Na verdade, existem curvas gráficas de pressão para cada desenho de pneu, onde, baseado em testes de laboratório, se determina a flexão da carcaça sob uma carga específica a uma velocidade determinada.
Este gráfico é construído assim: no projeto do pneu, um dos fatores determinantes é a flexão máxima que a carcaça pode suportar. Considerando este dado como limite, aplicamos cargas diferenciadas e variamos a velocidade, construindo o gráfico de pressões com os dados obtidos.
Fazendo as extrapolações e interpolações nestes dados, chegamos à pressão ideal para manter a flexão da carcaça dentro dos níveis aceitáveis para as diversas velocidades e as várias cargas a que o pneu pode ser submetido.
A partir daí, verificamos qual seria a pressão média a recomendar para abranger a situação mais crítica de peso e velocidade sem comprometer a utilização com o mínimo de peso possível que o pneu pode ser submetido. Por isto, este estudo é feito para cada tipo de veículo em conjunto com o fabricante do veículo.
Pneu parece uma coisa simples, mas na verdade não é assim.
Abs e saudações trilheiras!
Flávio