Vamos lá.Existem somente dois tipos de conserto: A quente, onde a vulcanização (podemos chamar vulgarmente de união) da borracha se dá por temperatura e pressão, e a frio, onde a vulcanização se dá através de uma reação química. O conserto a quente consiste em se aplicar um manchão sobre a área danificada do pneu. Esta área deve ser previamente tratada, retirando-se toda a borracha e cabos afetados pelo dano. O manchão possui cabos têxteis em sua estrutura interna que substituem os cabos da lona carcaça e das lonas de topo que se romperam. Para aplicação do manchão, como a vulcanização se dará por calor e pressão, é necessário utilizar uma máquina chamada autoclave que aquece todo o pneu de forma homogênea e possui um envelope que dá uma pressão também uniforme sobre toda a superfície do pneu, tanto internamente quanto externamente. Este processo é recomendado para reparos em pneus maiores que 8 mm de diâmetro e só é encontrado em empresas que fazem recauchutagem de pneus, com raras exceções. O conserto a frio consiste em se aplicar um plug de borracha na área danificada do pneu. Este plug está disponível em três tamanhos diferentes: 3 mm, 6 mm e 8 mm. O de 3 mm é recomendado para pneus de motocicletas, o de 6 mm para carros de passeio e caminhonetes pequenas e médias e o de 8 mm para as grandes caminhonetes, caminhões e ônibus. Este plug é constituído de uma base de borracha solidária a um tarugo. Ele deve ser aplicado de dentro para fora do pneu, em um furo previamente tratado através de uma fresa e toda a área deve ser limpa com uma pedra abrasiva. Toda a região deve ser coberta com uma cola especial, chamada cimento vulcanizante, que fará a reação química com o plug. Como é uma vulcanização química, é importante que a cola e o plug não estejam contaminados por gordura (não se pode tocar com a mão) nem com poeira. É imprescindível que sejam da mesma marca e também deve-se observar atentamente o prazo de validade, pois em geral este prazo é muito pequeno (6 meses). Este conserto é mais usual e está disponível em todos os revendedores autorizados de pneus de marcas reconhecidas no mercado. Quanto ao reparo da câmara de ar, é um processo a frio. Existem pequenas plaquetas que se aplicam diretamente à câmara, após a limpeza da mesma com a pedra abrasiva, com a cola da mesma marca que a plaqueta. Também é importante verificar a data de validade da cola. Qualquer coisa fora destes dois métodos, conforme descrito acima, não é recomendado e não dará ao pneu a mesma segurança e garantia que tinha antes do dano. O macarrão, por exemplo, só deve ser usado como uma emergência, até se chegar a um local onde se possa fazer uma reparação como a descrita acima. Um pedaço de borracha crua que é aplicado sobre um corte em um pneu sem nenhum tratamento e colado através de uma pequena máquina que só aquece uma pequena região do pneu não deve ser usado nunca porque danifica irremediavelmente o pneu e sua estrutura. Sei bem que só encontramos isto nas nossas borracharias, mas sem a concientização das pessoas jamais conseguiremos mudar esta situação.
Abraços e saudações trilheiras!
Flávio