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Principais dúvidas sobre REPROGRAMAÇÃO e CHIP de veículos a diesel.

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  • 28/02/2017, 08:16
    Eduardo Alemão
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Eduardo,

    Parabéns. Depois poste suas impressões a respeito do comportamento da Ranger.

    Abraço,

    Miranda



    Valeu Miranda

    Só rodei 100km até agora e hoje ainda preciso "preencher" o escapamento onde ficava a DPF pra finalizar o serviço.

    Uma coisa, porém, já me surpreendeu positivamente: o consumo da camioneta melhorou!

    Depois mando mais impressões.

    abz
  • 15/03/2017, 15:40
    Eduardo Alemão
    1 Anexo(s)
    Então,

    Feita a reprogramação da Ranger 3.2 cabine simples 2013, com retirada do filtro DPF, desligamento da válvula EGR, remoção do limitador eletrônico de velocidade e redução do atraso do acelerador eletrônico.

    A camioneta estava com 90.000km e eu havia enfrentado alguns problemas com ela nos últimos meses: retomada lenta, falhas com motor frio, carro "xoxo". A gota d'água foi falha geral subindo uma serra aqui no RS, quando precisei guinchar a camioneta.... Fiz limpeza de bicos, regeneração de DPF, troca de filtros, limpeza do catalisador e troca do sensor de temperatura do mesmo, além de trocar o intercooler que tava quebrado. Melhorou geral, mas não resolveu.

    Buenas, graças ao pessoal do forum, em especial ao Imperador! e ao Miranda_MG, decidi que a reprogramação seria o caminho a seguir.

    Escolhi uma empresa em Passo Fundo RS (filial da original, com sede no MS) e me toquei prá lá. Pra minha supresa foi um procedimento relativamente rápido e prova de falhas. Deu tudo certo e em aproximadamente 3 horas saí de lá com outro carro!

    Voltando pela RS-324 a primeira supresa: o computador mostrava consumo médio de 12 a 13km/l, sendo que antes não passava de 11km/l ! O "lag" do acelarador praticamente sumiu (o técnico afirmou que seria algo como 80%), e portanto as retomadas ficaram muito mais ágeis, sem susto. O motor, que já era rápido, ficou um monstrinho ainda que esse nem fosse o objetivo. Camionete voa, se quiser! De modo geral ficou bem melhor de dirigir. Antes era um carro cansativo, travado, difícil até explicar.

    No lugar do DPF coloquei um cano reto.

    Semana passada, 3.000km depois, coloquei a camioneta a prova com aproximadamente 1.000kg (700 litros mais as tralhas todas) de chopp artesanal na caçamba e fui pra Blumenau (foto abaixo). 450km no total sendo um bom trecho de serra em estrada de terra, coisa de uns 50km. Melhor impossível: torque monstro, camioneta no chão pelo peso no eixo traseiro, uma belezura de viagem!

    Então assim: fica minha recomendação usando as palavras do Imperador! : Reprograme e seja feliz!

    abz


    Anexo 544882
  • 15/03/2017, 17:22
    Miranda_MG
    Eduardo,

    E imagino que seu arrependimento em relação seja exatamente igual ao meu: "por que não fiz isso antes?". ;-)

    Agora é só curtir.

    Abraço,

    Miranda
  • 15/03/2017, 18:12
    Eduardo Alemão
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Eduardo,

    E imagino que seu arrependimento em relação seja exatamente igual ao meu: "por que não fiz isso antes?". ;-)

    Agora é só curtir.

    Abraço,

    Miranda



    Desse jeito mesmo!

    Mas viva o forum. Maior parte do tempo os caras vem aqui pra resolver problemas (jamais elogiar) e comigo não foi diferente. Tava facero com a camioneta até começar a me incomodar.... aí futrica daqui, futrica de lá e essa solução caiu como uma luva pra mim.

    Até me animei a crescer um pouco os pneus depois dessa :D
  • 15/03/2017, 18:35
    Miranda_MG
    *em relação à reprogramação...

    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Eduardo,

    E imagino que seu arrependimento em relação seja exatamente igual ao meu: "por que não fiz isso antes?". ;-)

    Agora é só curtir.

    Abraço,

    Miranda

  • 16/03/2017, 07:47
    Imperador!
    É isso aí, galera!
    Estamos aqui no fórum pra se ajudar. Sempre gosto de iniciar tópicos que podem ajudar várias pessoas, porque, além de útil, permite que não sejam feitas 10001 postagens repetidas em 50.000 tópicos diferentes.

    Abraços!
  • 09/05/2017, 08:26
    Debro
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Então,

    Feita a reprogramação da Ranger 3.2 cabine simples 2013, com retirada do filtro DPF, desligamento da válvula EGR, remoção do limitador eletrônico de velocidade e redução do atraso do acelerador eletrônico.

    A camioneta estava com 90.000km e eu havia enfrentado alguns problemas com ela nos últimos meses: retomada lenta, falhas com motor frio, carro "xoxo". A gota d'água foi falha geral subindo uma serra aqui no RS, quando precisei guinchar a camioneta.... Fiz limpeza de bicos, regeneração de DPF, troca de filtros, limpeza do catalisador e troca do sensor de temperatura do mesmo, além de trocar o intercooler que tava quebrado. Melhorou geral, mas não resolveu.

    Buenas, graças ao pessoal do forum, em especial ao Imperador! e ao Miranda_MG, decidi que a reprogramação seria o caminho a seguir.

    Escolhi uma empresa em Passo Fundo RS (filial da original, com sede no MS) e me toquei prá lá. Pra minha supresa foi um procedimento relativamente rápido e prova de falhas. Deu tudo certo e em aproximadamente 3 horas saí de lá com outro carro!

    Voltando pela RS-324 a primeira supresa: o computador mostrava consumo médio de 12 a 13km/l, sendo que antes não passava de 11km/l ! O "lag" do acelarador praticamente sumiu (o técnico afirmou que seria algo como 80%), e portanto as retomadas ficaram muito mais ágeis, sem susto. O motor, que já era rápido, ficou um monstrinho ainda que esse nem fosse o objetivo. Camionete voa, se quiser! De modo geral ficou bem melhor de dirigir. Antes era um carro cansativo, travado, difícil até explicar.

    No lugar do DPF coloquei um cano reto.

    Semana passada, 3.000km depois, coloquei a camioneta a prova com aproximadamente 1.000kg (700 litros mais as tralhas todas) de chopp artesanal na caçamba e fui pra Blumenau (foto abaixo). 450km no total sendo um bom trecho de serra em estrada de terra, coisa de uns 50km. Melhor impossível: torque monstro, camioneta no chão pelo peso no eixo traseiro, uma belezura de viagem!

    Então assim: fica minha recomendação usando as palavras do Imperador! : Reprograme e seja feliz!

    abz


    Anexo 544882

    Bom dia, Eduardo!

    Obrigado por compartilhar!

    Quanto gastou? Pode me enviar o contato da empresa em Passo Fundo?

    Abraço,

    Debro
  • 09/05/2017, 09:33
    Eduardo Alemão
    Citação:

    Postado originalmente por Debro Ver Post
    Bom dia, Eduardo!

    Obrigado por compartilhar!

    Quanto gastou? Pode me enviar o contato da empresa em Passo Fundo?

    Abraço,

    Debro



    Queria mandar por mensagem privada mas vi que tu não está habilitado a recebe-las ainda.

    Então segue:

    Strike Brasil Passo Fundo
    (55) 9735-6777

    Os caras usam bastante o Facebook também:

    Strike Brasil - Passo Fundo RS - Pagina inicial | Facebook

    Valor creio que depende de caso a caso. Vê com eles como seria pro teu carro.

    abz
  • 09/05/2017, 09:44
    Debro
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Queria mandar por mensagem privada mas vi que tu não está habilitado a recebe-las ainda.

    Então segue:

    Strike Brasil Passo Fundo
    (55) 9735-6777

    Os caras usam bastante o Facebook também:

    Strike Brasil - Passo Fundo RS - Pagina inicial | Facebook

    Valor creio que depende de caso a caso. Vê com eles como seria pro teu carro.

    abz

    Obrigado, Eduardo!

    Abração,

    Debro
  • 09/05/2017, 15:55
    Nelsoncbb
    Pessoal, boa tarde! Estou em vistas de comprar um outlander gt 2012, e como não tem (pelo menos não achei na pesquisa) tópico específico de remap para gasolina, pergunto por aqui: alguém tem boas referências de loja em GO ou DF para remap dela? Sempre ouvi falar bem da reiko, além dela tem mais alguma de Confiança e um pouco mais em conta? Abraços!
  • 16/05/2017, 10:04
    paulorl
    Tópico muito legal, pena que só vi ele hoje!! Comprei uma ranger 2013 já com dpf entupido...

    Cheguei a cogitar o dpf delete, preço de 2,4k, acredito que só pela reprogramação pois acabei não levando a conversa muito adiante. Enfim, resolvi dar uma "chance" ao dpf, e levei na css porém os caras vieram com conversas e não conseguiram fazer a limpeza, mas na relidade nem tentaram, disseram que teriam que fazer a limpeza em bancada mas sequer tiraram o dpf, atestei isso quando cheguei em casa pois não havia nem marca de ferramenta nos parafusos enferrujados, o barro continuava no mesmo local, e o fio de um dos sensores de temperatura, que estava enrolado em outro cabo, continuou do mesmo modo... Css queria empurrar turbina nova, bico injetor novo.... Sem comentários! Tirei de lá e levei para uma oficina muito boa com 25 anos de existência, onde ainda estou aguardando noticias sobre a manutenção! Os caras iriam fazer uma "retrolavagem" no filtro, ou seja, limpar de trás para frente, pois segundo o mecanico, as oficinas costumam injetar produtos de limpeza na entrada do dpf, específicos para diluir a sujeira presa, mas essa sujeira diluida acaba indo pra dentro do elemento, reduzindo a vida util do mesmo. Pelo que ele disse, a sujeira não deve entrar (diluida ou não), mas sim sair, por isso eles fazem a limpeza no sentido inverso, que é para expulsar a sujeira que ainda não entrou, e também limpar o elemento. Sei lá se isso é certo ou não, se foi papo ou não, mas o cara me passou confiança e resolvi fazer! Resumo da ópera, essa limpeza vai custar 700 pilas, mais a revisão de outros itens que pedi para fazerem... Estou torcendo para que não tenha nenhuma peça mais cara para ser trocada!

    De qualquer forma, se voltar a dar problema, me sinto mais seguro para fazer o dpf delete. Se eu precisar fazer, irei fazer como o Eduardo fez, tirar o dpf original e colocar um cano no lugar, pois caso volte a ter as vistorias, eu mesmo posso trocar o cano aberto pelo dpf antigo.

    Estou torcendo para que minha manutenção dê certo, afinal tem muita gente com problema de DPF mas também tem muita gente que diz que não teve problemas, ou se teve foi uma vez ou outra, por conta de diesel batizado! Espero estar nessa turma que não tem problemas!! :)

    Vou acompanhar o tópico a partir de agora! :computador:

    []s
  • 16/05/2017, 15:03
    Miranda_MG
    Paulo,

    Boa tarde. Chamou-me a atenção no seu relato o fio de um dos sensores de temperatura que estava enrolado, como você disse. Ele está solto? Não está ligado ao sensor?

    Abraço,

    Miranda

    Citação:

    Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Tópico muito legal, pena que só vi ele hoje!! Comprei uma ranger 2013 já com dpf entupido...

    Cheguei a cogitar o dpf delete, preço de 2,4k, acredito que só pela reprogramação pois acabei não levando a conversa muito adiante. Enfim, resolvi dar uma "chance" ao dpf, e levei na css porém os caras vieram com conversas e não conseguiram fazer a limpeza, mas na relidade nem tentaram, disseram que teriam que fazer a limpeza em bancada mas sequer tiraram o dpf, atestei isso quando cheguei em casa pois não havia nem marca de ferramenta nos parafusos enferrujados, o barro continuava no mesmo local, e o fio de um dos sensores de temperatura, que estava enrolado em outro cabo, continuou do mesmo modo... Css queria empurrar turbina nova, bico injetor novo.... Sem comentários! Tirei de lá e levei para uma oficina muito boa com 25 anos de existência, onde ainda estou aguardando noticias sobre a manutenção! Os caras iriam fazer uma "retrolavagem" no filtro, ou seja, limpar de trás para frente, pois segundo o mecanico, as oficinas costumam injetar produtos de limpeza na entrada do dpf, específicos para diluir a sujeira presa, mas essa sujeira diluida acaba indo pra dentro do elemento, reduzindo a vida util do mesmo. Pelo que ele disse, a sujeira não deve entrar (diluida ou não), mas sim sair, por isso eles fazem a limpeza no sentido inverso, que é para expulsar a sujeira que ainda não entrou, e também limpar o elemento. Sei lá se isso é certo ou não, se foi papo ou não, mas o cara me passou confiança e resolvi fazer! Resumo da ópera, essa limpeza vai custar 700 pilas, mais a revisão de outros itens que pedi para fazerem... Estou torcendo para que não tenha nenhuma peça mais cara para ser trocada!

    De qualquer forma, se voltar a dar problema, me sinto mais seguro para fazer o dpf delete. Se eu precisar fazer, irei fazer como o Eduardo fez, tirar o dpf original e colocar um cano no lugar, pois caso volte a ter as vistorias, eu mesmo posso trocar o cano aberto pelo dpf antigo.

    Estou torcendo para que minha manutenção dê certo, afinal tem muita gente com problema de DPF mas também tem muita gente que diz que não teve problemas, ou se teve foi uma vez ou outra, por conta de diesel batizado! Espero estar nessa turma que não tem problemas!! :)

    Vou acompanhar o tópico a partir de agora! :computador:

    []s

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