Caros,

finalmente posso contar minha estória. Ontem concluí minha suspeita. A Controlar é uma vergonha.

Resumindo, meu Suzuki Jimny 2010 foi reprovado na Controlar do Jaguaré, este praticamente zero com manutenção 100% em dia.

No momento da reprovação, achei estranho o fato de o "técnico" da Controlar não segurar a rotação nos 2500 RPM estipulados para este teste. Assim foi feito durante mais de 2 minutos, oscilando a rotação ao invés de manter em 2500 RPM.

Como era de se esperar, o carro foi grotescamente reprovado.

Vale ressaltar que sempre abasteci em postos BR de grande rotatividade e com preços normais. O Jimny também possui dois catalisadores em linha bem como duas sondas lambdas. De acordo com a norma Euro 5, se apresentar qualquer desvio dos padrões de emissão do Euro 5, estes veículos devem acender a luz check engine. Coisa que jamais aconteceu.

Agora vem o pedaço interessante:

Estacionei o carro na garagem, remarquei a inspeção em outro posto, desta vez o da Barra Funda e com a mesma gasolina do tanque, óleo, filtros e sem sequer abrir o capô do motor, fui novamente realizar a inspeção.

Bingo; desta vez fui aprovando com exatamente os mesmos valores do ano interior.

Conclusão, acredito que agindo desta maneira, a Controlar consegue justificar sua importância, afirmando que 20% dos carros são reprovados. Segundo a Controlar, os carros reprovados tem suas falhas corrigidas, garantindo assim a tão marqueteada idéia de que salva x vidas ao ano e poupa os cofres públicos de x milhões em despesas no setor da saúde.

Abram o olho! Encaminhei ao MP meus comprovantes e relato do acontecido.

Seguem as fotos dos comprovantes e uma foto com o estado do cabo do equipamento que usaram para aferir meu veículo.

Abraços

Clemente

Controlar Descontrolada-controlarestado.jpgControlar Descontrolada-controlardescontrolada.jpg