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Tópico: Pneus: AT x MUD

  • #13

    Re: peræ...




    Citação Postado originalmente por monge
    Fala Gente....
    Peræ.. eu já li em algum lugar que pneu mud na chuva é bom pois proporciona maior vazão de água, dificultando a aquaplanagem...
    Também já li sobre isso... Acho que o escoamento de água é realmente melhor num MUD, reduzindo a aquaplanagem. Em compensação, a área de contato do pneu com o solo é bem menor, reduzindo a capacidade de frenagem...

    Daniel
    T4d01

  • #14
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Oi Pessoal,
    Uso os MT/R na Cherokee e não troco por nenhum outro tipo.
    São muito bons no asfalto e duram muito.
    Wallace,
    Comprei o carro há pouco tempo, com pneus de asfalto (70/30). Estou pensando em trocá-los por MUDs, para começar a brincar...
    Os MT/R são muito melhores que os BF MUD, inclusive no asfalto?
    Tenho pesquisado uma diferença de +/- L$90 entre os MT/R e os MUD (BF ou Pirelli). Há uma grande diferença entre eles, que valha a pena pagar a diferença pelos MT/R?

    Valeu!
    Daniel
    T4d01

  • #15
    Oi Daniel,

    Nunca usei BF.
    Mas o MT/R tem um composto especial de borracha e é um pneu muito resistente.
    Eu ficaria com os MT/R, mas sabemos que os BF duram muito, mas acho que são piores na lama (os BF).
    Não posso garantir que um MT/R dura mais ou tanto quando um BF, mas deve durar bem mais que os Graber.
    Eu acho que o MT/R é mais pneu.
    Mas certamente o BF tem um custo baixo garantido pela longa duração que já conhecemos.
    Eu estou apostando (e torcendo) para os MT/R durarem tanto quando os BF, ai sim ele vai provar que é muito mais pneu que os BF em todos os sentidos.
    Pirelli... não conhece a fama dos pirellis... laterais fracas.

  • #16
    Os MUD´s possuem os gomos de borracha muito afastados uns dos outros, ajuda no escoamento da lama e do barro mais proporciona menor aderencia no asfalto, principalmente em pista molhada. É provavel tb que o composto de borracha dos MUD seja diferente, borracha mais macia talvez.... afinal é (vendido como) 100% off road.

    Vc's lembram daquele pneu Aquatred (sera que é esse nome?) da Goodyear ? Tinha um desenho legal e Goodyear destacava seu "poder" de escoamento de agua em pista molhada.... Acho que nem é mais fabricado. Já imaginou um pneu 35" com aquele desenho?

    Abraços,

  • #17
    Rafael,

    Ia ficar muito bom...

    Pra passar em poças de água gigantes... hehehe...

    []'s de kichute no moiado tb...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #18
    Usuário Avatar de marco cruz
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    Ae cunhado,
    Larga a mão de frescura, faz logo um lift e bota BF 33!!!
    O modelo KM da BF tem lateral reforçada e um desenho junto à roda que impede o destalonamento, além dos gomos laterais.
    Não troco o BF pelos MT/R (sem querer brigar com o Wallace).
    rgds

  • #19
    Rafa, porque um pneu MUD teria borracha mais macia?
    Não esqueça que 100 % off-road significa mais pedras, principalmente pedras afiadas.

  • #20
    Usuário Avatar de NeRo
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    Re: peræ...

    Citação Postado originalmente por monge
    eu já li em algum lugar que pneu mud na chuva é bom pois proporciona maior vazão de água, dificultando a aquaplanagem...
    Fala Monge!
    Pinga aí Daniel!

    Em primeiro lugar: Aquaplanar? A quantos por hora vocês estão pensando em dirigir na chuva com Muds?

    Aquaplanagem é diferente de aderência e, nesse caso não tem a ver com escoamento.
    Muds tem pouco contato com o solo, logo não deve aquaplanar mesmo, mas justamente por esse pouco contato a aderência dele é ruim na chuva.

    Vamos pensar na sequinte analogia... para carros de rua... o pessoal adora meter pneu largo e de perfil baixo, certo? Pneus largos são muito mais fáceis de aquaplanar do que finos. Por quê os finos "cortam" a camada de água no solo diferente dos largos que tenderão a "planar"...
    Mas o pneu largo melhora a aderência, sem dúvida, justamente pela maior área de atrito.

    Se, realmente, for difícil aquaplanar com Muds, é pq os gomos "furam" a camada de água... mas não a "escoam". A escoam devido ao movimento do pneu mas daí a dizer que o processo é eficiente

    []s
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #21
    Oi Wallace, pelo menos visualmente é essa impressão que eu tenho, talvez seja pelo tamanho dos gomos e pelo conforto que proporciona na Band, mas pensando por este lado (trilha, pedra) deve ser uma borracha mais dura mesmo ....

    Abraços,

  • #22

    Re: peræ...

    Fala aí, Nero!
    Citação Postado originalmente por NeRo
    Se, realmente, for difícil aquaplanar com Muds, é pq os gomos "furam" a camada de água... mas não a "escoam". A escoam devido ao movimento do pneu mas daí a dizer que o processo é eficiente
    O que eu quis dizer com "escoamento" é o que vc explicou (melhor) na sua msg . Talvez eu tenho usado a palavra errada. Concordo que o processo não é mais "eficiente"...

    Citação Postado originalmente por NeRo
    Em primeiro lugar: Aquaplanar? A quantos por hora vocês estão pensando em dirigir na chuva com Muds?
    Penso em trocar os meus atuais 70 on, por MUDs e ainda poder rodar a uns 80Km/h na chuva. Nos atuais já sinto uma certa facilidade em aquaplanar. Apesar de isto levar em conta diversos fatores, como o próprio carro, braço, largura dos pneus, etc., acho que os MUD não seriam piores neste aspecto.

    []s
    Daniel

  • #23
    Usuário Avatar de Nando
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    Caramba, pq esse medo todo de aquaplanagem?????

    A maioria dos acidentes desse tipo são em função da inexperiência dos condutores em lidar com essa situação, percebem que perderam o controle e metem o pé no freio, ai fu$deu. É só tirar o pé do acelerador que tudo volta ao normal. Isso aconteceu varia vezes comigo, e vou confessar que na maioria foi com carros normais, e não com os BFs Ats que sempre usei, e outra, sempre em retasm nunca em uma curva.

    O problema dos MTs são aderência, como ja foi dito aqui, derrapagens, curvas, ultrapassagens, retomadas, freiadas etc. Ai que mora o grande perigo, aquaplanagem é fichinha perto de uma derrapada na Dutra. Esse é o motivo que reluto em usar MTs na Cabra.

    ( )s

  • #24
    Usuário Avatar de NeRo
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    Re: peræ...

    Citação Postado originalmente por Daniel Gabrielli
    Penso em trocar os meus atuais 70 on, por MUDs e ainda poder rodar a uns 80Km/h na chuva. Nos atuais já sinto uma certa facilidade em aquaplanar. Apesar de isto levar em conta diversos fatores, como o próprio carro, braço, largura dos pneus, etc., acho que os MUD não seriam piores neste aspecto.
    Grande Daniel! Beleza Velho!
    A velocidade eu não sei dizer, vai do braço! E o meu não anda muito bom não
    Tomando o cuidado da chuva, eu acho que vale a pena sim, a não ser que você pegue muita praia, onde o melhor é AT mesmo.
    No Engesa, na chuva, qualquer pneu é uma bosta! Com aquele puta tambor atrás o único jeito dele não escorregar é parado! mas já tô resolvendo isso!
    Você reparou que o pessoal anda falando muito dos Goodyear né? Eu tô curioso com eles

    Abração cara!
    NeRo
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

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