Não encontrei nenhum assunto referente os frisos cromados da Explorer.

Em algumas lojas de acabamentos, encontra-se frisos cromados, por metro, em três medidas de largura. Não me lembro quais as outras medidas, mas para encaixar bem na Xpl, comprei a medida intermediária, de 12 mm.

O friso original é composto de uma película cromada sobre uma base de plástico (igual a nacional), porém essa base original, ainda é colada numa fina chapa metálica (alumínio?) e esta finalmente sobre uma fita dupla face, que é muito resistênte e difícil de retirar.

No primeiro friso que fui extrair retirei, da porta traseira direita, por completo. Diante da dificuldade, experimentei retirar apenas a parte plástica e colar o novo friso sobre o metal, e sinceramente; deu na mesma.

Apesar do metal e a fita original deixar um pequeno relevo a mais, com o serviço acabado não percebe-se diferença. E a qualidade do serviço feito permanece, desde que não se destrua o metal ao iniciar a retirada do friso velho.

Para retirar o velho friso, utilizei uma chave de fenda fina, encaixando a ponta por baixo do friso e puxando-o para frente, sem fazer alavanca apoiando a chave na borda da pintura do friso maior, onde o cromado se encaixa. Fiz isso a uns 8 cm da ponta do friso. Após umas duas puxadas com a chave, percebe-se a fita de metal por trás. Evite estragar muito essa fita, se não for retirar todo o material.

Material necessário:
- ferramenta para puxar o friso velho (chave de fenda pequena);
- pano e produto para limpeza (thinner) para a área antes de aplicar o novo friso.
Tempo: poucos minutos.

Fotos:

Parte da fita antiga sobre a base de metal:


Base exposta:


Serviço acabado: