Não entendi muito bem aonde fica o local não ... tem como tirar uma foto????
Versão Imprimível
Esse retentor deveria ficar justinho, mas ele dura muito pouco que não compensa trocá-lo. É melhor retirar ele.
boas atrde! como é esta de questão de com ou sem roda livre!? na ranger xlt 2006 4x4 como é? obrigado
Thecio, As Rangers até 2000 usavam o sistema de rodas livres acionadas à vácuo, e a partir de 2001 passaram a usar homocinéticas e cubos de rodas comuns sem o sistema da roda livre. A diferença é que com a RL o sistema dianteiro fica parado, e sem as RL o sistema vira direto. Na prática diária não muda nada no consumo e nem na dirigibilidade. Muda apenas que é menos coisas para te deixar na mão num momento que necessita usar o 4x4, e com um sistema que funciona com vácuo, uma mangueira ressecada te deixa atolado no meio do nada...
É uma peça de R$1,00 que tinha o potencial de deixar uma picape de 40.000,00 atolada. Sendo assim, a mecânica da Ranger partilhada com as explorers, a Ford optou por usar o sistema dianteiro da Explorer 4x4 AT com CT BW4405 que não usavam as RLs pois a tração dianteira era acionada por demanda, como ocorre nos ecosports awd.
As Rangers 98/00 usavam o sistema dianteiro das Explorers 4x4 manuais com CT BW1354.
Tenho uma Ranger 2000 XL 4x4 2.5 EURO II, não sei ao certo, pois na minha ranger todo o conjunto gira, como nas mais novas, se eu tentar girar o cardan dianteiro ele está travado, ao girar as rodas o cardan gira junto, não sei se isso o dono anterior deva ter feito alguma adaptação para ficar como nas mais novas ou se veio assim de fábrica, sei que a fabricação dela é mais para o final do ano de 2000.
Estou até com problemas que acredito ser o rolamento, o carro faz um barulho de roncar porém só faz o barulho ao curvar para direita, em linha reta ou para esquerda está normal, o carro está com 250.000 comprei com uns 170.000, e acredito que o rolamento ainda seja o original.
Vou tentar desmontar esse final de semana a roda do lado do motorista de onde acredito que venha o barulho e vou tentar engrachar. Será que no meu caso consigo colocar o rolamento das rangers mais novas? Alguma dica para verificar já que vou aproveitar e desmontar esse final de semana?
Sou curioso e não gosto de levar em mecanico, costumo fazer tudo em casa mesmo, tenho algumas ferramentas e foi a melhor coisa que fiz na minha vida foi compralas, pois já me tirou de vários sufocos, a única coisa que acho que preciso comprar é um adaptador medidor de torque digital, para parar que apertar demais os parafusos e quebrar ou explanar a rosca.
Mauro, se a homocinética tem parafuso aparente no meio da roda, a tua ranger não tem roda livre. É direto. Mas se for à vácuo e estiverem travadas, não tem problema em deixar assim. Sobre o cubo de roda, se tiver roda livre só dá para colocar cubo com roda livre. Se quiseres colocar um cubo das Rangers até 2012, tens que trocar a homocinética junto para a da 2001 em diante.
Quer dizer que as ranger 3.0 nao tem rolamento dianteiro? Troca-se todo o conjunto da peça blindada? O mecanico me disse isso hje qusndo pedi para ele desmontar as 4 rodas e conferir/lubrificar os rolamentos.
Danilo, atualmente quase todos os veículos modernos são assim. F250, Dodge Ram,etc usam o sistema de cubo de roda. Troca o cubo completo. Os Unos desde 84 também são assim, mas um Uno o cubo custa 50,00, o cubo de uma Ranger custa 1500,00!
O cubo em si não é ruim, é uma forma de otimizar a manutenção e reduzir a quantidade de peças em linha de montagem e estoques de concessionárias. Mas no Brasil, as peças ainda são caras demais. Se troca um cubo desses em 30 minutos, e um par de rolamentos, com o devido ajuste se leva pelo menos uma hora e meia para trocar.