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  • #97
    Usuário
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    10/05/2018
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    Prezados, nos últimos dias estive pensando em algum meio para melhorar um pouco a "maciez" ao dirigir minha bruta, ter mais estabilidade/tração na traseira, etc... foi quando me deparei com esse tópico aqui.

    Alguém poderia dar alguma sugestão para o meu caso?

    Tenho uma Ford Ranger 2013 (dessas "nova ranger") cabine dupla. Mexi no carro todinho de uns 2 anos pra cá... atualmente está com lift de 3" na suspensão, pneus 35" (35x12,5R20), dentre outras modificações como "chip" (reprogramação de central ECU), etc.

    Meu perfil de uso não é muito o de quem usa muito a caçamba para carregar peso (o uso para essa finalidade é bem esporádico, e a maior parte do tempo a caçamba está vazia mesmo...)

    Dito isso, o que vocês recomendariam para eu ganhar um pouco mais de estabilidade/tração atrás?

    Com os pneus 35" (uso com pressão de uns 30 PSI em todos os pneus) reparei que a bruta pula mais atrás, quando passamos em trechos com pequenas imperfeições no terreno, etc.

    Para meu caso, e considerando que raramente carrego peso na caçamba, quantos kgs de lastro eu deveria usar, e em que posição, para dar uma melhorada nessa questão da dirigibilidade?
    Já com relação à pressão desses pneus... devo usar menos PSI para pular menos?

    Obrigado desde já a quem puder dar uma boa dica/sugestão!

  • #98
    Usuário Avatar de RicardoFLN
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    Citação Postado originalmente por Boinox Ver Post
    Prezados, nos últimos dias estive pensando em algum meio para melhorar um pouco a "maciez" ao dirigir minha bruta, ter mais estabilidade/tração na traseira, etc... foi quando me deparei com esse tópico aqui.

    Alguém poderia dar alguma sugestão para o meu caso?

    Tenho uma Ford Ranger 2013 (dessas "nova ranger") cabine dupla. Mexi no carro todinho de uns 2 anos pra cá... atualmente está com lift de 3" na suspensão, pneus 35" (35x12,5R20), dentre outras modificações como "chip" (reprogramação de central ECU), etc.

    Meu perfil de uso não é muito o de quem usa muito a caçamba para carregar peso (o uso para essa finalidade é bem esporádico, e a maior parte do tempo a caçamba está vazia mesmo...)

    Dito isso, o que vocês recomendariam para eu ganhar um pouco mais de estabilidade/tração atrás?

    Com os pneus 35" (uso com pressão de uns 30 PSI em todos os pneus) reparei que a bruta pula mais atrás, quando passamos em trechos com pequenas imperfeições no terreno, etc.

    Para meu caso, e considerando que raramente carrego peso na caçamba, quantos kgs de lastro eu deveria usar, e em que posição, para dar uma melhorada nessa questão da dirigibilidade?
    Já com relação à pressão desses pneus... devo usar menos PSI para pular menos?

    Obrigado desde já a quem puder dar uma boa dica/sugestão!
    Parceiro,
    Primeiro o óbvio, pressão dos pneus. Dê uma olhada nesse tópico que abri tempos atrás.
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...eterminar.html (Pressão dos pneus, métodos para determinar)

    Colocar lastro é muita chinelagem! Tu podes é melhorar o funcionamento dos feixes, tirar a mola mais curta, ou rebater ela pra baixo, colocar amortecedores decentes, espaçadores de Teflon entre as lâminas do feixe. Isso tudo fiz na minha velha Ranger, como essa tua é 2013 não sei o que é ou não possível fazer.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

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