x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 66

Hybrid View

  • #1

    Pneus On/OFF




    Tá aí uma coisa que nunca pensei, de como funciona na prática.
    Como é dada a categoria de um pneu? (70/30) (90/10) (100%) (50/50)

    ...pelo espaço dos gomos?
    ...posição dos gomos?

    Se os Wrangler MT são 100% os da 3K são o que ??!!??
    110% ou 120% off-road?

    É estranho pensar assim, pois como o Wallace falou, se eles não são 100% o que é então - (não querendo cogitar a relação 70/30 da 3K).

    Apenas querendo entender como funciona
    Uma pergunta pra galera de plantão.

  • #2
    All,
    Não sou especialista no assunto, mas pesquisei bastante vários tipos de pneu antes de escolher os meus Mariscos. A explicação do Leovalle é uma das mais condizentes. Além dá posição dos gomos, quem observa os Mariscos e os Fredericos de perto nota que o gomo do Marisco é mais achatado e maior, ao ponto que o gomo do Frederico é um pouco mais cônico e sua disposição é mais espaçada.
    Os Mariscos, roncam no asfalto até uns 40km/h, já os Fredericos rocam por mais tempo.
    Quando pensamos em um pneu 100% levamos em conta o seu desempenho na lama, mas praticamente despresamos o desempenho no asfalto, já que não é nossa prioridade, mas isto não significa que não dá pra rodar com o pneu no asfalto.
    O Marisco se caracteriza por ser um pneu 70/30 pelo fato de além de ter se pensado no seu desempenho na lama, a disposição dos gomos tb leva em conta a drenagem de água, uma característica útil no asfalto. O Sr. Eduardo é a pessoa que monta o desenho dos pneus 3K e ele conhece muito desse assunto, estuda a disposição dos gomos antes de colocar um produto na sua linha, ele inclusive dá consultoria sobre pneus para algumas empresas.
    Mais uma vez devo dizer que não sou especialista no assunto, e estas são as minhas singelas opiniões. Marcel, por favor me corrija se eu estiver falado alguma besteira!!!
    Só para esclarecer não ganho comissão pra fazer propaganda da 3K, mas é que eu tô afim de ajudar os colegas que estão passando pelo mesmo dilema que passei: Que pneu escolher para viatura???? Eu falo tudo isso para justificar o porquê da minha escolha, mas não significa que não existam outras empresas sérias no mercado.

    []'s pensando em pedir comissão p/ 3K
    Pinhal

  • #3
    Dilema?? Que dilema?????

    Eu já escolhi o Marisco
    Eu entrei com esse tópico para aprender um pouco.
    Realmente o fato do "gomo cônico" eu não havia percebido.

    Eu sempre gostei muuuiito do modelo da Yokohama G001 (80/20), mas ver esses gomos tão "gordinhos" pedindo lama, ...é brabo.

    Vamos ver o que o Marcel fala.

  • #4
    Oi Marcelo,

    Discordo muito.
    Em pneus lameiros pode esquecer qualquer preocupação de drenagem de água, pois é muito mais complicado "drenar" a lama. Se drena a lama a água vai de quebra.
    Então isso não justifica para colocar um pneu com 30/70.
    Eu por exemplo procurei o pneu lameiro com melhor desempenho no asfalto.
    Uma coisa importante de um pneu usado no asfalto é a refrigeração, algo que um pneu 100% off-road não costuma se preocupar.
    Outra é a dirigibilidade direcional.
    Outra é o nível de ruído.
    Outra é o conforto de rodagem.
    Outra é a economia (combustível, pneu, suspensão, etc)
    Outra é a durabilidade
    etc.

    Sinceramente o 30/70 deles é mais uma jogada comercial para vender mais pneus... se você não enxergaram isso são potenciais vitimas a comprar gato por lebre.

    Uma coisa muito importante, quanto mais agressivo é o pneu normalmente menos seguro ele é, pois tem menos borracha no chão (área de contato) para frear e fazer curva.

  • #5
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    3K

    A tração de um pneu é dada pela perpendicularidade dos gomos em relação ao sentido de rotação do pneu, espaçamento entre os blocos, profundidade do sulco, repetitibilidade e para diminuição de galope e rumor respeita-se a existência de sempre 1 ponto ou mais de 1 ponto em contato com o solo.
    Por exemplo, no modelo cross tradicional, existe a perpendicularidade máxima 90º, existe a repetitibilidade do desenho, ou seja, se uma linha de gomos não pega tração, a próxima também não vai pegar pois o desenho se repete, e existe também o apoio ZERO entre as filas de gomos.
    No caso do Marisco, vc terá sempre pontos de apoio o que tiraria a tração, porém devido à grande perpendicularidade de seus blocos ele preserva seu excelente desempenho off-road.

    O que define o status off ou on-road de um pneu é:
    Estrutura
    Capacidade de pressão e carga da estrutura
    Profundidade e espaçamento do sulco`
    Índice de velocidade
    Disposição dos blocos

    Diante da extrema competência de tração do MARISCO ele ainda oferece baixo rumor de rodagem com excelente durabilidade kilométrica para utilização em asfalto. Não é recomendado para asfalto, mas devido às características e disposição dos blocos permite este tipo de utilização.
    A nomenclatura que um fabricante oferece à seus pneus, além destas condições citadas acima, está em suas limmitações de processo. Um MUD por exemplo, tem no máximo 14mm de sulco, seu desenho central não tem perpendicularidade é praticamente um direcional e traciona apenas nas laterais e é considerado um pneu 100% off-road.

    Prezado Wallace, vc deveria guardar os seus comentários para os assuntos que vc tenha maiores informações ou conhecimento, o que pelo jeito não se reflete à recapagem de pneus.

    []´s... à disposição para quaisquer esclarecimentos ou informaçãoes sobre recapagem de pneus.

  • #6
    Não acho que seja uma questão de "jogada comercial" ou ainda mais de "gato por lebre"

    Hoje eu uso os Firestone FireHawk são uma M$#*@ pra tudo

  • #7
    Eu demoro tanto pra responder (escrever)
    Que já tinah uma resposta boa pra minha pergunta

  • #8
    É claro que é jogada comercial. E não tem nada de errado nisso. Cabe o consumidor usar o seu bom senso para determinar o que é melhor para ele........

    Abraços,

  • #9
    Bill, Wallace e Marcel........

    Todos tem uma certa razão!!!!!

    Marcel, vc disse exatamente o que eu queria, mas como não sou especialista no assunto expliquei de uma maneira um pouco tosca, mas vc conseguiu traduzir o que eu estava pensando.

    Wallace, tem toda razão, e faz total sentido dizer que se um pneu que é capaz de "drenar" lama, com certeza ele drenará água sem esforço algum e quanto menor a área de contato com o asfalto, menos seguro é o pneu para On-road, mas acho muito difícil um pneu off-road ser bom para asfalto pois o barulho sempre haverá, a dirigibilidade e estabilidade nunca será a mesma.
    Tb procurei escolher um pneu lameiro, que quebrasse o galho no asfalto e optei pelos Mariscos. Sei que esse pneus vão judiar um pouquinho mais do Samuca, mas achei que seria a melhor opção para mim. ainda por cima para rodar no dia a dia eu tenho o meu Palio que eu não troco por nada!!!!

    Bill, chegou no ponto que eu queria........ Escolhi os Mariscos não porque eles eram 70/30 ou porque eram 100% disfarçados de 70/30. Escolhi pq acho que eles atenderão às minhas necessidades. Antes de fechar o negócio pesquisei muito sobre o assunto, enchi o saco do Marcel com diversas perguntas e acabei optando por esse modelo, desse fabricante. Devido inclusive ao fator custo-benefício(que no meu caso foi muito relevante).
    O que pode ser muito útil para uns pode não ser tanto para outros.
    A escolha vai depender do uso que cada um quer fazer do seu 4X4.

    []'s
    Pinhal

  • #10

    Pneus + Pneus - Leitão

    PessoALL,

    O melhor pneu para asfalto é o pneu careca...


    ... até cair a primeira gota de chuva.


    Até na terra seca em rallye de velocidade ... descobrí que pneus mais lisos tipo ST são muito superiores aos AT's e Mud's e outros mais agressivos... hoje em dia só uso ST bem lisos... para velocidade em dia seco.

    Odeio este tipo de classificação 20/80... 30/70 e principalmente 50/50... acho leviana, feita por quem não entende...

    Quem começa a querer conciliar pneu de chuva + pneus lameiro + pneu silencioso + pneu durável + pneu macio + pneu agressivo + pneu bonito etc... deve ser louco ... ou ingênuo...

    A verdade é nua e crua... se vc quer o melhor pneu... é melhor perguntar : melhor prá que?

    Quem tem um 4x4 e quer usá-lo para brincar de off road no final de semana precisa de um pneu lameiro... se vc vai usa-lo no dia a dia tb depende de questões pessoais e do bolso.

    Se vc tem um 4x4 e não pretende usá-lo para brincar então o melhor é usar um pneu liso mesmo... bom no asfalto seco e molhado, silencioso, durável, barato e bom na terra seca tb... quem não procura raramente achará um obstáculo que precise de 4x4 + pneu lameiro... atoleiros ocasionais em estradas normais são geralmente facilmente transpostos com 4x4 + pneus normais...

    Quem tem um 4x4 e além de brincar no final de semana tb quer fazer uns raids... o melhor é 2 tipos de pneus um liso e outro lameiro. Quanto mais competitivo vc for mais jogos diferentes de pneus vc irá precisar. Se vc escolher uma modalidade específica de off road vc irá precisar de um pneu específico.

    Quem tem um 4x4 só para brincar e encarreta o jipe para as provas e trilhas poderá usar um pneu super agressivo.

    O importante e vcs entenderem a lógica do negócio...

    As opções vão mudando com o tempo... alguns anos atrás no Transparaná quem queria ganhar em dias com chuva tinha que usar os Fronteira... hoje em dia é o Cross. Em dias secos os Mud davam e ainda dão conta.

    O Candango já foi a melhor opção para um Jeep Willys, depois vieram os Argentinos Firestone e Fate... tem muita gente ainda fã destes pneus e do Fronteira...

    Hoje já existem pneus radiais agressivos que muitas vantagens sobre os diagonais argentinos...

    Raids, expedições... não há porque usar pneus diagonais...

    MAs aí aparece o Trial... pedras, trihas pesadíssimas com muitas pedras... os pneus diagonais, muito resistentes voltam a baila...

    Pneus largos super largos... antigamento os antigos falavam que pneu bom de lama é pneu fino... vê se pode...

    Eu acho que o melhor teste para um pneu lameiro é o Telégrafo... queria ver Cross vs 3K vs Irok vs Fronteira vs Mudzilla vs SSwampers lá no telégrafo... seria fantástico.

    Já no Trial, nas rochas, tenho um playground aqui em Barbacena, que um dia será sede de um Endurance e poderemos realmente avaliar os pneus nas rochas lisas e firmes.


    Abraços pneumáticos,

  • #11
    Concordo com o Leitao e reafirmo oq já tinha dito antes:

    Pneus off-road existem de varios tipos, formatos, preços, tamanhos e etc...

    Vai da pessoa analizar na hora de comprar oq realmente supre as suas necessidades e avaliar os "efeitos colaterais".

    Ng compra um 3k se preucupando no ruido que ele vai fazer no asfalto ou como vai ser sua estabilidade no asfalto, mas sim pensando no seu desempenho no barro. Assim como ng compra um AT pensando que é ótimo na lama....

    Só acho que não cabe ficar aqui no fórum ficar falando mal de empresas que existem só pra fortalecer o off-road nacional.

    Abraços
    Carlo I. Neto
    Rica Aventura Expedições e Treinamentos 4x4
    www.ricaaventura.com.br

  • #12
    A tração de um pneu é dada pela perpendicularidade dos gomos em relação ao sentido de rotação do pneu, espaçamento entre os blocos, profundidade do sulco, repetitibilidade e para diminuição de galope e rumor respeita-se a existência de sempre 1 ponto ou mais de 1 ponto em contato com o solo.
    Deixa ver se eu entendi?
    Um pneu slick não tem tração nenhuma! é isso?...
    O que define o status off ou on-road de um pneu é:
    Estrutura
    A estrutura influência, mas não define nada.
    Capacidade de pressão e carga da estrutura
    Só vai definir se o pneu pode suportar mais carga ou não, tanto faz se é on ou off-road.
    Profundidade e espaçamento do sulco`
    Disposição dos blocos
    Não vale sempre não... bom pneus para areia devem ter pouco ou nenhum sulco e mesmo assim podem ser 100% off-road
    Índice de velocidade
    Não quer dizer nada não.
    Tem pneu 100% off-road de índice Q ou maior, ou seja, máxima de 160 km/h ou maior.
    E tem pneu 100 on-road de índice M, ou máxima de 130 km/h.
    Prezado Wallace, vc deveria guardar os seus comentários para os assuntos que vc tenha maiores informações ou conhecimento, o que pelo jeito não se reflete à recapagem de pneus.
    Estou falando de recapagem! Não.
    Estou falando de pneus.
    E não são comentários como você quer que transpareça para os outros.
    São informações de quem tem conhecimento e formação acadêmica universitária para tal, pois como Engenheiro Mecânico Automobilístico estudei na faculdade, em outros cursos e afins sobre pneus. Além aplicações práticas em competições automobilísticas das mais variadas.

    Lamentável sua atitude agressiva sem motivo.

    Se você eventualmente desconhece os fatores mais importantes levados em consideração quando do projeto e desenvolvimento de um pneu on-road poderia considerar em não comentar e principalmente não errar ao afirmar que alguém escreveu algo errado quando não o fez.

    Se você conhece recapagem e tem conhecimento para fazer pneus agressivos para algumas situações típicas do off-road, parabéns, siga em frente e desenvolva produtos cada vez melhores.

    Mas agredir alguém sem motivo e com informações errôneas acho que só lhe prejudicam.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade