Pode....:concordo:
Versão Imprimível
All,
Finalmente acabei de ler este tópico por inteiro (ufa..).
Uma coisa que ainda não está clara para mim é qual a vantagem ou desvantagem de utilizar o link inferior paralelo ao chassi e o superior triangulado, desta forma |\/| ?
Abraços,
Dirceu
Tudo é questão de escolhas...
Com os inferiores paralelos vc pode ter um desempenho diferente do que vc teria com eles triangulados. Tudo é questão de o que vc espera da suspensão e projetá-la pra isso.
até onde entendo a vantagem de usar todos os links com triangulacao é que a forca de segurar o eixo lateralmente vai ser dividdo pelos 4 links ( XX ou W) ja o uso de dois links a forca fica somente neles e nas buchas , porem no papel tudo é uma maravilha, vc coloca os links onde vc quiser, mas na hora de deitar debaixo do carro vc comeca a ver que tem uma porrada de coisa p/ atrapalhar...hehehe
T+
Tem outra, tendo links paralelos, faz com o eixo torça sobre si. Imagine o caso de uma roda descendo 1 metro, com os links paralelos a tendência em que essa roda esteja mais para frente que a do outro é maior que em links triangulados, principalmente com o design XX.
É chamado flex steer pelos gringos! Alguém entendeu?? rsrss
[]'s
tá.. mas ae no desig XX ele evita que o eixo desloque p/ tras, mas as custas de um dos links que vai travar o curso nao?
ou seja.. um link p/ puxando a roda p/ tras e outro empurrando ela p/ frente...
já nos paralelos, os dois de um lado puxam o eixo p/ tras...
seria algo como nessa foto aqui? apesar de nesse caso da foto o grande vilao do "flex steer" é o pouco comprimento dos links..
Fernando,
Concordo em parte com a sua colocação, já que uma vez que a roda de um lado se desloca para baixo e consequentemente a do outro lado desloca para cima, a tendencia dos links é deslocar para um único sentido //, fazendo com que esta diferença seja menor.
Deve-se considerar ainda, que os links superiores triangulados \/ irão segurar o tal deslocamento em questão.
A minha maior dúvida sobre manter os links inferiores paralelos é o deslocamento lateral do eixo em condições normais de trabalho???
Abraços,
Dirceu
Pessoal,
O melhor design é o que cabe debaixo do carro, porém quanto mais longo e mais triangulados os eixos, menos torção sobre o eixo existirá.
Só ocorrerá em grandes torções, caso contrário a posição do eixo é mantido, não há problemas em usar links paralelos, afinal trollers, land rover, engesa usam esse sistema sem problemas.
[]'s
Primeiro precisa aprender a projetar e saber o q significa cada coisa do 4 link calculator, entre outras variáveis q não tem lá.
O flex steer é determinado pelo ângulo do seu eixo de rolagem (roll axis angle).
Imagine que o seu eixo faz uma revolução ao redor desse eixo (eixo de rolagem). Se o seu eixo de rolagem for paralelo ao chão, em qualquer etapa do movimento suas rodas estarão na mesma linha, mas se seu eixo de rolagem for inclinado, assim que sair da posição inicial uma das rodas estará à frente da outra. Assim que funciona o eixo de rolagem.
Ao projetor uma suspensão com os inferiores paralelos, a inclinação dos mesmos é a única responsável pela inclinação do eixo de rolagem, ou seja, se os links inferiores forem paralelos ao chão, não haverá flex steer.~
Abraço
Pessoal ,
tenho acompanhado este fórum a um tempo, não intendo muito da área mas tenho vontade um dia comprar um par de eixos e transformar meu GV, enquanto isto..
Meu carro está levantado 3" , na traseira com molas maiores , a minha dúvida é a seguinte, com este aumento a barra panhard leva meu eixo para direita? Qual as consequências ? É necessaria a correção?
Num outro tópico o André fabricou um prolongador para a barra e disse que a diferença é de 1,5cm para direita...
O que acham?
[]'s