Edin, mete o pé na jaca! Tô aqui; de butuca. :torcendo::dance:
[]s
Versão Imprimível
Edin, mete o pé na jaca! Tô aqui; de butuca. :torcendo::dance:
[]s
Fala Edin:
Vejo que está animado a fazer um UP GRADE no X-10. Vejamos alguns comentários em cima do que já postei, e em relação ao que se ouve por ai, pricipalmente " na oficina do Zé da Bomba, ou no bombista da esquina".
A questão de engripamento de motor do conta de diesel que vai parar no carte porque não quimou,
não sei se é possivel, mas vamos falar de numeros, que podem afirmar que "isso" é muito dificil de ocorrer, LEVANDO-SE EM CONSIDERÇÃO QUE ESTAMOS FALANDO DE INJETORES EM PERFEITO ESTADO, pois a função do injetores, na realidade, é ATOMIZAR(o termo pulverizar, é até meio simplório, o correto é atomizar mesmo, no sentido de fragmentar ao máximo as particulas do diesel. Tou chevendo no molhado, todo mundo aqui sabe disso), porque injetores ruins,(por desgate de uso ou por má qualidade mesmo) "mijando/esguichando", mal calibrados(com pressão execssiva, o que leva ao aumento da vazão), vai PREJUDICAR a queima mesmo, e ai, a fumaceira é certa, e até quebra de pistão, avaria em camisas, etc. Pra termos uma idéia, um motor 2.8 "preparado" para 200cv@3800RPM (um sprint por exemplo), tem uma "RAZÂO" ENTRE A CAPACIDADE VOLUMÉTRICA( VOLUME CUBICO DISPONIVEL) E O VOLUME DE DIESEL INJETADO, MENOR QUE UM 4.3(X-10) "preparado" para 220cv@2800RPM,(isso significa injeçao de mais aproximadamente 50 a 60% de diesel) isto serve de exemplo, pois podemos avliar(estou falando bem a grosso modo), onde é provavel uma saturação, e obviamente a não queima. Dado este exemplo, ainda não vi nem fora, nem aqui no forum, alguem que tem uma viatura equipada com um 2.8 "preparado", reclamar que o motor "engripou",rs.
Como devemos partir do prnicipio téorico, para se pensar em "anabolizar" a máquina, obvio que os acertos praticos são inevitáveis, entendo que deve colocar na "sua lista de opções de injetores", o INJETOR 0 433 171 467, ele tem 140 graus no "leque" de injeção, bem próximo dos 137 do "original" do X-10. Os injetores do SCANIA ou VOLVO, entendo que seria pra uma preparação mais pesada, tipo 280 a 300 CV!!. Baseado numas continhas básicas que fazemos(teoricamente, repito), este que falai acima, vai se arpoximar de 200/220 Cv, que pra começar, entendo que já da uma "adrenalina"(lembre-se que estamos falando de potencia a 2800RPM, não em regime HSD).
A respeito da VAZÂO DOS INEJTORES, o numero de furos(orificios), NÃO NECESSARIAMENTE DETERMINA A VAZÃO, mas sim a pressão de ABERTURA da AGULHA DO INJETOR( calibrada no porta injetor, o obviamente na BI). Um injetor vai ter vazões diferentes, se submetido a pressões diferentes, esta diferença de vazão é igual a raiz quadrada do resultado da divisão da pressão maior pela pressão menor, exemplo; um injetor que funciona a 200 bar tem vazão "X", e se submetido a 250 Bar terá vazão igual a 1,118033989 "X". ou seja; 11,8% maior.
Baseado nestas e em outras equações e constantes, tenho uma planilha exel, que montei e consigo(TEORICAMENTE), estimar qual injetor poderá susbtituir um outro, para projetar uma potencia maior ESTIMADA, num motor.
É sabido que, se realemente quiser "INJETAR DIESEL" suficiente para 220 cv, TERÀ QUE COLOCAR UMA TURBINA ADEQUADA, e que a nivel de sugestão, poderá pensar em usar a GT 3776(a turbina do VW 18-310), que tem, conforme mostra o gráfico do compressor da mesma, amplitude para fornecer fluxo de ar suficiente, com a pressão necessária, para "queimar" o diesel injetado. Terá que ajustar o controle a WG da turbina de preferencia SEM MEXER NA HASTE, coisa simples de se fazer.
E finalmente, depois de uma "obra" destas, pode pensar aloooonngarrr, estes diferenciais ai, hehe....
Abraço
Sérgio
Sérgio, parabéns, estou tendo uma excelente aula sobre bicos injetores neste tópico.
Se todos os tópicos do fórum tivesse esse nível...
Sérgio,
Realmente uma bela aula sobre bicos!
Já abusando, o que o colega sugere para os MWM 229?
Bicos + turbina?
[]s
Fala Edin:
O 229, usa originalmete( aplicação veicular) injetores DLLB. Mas tem uma aplicação do 229-6( mais precisamente o TDB 229-EC¨6, que usa(SEGUNDO CATÁLOGO BOSCH!!), porta injetor 9 430 082 721(KBEL88P33), e injetor 9 430 084 720(DLLA150P207), que alimenta 250 Cv(DE NOVO, SEGUNDO CATÀLOGO BOSCH!!), e que voce poderia substituir seu conjunto(porta injetor/injetor), e pensar em 150/160 Cv.
Quanto a turbina, poderia utilizar uma K-16, do MB 904 LA(A904 096 8999).
Abraço
Sérgio
Sergio,o 150/160 cv num é pouco não? Vi um motor 229 turbo intercooler adaptado com a bomba em linha ainda,que deu confirmados 170cv. O que impressionou foi a taxa do aspirado naquele motor e aguentou o baque,hoje nao sei aonde tá,tenho as fotos ainda. Será que se pegar um 229 com a rotativa,bicos e turbina nao da mais?
Segio, o bico DLLA140P629 que sugerisses equipa os seguintes modelos, Audi/ A4l(china); Audi/ A4(china); Audi/ A1; Audi/ A8; Audi/ A5; Audi/ R8; Audi/ Q7; Audi/ Q5; Audi/ Tt; Audi/ S6; Audi/ S4; Audi/ Allroad; Bmw/ 3 Series(china); Bmw/ 5 Series(china); Bmw/ 1 Series; Bmw/ 6 Series; Bmw/ 7 Series; Bmw/ X3; Bmw/ X5; Bmw/ Z4; Iveco/ Kangoo(china); Iveco/ Torion(china); Nissan/ Tiida(china); Nissan/ Tiida(china); Nissan/ Tenan(china); Nissan/ Sylphy(china); Nissan/ Geniss(china); Nissan/ Livina(china);
No Brasil, qual veículo ele equipa?
Tks Sergio!
Ainda estou pelejando para acertar o consumo da Milona depois que fiz bomba + Bicos + LDA ano passado. Mandei para outro bombista, agora em Campo Grande, a BI foi aberta, revisada, teve as peças co, desgaste prematuro trocadas, as peças erradas substituidas o avanço arrumado etc, etc, porém melhorou mas não resolveu. Acho que tá faltando ar... a TB 4125 que estou usando aparentemente não está dando conta.
Algumas idéias surgiram.....
Tenho uma Garrett APL 240 que poderia receber o caracol quente da turbina (valvulado) que equipa o S4T Plus,
Poderia trocar o caracol frio da minha TB por um Holset HX40 com conjunto rotativo roletado,
Poderia aidna partir para a turbina do X-10 ou algo do tipo além da tua sugestão.
O que você acha?
[]s
Eddie:
Eu penso que se voce tem que mudar a turbina, partiria para uma substituição completa, que atendesse a um pretenso up grade, e que não ficasse tão caro e trabalhoso. Por isso a que citei(ou uma similar como a GARRETT GT 25(GT2259, que aqui é chamada de GT 25, e equipa da mesma forma o MB OM904 LA, seria uma boa pedida. Esquece as APL(TB) Catlogos Eletrnicos , e não precisa sofisticar tanto, com o uso da HX40(é cara, e veja, a CUMMINS usa no 4BTAA do F4000, uma BORG K16, praticamente igual a OM 904, e é ela, a CUMMINS, quem fabrica as HOLSET)
Eddie:
Para "ilustrar", veja no catalogo Catlogos Eletrnicos , a mesma "GT25"(GT2259), equipando o MWM 4.12TCE. Muda o part number, pois deve haver difernça na regulagem da WG. Tenha certeza, que é uma bela opção. Pode averiguar( para comparar preços) a MASTER POWER P.N. 802400 MOD MPK16, é a mesma.
Abraço
Sérgio