso (muito pouco), acho que a melhor forma de abastecer os air shocks são totalmente abertos e de preferência montados no carro pra ter "peso" na abertura (batente), entende?

Assim o óleo entra mais fácil e o gás idem. A marcação do gás fica mais precisa e o óleo não precisa de esforço para atravessar as válvulas. Seria como encher um cilindro maior e um cilindro menor. Encher um air shock com a haste toda pra dentro precisa de muita potência e não vai dar a leitura ideal pra se comparar com as tabelas existentes pela net que consideram o enchimento todo aberto. Imagina segurar o carro com toda essa pressão.

Já a quantidade de óleo pode ser maior que o compartimento que existe com a haste toda pra dentro. Aliás, a maioria das regulagens é assim. Não acontece o calço pois o pistão que corre por dentro é furado e nele, as válvulas, fazem passar óleo na quantidade programada para o bump e rebound que o fabricante escolheu.

No caso do gás, a compressão se dá pela entrada da haste. É uma briga para ejetá-la do gás contra o peso do carro tentando empurrá-la para dentro.

É mais ou menos isso que eu compreendo sobre o assunto. Se estiver errado, peço que os amigos corrijam.

O óleo influencia tb esse amortecimento e acredito que o tipo de óleo que o Mestre Marcel pede para utilizar seja baseado em sua experiência com os fux. Óleos mais finos criam menos resistência e passam mais rápido e mais grossos o oposto. Acontece a mesma coisa com as motos e eu mesmo já fiz algumas experiências caseiras nas minhas motocas de trilha

O que tenho lido sobre gás é que o nitro é utilizado pela pureza (Humidade free) e pela manutenção da temperatura, mas daria pra usar ar comprimido (bem filtrado) para testes até acertar a suspa. Depois, abasteça com nitro.

Já cheguei a ler até que tem gente usando ar comprimido porque daria menos manutenção que o nitro no sentido de reabastecimento. Um demora muito mais a escapar que o outro, entende? Mas net é foda.... Só ao vivo pra saber.

Abs

=============================

Grande Marcel,

Sou proprietário de 2 fux de 18". Já abri os fux pra conhecer o material e pelo que vi, achei muito impressionante a capacidade do amigo de construir algo tão complexo pra mim. É uma pena que ainda não esteja tão conhecido esse tipo de sistema, mas acredito que a partir das provas de RC, o pessoal do fórum vai entender que os fux tem um custo-beneficio melhor que os tradicionais feixes e molas com amortecedor simples.

Ainda não coloquei na minha cherokee porque acredito que meu carro não esteja a altura de receber essa modificação. Quando ela virar uma gaiola, eu comprarei mais dois de 18" pra completar a suspa.

Abs
    4X4 Brasil

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Fala Rodrigo, beleza?????

Bom o que eu entendo a respeito desse tipo de mola/amortecedor é que o volume que resulta dentro do cilindro quando este está fechado por completo é o espaço que deve ser preenchido pelo óleo. Veja que se o volume de óleo for maior que esse espaço, o cilindro não se fecha completamente. Foi o que me referí ao "calço" hidráulico, diminuindo então o volume para o gás, e resultando num curso menor.
    Entretanto se houver menos óleo que o adequado, quando o cilindro estiver fechado a válvula não encontrará o óleo para receber a resistência e então atuar como amortecedor.

É fato que para abastecer o óleo, seria mais fácil fazê-lo com o cilindro aberto para não precisar sofrer a resistência da válvula, porém, deve-se então conhecer o volume a ser preenchido. Esta tarefa entendo que possa ser feita com o componente fora do carro. Dessa forma pode se ir abrindo e fechando afim de "bombear" o óleo para suas cavidades.

E o abastecimento do gás entendo que deva obrigatoriamente ser feito com a peça em seu lugar, para que o ajuste da altura em relação à carga seja realizado.

Segundo um post do Bill, me lembro dele falando pra encher o cilindro com nitro até uma altura razoável, esperar algums minutos e então lentamente ir soltando o gás pela válvula até chegar na medida desejada.

Abraços

Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Avaliando isso, quanto mais leve o veículo, menos pressão é necessário, e se o veículo for muito pesado para o serviço deste componente, ou axilia-se a carga com coil overs, ou então deve ser utilizado um componente de diâmetro de cilindro maior.

Abraços
    Renato.

Meu problema é exatamente este. Tenho um jogo de fox 2.0 de 14" e 16" e vou usar no 5L, acontece que o peso do 5L (somente peso suspenso) ultrapassará o limite recomendado pela Fox. Como não tô a fim de importar um jogo de coilover novo, pensei em fazer um híbrido air-coil over. Assim poderia usar uma mola macia e completar a sustentação com o nitro. Vai ser um parto ajustar tudo isso....

Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Sobre o carregamento dos FUX, o óleo vc carrega com ele em qualquer posição, aberto ou fechado, puxando a haste pra puxar o óleo, como ele no carro ou na mão, não faz diferença. Vai demorar de um jeito ou de outro. O que define o volume de óleo é a calibragem q vc precisa e não o espaço interno disponível.
    O nitrogênio vc vai calibrar com o FUX montados no carro e com a suspensão completamente aberta. Se calibrar eles antes de colocar no carro e precisar fechar 1mm pra conseguir a montagem, esquece pois não vai conseguir fechar eles na mão. Coloca os 220 PSI de nitrogênio e depois abaixa o carro sobre eles. Ele vai ficar mais alto q o definido no projeto da suspensão, ae vc começa a retirar a pressão aos poucos e devagar pra não sair óleo junto, até a altura ideal.

[]´s

Stephan, tem idéia do peso que carregará? Já tem a tabela dos fox disponível na net?

Coloque 2 airshocks por roda caso fique pesado demais...
    4X4 Brasil

Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4 Ver Post
    O que define o volume de óleo é a calibragem q vc precisa e não o espaço interno disponível.
    Marcel perfeitamente compreendido essa questão, mas se tiver óleo de mais ou de menos não ocorre interferência do desempenho do componente? E a força do amortecedor não é definida pelas válvulas e viscosidade do óleo??? E o efeito de mola não é definido apenas pela compressibilidade do gás em relação à pressão sobre a área a qual ela está sendo aplicada????

Imagino que com menos óleo, sobra mais espaço para o gás, e dessa forma ocupando um volume maior adquire uma compressibilidade maior, resultando numa atuação mais suave do efeito mola, permitindo uma amplitude maior da ação do componente. MAs corre o risco do amortecedor ficar inoperante em determinados momentos.

Já com óleo demais, este estará ocupando espaço antes designado pelo gás, e portanto interferindo na compressão do mesmo, resultando numa ação de compressão mais limitada, obtendo um curso menor.

O que eu acho legal dos air shoks que possuem o reservatório remoto é justamente ter espaço garantido para o gás e então garantir que o componente conseguirá trabalhar efetivamente em todo o seu curso.

Em relação à pressão do gás, me responde uma dúvida?????

220 PSI é a pressão limite não é???? Durantre a acão do cilindro essa pressão chega a triplicar não é??????

Se a carga que o componente vai suportar for menor que o limite estipulado de 700 kg (se eu não estiver enganado) certamente a pressão necessária de gás será menor que 220 psi.

Portanto não é melhor carregar o componente com o veículo calçado na sua altura habitual de trabalho afim de monitorar inclusive qual pressão o componente está trabalhando???? é uma forma simples de saber até o peso que está sendo aplicado naquele cilindro.

Abraços obrigado

Marcel,

Estou pensando seriamente em usar air shocks em meu projeto, mas tenho uma dúvida, principalmente com relação a peso não suspenso. Provavelmente terei o peso suspenso igual ao não suspenso, no mínimo terei 1000kg de pesos não suspenso (eixos, pneus, rodas, suportes de suspensão, freio, óleo etc etc) e uns 1200 a 1500kg se fizer um regime na montagem do carro, que terá um 6cil GM + SM465 (~50kg) e um borgwarner (~40kg) + cabine e o resto será tubo.

Acredito que usar na traseira não exista problemas, mas e na frente? Conseguimos fazer um coilover nacional, pelo menos para utilizar na dianteira?

[]'s nacionalizando o projeto.
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Renato,

Só esclarecendo que não há divisão entre gas e óleo dentro dos FUX. A mistura dos 02 gera um tipo de emulsão.
    A quantidade de óleo que define se o amortecedor vai ficar mais ou menos "duro" qd ele trabalhar. Se tem pouco óleo pode acontecer por exemplo qd o Bill começou a calibrar os FOX dele, o Spider inclinava para um lado e não retornava. O curso será sempre de 14", não importa a quantidade de óleo que vc coloque, porém de acordo com a gráfico já divulgado aqui, vc precisará de muito mais força pra fechar ele todo.
    Da forma que vc está falando de fazer a calibragem, eu não sei se vai funcionar, mas duvido que vc ache uma forma mais simples do que essa que eu descrevi. Além do mais, qual a diferença em saber ou não qual pressão de gás vc está usando se o que realmente interessa é altura que o carro vai ficar?? Se tiver diferença de peso em cada um deles, a pressão será diferente pra cada.

[]´s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 19
      Última resposta: 11/12/2013, 17:58
    2. Onde comprar amortecedores para Hilux?
      Por DieselPower no fórum Toyota
      Respostas: 5
      Última resposta: 23/11/2010, 06:52
    3. Amortecedores Gabriel
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 16/11/2010, 15:55
    4. Suspensao ranger com 4 amortecedores
      Por Ricardo Franklin no fórum Ford
      Respostas: 37
      Última resposta: 03/09/2008, 18:39

Permissões de Postagem