Postado originalmente por
Trotta.79
Essa conversa de qual é o melhor óleo é antiga. E quase sempre é sem nenhuma fudamentação cientifica. Acreditamos numa marca ou tipo de óleo porque alguem recomendou ou porque nunca tivemos problemas com ele. Mas acho que é isso mesmo, o bom óleo é aquele que cumpre seu papel e não nos dá problema.
Mas há alguma coisa além disso? Existe o óleo que além de ser bom chega a ser ótimo ou excelente? E tem alguma vantagem no óleo ser excelente? Não tenham dúvida que sim. Neste tópico estamos tratando de recomendações API-CI e alguns óleos já pularam do "I" para o "J", "K", "L" e já chegaram no "L plus". Isso mesmo o TOP dos TOPs é o MOBIL DELVAC 1 5W-40 que é API-CL plus, logo após ele vem o RIMULA R6M 10W-40 API-CL. Claro, eles são 100% sintéticos.
Pensava, como a maioria, que era bobagem usar óleo sintético pois era só trocar o óleo mineral a cada 5000 km e tava tudo ótimo. Até que passei a usar o MOBIL 1 em um Astra turbo que tinha e fiquei muito surpreso com desempenho: Ele passou de 5km/l para 6km/l, no álcool. Um amigo de trabalho, que é super pão duro, ficou sabendo e esperimentou: O classe A dele passou de 12,5 para 14km/l no trajeto que ele normalmente fazia.
Na minha XTERRA, que fazia em média 9km/l, ela passou a 10km/l (cidade/estrada). Imaginamos que a única vantagem do sintético é poder trocar com maior quilometragem, terrível ingano! Ele reduz drasticamente o atrito dentro do motor, praticamente não oxida devido ao calor e mantem suas propriedades mesmo próximo da troca.
O único problema desses óleos é o preço, o MOBIL DELVAC 1 tá 56,00 o litro. Para um motor MWM de 8 litros são 448+filtro=500,00, muito amargo. É isso, dei minha contribuição, valeu.