Vejo que está animado a fazer um UP GRADE no X-10. Vejamos alguns comentários em cima do que já postei, e em relação ao que se ouve por ai, pricipalmente " na oficina do Zé da Bomba, ou no bombista da esquina".
A questão de engripamento de motor do conta de diesel que vai parar no carte porque não quimou,
não sei se é possivel, mas vamos falar de numeros, que podem afirmar que "isso" é muito dificil de ocorrer, LEVANDO-SE EM CONSIDERÇÃO QUE ESTAMOS FALANDO DE INJETORES EM PERFEITO ESTADO, pois a função do injetores, na realidade, é ATOMIZAR(o termo pulverizar, é até meio simplório, o correto é atomizar mesmo, no sentido de fragmentar ao máximo as particulas do diesel. Tou chevendo no molhado, todo mundo aqui sabe disso), porque injetores ruins,(por desgate de uso ou por má qualidade mesmo) "mijando/esguichando", mal calibrados(com pressão execssiva, o que leva ao aumento da vazão), vai PREJUDICAR a queima mesmo, e ai, a fumaceira é certa, e até quebra de pistão, avaria em camisas, etc. Pra termos uma idéia, um motor 2.8 "preparado" para 200cv@3800RPM (um sprint por exemplo), tem uma "RAZÂO" ENTRE A CAPACIDADE VOLUMÉTRICA( VOLUME CUBICO DISPONIVEL) E O VOLUME DE DIESEL INJETADO, MENOR QUE UM 4.3(X-10) "preparado" para 220cv@2800RPM,(isso significa injeçao de mais aproximadamente 50 a 60% de diesel) isto serve de exemplo, pois podemos avliar(estou falando bem a grosso modo), onde é provavel uma saturação, e obviamente a não queima. Dado este exemplo, ainda não vi nem fora, nem aqui no forum, alguem que tem uma viatura equipada com um 2.8 "preparado", reclamar que o motor "engripou",rs.
Como devemos partir do prnicipio téorico, para se pensar em "anabolizar" a máquina, obvio que os acertos praticos são inevitáveis, entendo que deve colocar na "sua lista de opções de injetores", o INJETOR 0 433 171 467, ele tem 140 graus no "leque" de injeção, bem próximo dos 137 do "original" do X-10. Os injetores do SCANIA ou VOLVO, entendo que seria pra uma preparação mais pesada, tipo 280 a 300 CV!!. Baseado numas continhas básicas que fazemos(teoricamente, repito), este que falai acima, vai se arpoximar de 200/220 Cv, que pra começar, entendo que já da uma "adrenalina"(lembre-se que estamos falando de potencia a 2800RPM, não em regime HSD).
A respeito da VAZÂO DOS INEJTORES, o numero de furos(orificios), NÃO NECESSARIAMENTE DETERMINA A VAZÃO, mas sim a pressão de ABERTURA da AGULHA DO INJETOR( calibrada no porta injetor, o obviamente na BI). Um injetor vai ter vazões diferentes, se submetido a pressões diferentes, esta diferença de vazão é igual a raiz quadrada do resultado da divisão da pressão maior pela pressão menor, exemplo; um injetor que funciona a 200 bar tem vazão "X", e se submetido a 250 Bar terá vazão igual a 1,118033989 "X". ou seja; 11,8% maior.
Baseado nestas e em outras equações e constantes, tenho uma planilha exel, que montei e consigo(TEORICAMENTE), estimar qual injetor poderá susbtituir um outro, para projetar uma potencia maior ESTIMADA, num motor.
É sabido que, se realemente quiser "INJETAR DIESEL" suficiente para 220 cv, TERÀ QUE COLOCAR UMA TURBINA ADEQUADA, e que a nivel de sugestão, poderá pensar em usar a GT 3776(a turbina do VW 18-310), que tem, conforme mostra o gráfico do compressor da mesma, amplitude para fornecer fluxo de ar suficiente, com a pressão necessária, para "queimar" o diesel injetado. Terá que ajustar o controle a WG da turbina de preferencia SEM MEXER NA HASTE, coisa simples de se fazer.
E finalmente, depois de uma "obra" destas, pode pensar aloooonngarrr, estes diferenciais ai, hehe....
Abraço
Sérgio