Citação:
Postado originalmente por NeRo
Versão Imprimível
Citação:
Postado originalmente por NeRo
Leo, liguei pra fábrica, falei com o Ivan, ele pediu para que eu encaminhasse os cintos para análise, você pode enviá-los pra mim?
Samukanvas,
Concordo com tudo que você falou sobre cintos, mas da maneira enfática que você falou sobre manutenção e etc, quase como se fosse culpa do usuário pelo cinto ter estourado (sei que você não quis dizer isso), acredito que você nunca tenha visto um cinto da willtec, É UM LIXO, nem que o vendedor jurasse que o cinto aguenta o tranco eu arriscaria. Quando vi um desses na barraca do portugues lá em brusque, falei para o funcionário que eles não deveriam vender aquele produto. Não dá nem para tentar fazer uma comparação com cintos Huzzi, que como um colega já cintou acima, fabrica para muitas montadoras. Em tempo, o cinto da Belt Car, apesar de boa aparência, não me inspira confiança, pois três unidades que usei apresentaram defeito na trava (não destravava) em menos de seis meses de uso. Reclamei na fábrica e me disseram que foi defeito no lote ( a desculpa de sempre) e me devolveram todo o dinheiro.
[ ]s.
Hudson,Citação:
Postado originalmente por Hudson Buck
A primeira avaliação que a gente faz é a visual. Se o negócio não cheira bem, nem adianta perguntar o preço. Se perguntar vc compra. Compra porque como é uma bosta, o negócio é baixar o preço e vender. O que falei foi um apanhado geral. Se o cinto é sabelt, sparco, momo, huzzi, pt-380 etc... eu não sei, mas é um básico de como se conservar o cinto. E hudson, eu tenho certeza que 99% de quem tem cinto 4p nunca fez isso....
No caso da wiltec, eu não conheço o produto e não sei como ele funciona nem suas especificações. Especificações são muito importantes. E algumas vezes as aparências enganam. Muitos cintos de corrida (ou off-road) parecem ser frágeis, mas sua especificação os fez serem homologados pela CBA. E a CBA serve pra isso. Eles conferem toda a especificação do cinto e entendem do assunto pra leigos como a gente não ter que se preocupar quando vai comprar um cinto. E nem entender da física dos cintos de segurança pra saber a carga que os 4p aguentam. Por isso eu acho que a taxa pela carteirinha da CBA tá barata (200 pro pessoal do off-road. Se fosse do asfalto seria 660). Mas existem cintos não homologados que são muito bons (importados).
O que é preciso ser entendido é que devemos analisar antes de detonar uma marca. Se o cinto é ruim.... é ruim porque? se o cinto quebrou.... quebrou porque? se o cinto não é homologado.... não é homologado porque? Num é chegar e falar que não presta porque arrebentou. Se lembra do caso das explorer que capotavam? O problema era o carro ou o pneu?
Teve um acidente em uma corrida de turismo que um cinto arrebentou e eu estava presente. O piloto não sofreu muito (só pegou o joelho no lado que arrebentou). Mas o cinto era homologado e tava dentro da validade (só corre se estiver tudo nos padrões CBA). O que ocorreu foi a manutenção mal feita. Por isso eu disse da possibilidade, antes de julgarmos a marca, da manutenção por mais simples que seja, não ter sido feita.
Nós temos mania de julgar antes de apurar os fatos. Alguns tópicos desse fórum são assim....
Boa idéiaCitação:
Postado originalmente por Loras
Inclusive, se a UBROC for filiada a CBA - Conf. Bras. de Automobilismo com certeza eles tem o parâmentro e critério dos cintos de segurança, sei que o pessoal da CBA tem as marcas homologadas (na falta de critério no Brasil segue-se os critérios do exterior (NHRA/NTSB/etc), mas nunca se tem algum equipo se segurança sem critério).
Poderia alguem entrar em contato com a UBROC/CBA e ver essa questão.
valeu
Nero,
Você disse que esse cinto era uma merda mesmo, por isso não ia me emprestar pro trial. Só não entendi porque vcê deu pro Leo.
Acho que a assinatura do Leo é válida, afinal, foi um homônimo seu quem incendiou Roma. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Samukanvas,
Acho que a discussão aqui não é nem sobre a validade e sim sobre a qualidade, pois mesmo não respeitando as recomendções, o Nylon não deveria quebrar, pois deveria ser reforçado, pois é um equipamento de segurança indicado pro off-road, logo, as situações em que ele será utilizado deveriam ser previstas.
Tem muito equipamento por aí, bonitinho, mas muuuuuuuuuuuuuuuito vagabundo.
Farol que não ilumina, capota que não veda, gasolina que queima mal, freio que não segura e cinto que te não abre.
[]'s felizes pelo Leo e o Adriano não terem sofrido nada seria menos dois palhaços na face da Terra
Bem dito... É por isso que estou pedindo os cintos para ir à fabrica analisar.Citação:
Postado originalmente por samukanvas
Eu também estou levando algumas coisas na brincadeira... :mrgreen:Citação:
Postado originalmente por escoria
Mas no fundo, não vou dormir direito enquanto não resolver isso.
Fico aqui pensando: baralho... não tomou mais sol, pó ou chuva que outro carro sofreria. Ficou guardado numa sacola, em um armário que não continha nenhum solvente volátil, ou algo do tipo.
Eu não consigo me conformar. :evil:
Nero,
Desencana!!!
Acho que deve levar o cinto no fabricante para apurar, mas acho que eles vão te dar um monte de desculpas esfarrapadas.
Quanto a tentar matar o Leo, desencana, todos sabemos que o Leo é IMORTAL, portanto, você não poderia estar tentando fazer isso.
As coisas que você está levando na brincadeira incluem, espero, as minhas considerações sobre o caso, pois a sacanagem não era (só) com você, mas com o Marcel, o Leo e o Adriano também (estou desenhando porque tem um pessoal meio lerdinho no fórum)
[]'s
Samukanvas,
COnheço o cinto, sei que é uma merda e disse isso pro Nero antes de ele me dar, mas melhor com ele do que sem ele e como na época tava sem grana pra comprar um de qualidade aceitei.
Antes do capotamento tinha sido alertado pelo Gilvan e pelo André do cinto, que pra nossas bandas tem alguns casos parecidos, mas como não tinha acontecido comigo, resolvi experimentar.
Sei que para um carro de competição se deve tomar mais cuidado e sei que fui negligente colocando um cinto que sabia que não prestava, mas o problema é que esse mesmo cinto é vendido em lojas off-road como sendo "cinto de segurança 4 pontos" e tem diversos jipeiros que sofrem acidentes muito mais graves que a minha capotagem e usam o mesmo cinto e é por isso que abri esse tópico.
Os cintos do Nero estão com aspecto de pouco uso e cinto bom dura muito muito tempo. Não conheço ninguém além dos vistoriadores das seguradoras, que conferem a validade dos cintos.
Gostaria que alguém aqui me mandasse fotos de carros de passeio que tenham tido cintos trocados, mesmo depois de acidentes. Estamos cançados aqui no fórum de comprar carros sinistrados e enfiar nas trilhas e ninguém troca os cintos.
O gilvan já bem disse aqui, que capotou diversas vezes e olha que ele faz isso pelo menos umas 3 vezes por mês e até hoje os cintos tem aspecto de novos.
Os cintos são um lixo sim e com ou sem análise não deixarão de ser.
[]'s
Citação:
Postado originalmente por Garra4x4
Rodrigo
Em primeiro lugar devemos parabenizar a boa vontade em ajudar a verificar junto ao fornecedor o ocorrido com o equipamento. :concordo:
Entretanto foi extremamente infeliz a colocação de que "não temos como exigir certificados de qualidade de todos eles".
Estamos falando de equipamentos de segurança!!!!!!!!!!! assim estamos falando de vidas humanas e não de camisas, chaveiros ou tamancos. :putz:
Senão vejamos:
1) Do ponto de vista comercial -
Tirando loja de 1,99 todas as outras tem compromisso com a qualidade dos produtos que vendem e isso se reflete em respeito com o consumidor e cuidado com a auto-imágem (leia sobrevivência) da loja. :idea:
2) Do ponto de vista legal -
Existe uma coisinha contida no Código de Defesa do Consumidor chamada responsabilidade solidária, e foi feita justamente para evitar que alguns comerciantes aleguem que não tem nada a ver com o defeito de produtos fabricados pelos outros, que tentem se esquivar após ter ganhado dinheiro vendendo produtos de qualidade duvidosa e então tentam vender a idéia de que loja é loja e fábrica é fábrica :roll: :discordo:
Em síntese: vendeu? entao se obriga tanto quanto o fabricante. :!: é o que diz o CDC.
Por fim se por acaso ocorre uma morte envolvendo um equipamento de segurança comercializado por uma loja, e ela leva um processo como co-reu(danos morais e materiais) movido pela família, digamos envolvendo cifras da órdem de 100/200/300 mil Reais representa o fim para muitas lojas, de modo que por uma questão de auto-sobrevivência, inteligência e gestão de negócios e riscos a loja deveria ser a primeira a zelar pela exigência de certificados de qualidadedos produtos de segurança bem como de produtos que eventualmente podem redundar em processos se falharem e causarem ferimentos/mortes (cintos/freios/componentes de direção/ABS/etc). :arrow:
Falo não como quem faz alarde, mas como que lida com tribunais diariamente e vê lojas e fábricas sendo pesadamente punidas por descuidos que antes de ocorrer o dano são facílimos de serem resolvidos e muitas vezes não envolvem nem custos, mas depois que ocorrem são prejuízo na certa. O simples fato de comercializar somente produtos de segurança homolgados e de qualidade podem ser a diferença entre falir e continuar no mercado. :wink:
Quem não se lembra do caso Airton Senna :?: :pensativo: até hoje o processo rola nos tribunais italianos envolvendo cifras milhonárias.
Boa sorte e vida longa para a loja. :mrgreen:
Bom, realmente as informações passadas sobre a questão dos cintos de segurança serão bastante úteis para a aquisição dos meus... :D
Mas uma dúvida minha ainda fica no ar! Inclusive abri um outro tópico sobre isso, mas como não obtive resposta (ainda) vou postá-la aqui também... :arrow:
Equipamentos de escalada apresentam microfissuras ao sofrer quedas, imperceptíveis ao olho humano, só visíveis ao Raio-x, portanto devem ser descartados após o primeiro tombo... :pensativo:
Então como ficam as gaiolas após o capotamento? A gaiola também tem vida útil? Quanto tempo? Como avaliá-la após ter sido "usada"? :?:
Quanto à comunicação do pessoal da UBROC, acredito que eles devem estar atentos à essas especificações!! De qualquer maneira, estou desatualizado em relação às exigências deles... mas vou ver o que consigo fazer!!! :concordo:
Abraços,
=Loras=