
Postado originalmente por
Troller-a-vista
teu motor varia tanto assim de temperatura? Os meus nao...
Chegando a temperatura normal, deve oscilar no maximo entre 75 e 85 ou entre 80 e 90, uma variacao quase imperceptivel para a dilatacao do aluminio, cobre, zinco, ferro e aço que é a maioria do que se tem nos motores.
Pressao, a menos que esteja falando em pressao de admissao do ar do motor, teu motor nao deve ter nenhuma outra variacao a nao ser da pressao do oleo e mesmo assim ela é controlada pela bomba e pelos demais sistemas.
Teu motor nao fica com temperatura de magma vulcanica se vc andar variando velocidade, nem tao pouco o MOTOR (nao a admissao e turbo) ficam variando, ou seja, o motor, a parte pesada, nao tem variacao, é um ambiente controlado, pelo sistema de refrigeracao, lubrificacao e admissao tb. (exceto nas L200 hauauahaauhauhauhau mas ai eh outros 500!).
Alem do que, tanto faz se vc andar com pé de princesa ou pé de lenhador bebado, a oscilacao entre o pico e o vale de todas as pecas do motor sera absolutamente a mesma. o que muda é a rapidez que isso vai e volta.
Mas desde que vc tenha oleo no carter e sua bomba esteja funcionamento razoavelmente, tanto faz se esta girando ha 200 rpm ou a 2.000 rpm, as variaveis sao controladissimas, do contrario, teu motor estaria cuspindo peca capo acima.
Portanto, nao consigo achar um argumento tecnico convincente para mais esse mito automobilistico ser verdade.
Digo mais, ao meu ver, com a usinagem atual, onde nanomilimetros (falando em pecas boas) sao notados e descartados, é pura paranóia a questao da rpm. Diria ate do amaciamento, mas no caso de amaciar eu entendo que como sao diversos fabricantes, aços, temperas, as pecas podem sofrer diferencas minimas de assentamento, mas isso deve ser tao minimo e tao rapido de ocorrer que nem daria pra notor.
Explico: digamos que no caso hipotetico, 2 pistoes tenham entrado num motor ja usado, mesmo que tenhamos diferencas de desgaste, dilatacao etc, com as tolerancias baixas que temos hj em dia, o assentamento ocorreria muito rapidamente. Visto que o material usado nos motores nao sao materiais nobres, portanto, sao maleaveis e flexiveis (diferente do titanio por exemplo).
Trocando em miudos: é praticamente impossivel que algum desnivel, desleixo, etc, nao seja "limado" a 2 MIL ROTACOES POR MINUTO e menos de 30 minutos.
Ja tentou limar uma cabeca dum pistao? com um simples prego vc arranha ele inteirinho. Imagina um "deslize, desleixo, desnivel" que seja, a uma temperatura alta, friccionando numa forca muitas mil vezes maior que seu braco a mais de 2 mil vezes por minuto. Por menos que seja, em questao de horas seria eliminada.
Amaciar o motor, era comum e necessario qdo minha finada caravan 78 nasceu... Onde um torno era operado por um operario bebado, com 1 dedo a menos, lingua presa, analfabeto, barbudo e fiodumajaguncamalparida ajustava a maquina que por sua vez tinha muitos anos de servico nas costas, sem o cuidado necessario nem tao pouco a precisao das que se usam hoje.
Só para ter uma ideia, um torno, fresadora, guilhotina e sei mais o que que é usado para fabricar essas pecas, possuem um contrapiso de concreto de pelo menos 2 metros de profundidade. As estamparias da GM estao num concreto de 6 metros. O que isso qr dizer? qr dizer que nao ha imprecisao, tudo é nanomilimetrico, nao se pode admitir imprecisao por fatores externos muito menos internos!
Isso se falando em pecas de qualidade comprovada (originais e de procedencia), qdo se fala em tiao da retifica fura3, ai a coisa complica, to cansado de ver torno encima de piso de barracao ou pior, encima de borrachao pq segundo o dono: nao deixa dar vibracao, e é melhor qdo cai algo nao faz barulho.
Pior, outro dia entrei numa retifica e o cabra jogava os aparelhos de medicao (nao sei o nome dakelas coisas) td numa caixa dakeles produto de passar no telhado pra nao infiltrar. Putz, como um cara qr ter precisao se o equipamento dele nao tem cuidado para se manter preciso?
Ai realmente, eu diria: meu irmao, ande devagar, nao suba os giros, espere uns mil km pra fazer alguma coisa, nao carregue peso, de preferencia, eleve o carro, e deixe ele funcionamento com as rodas no ar...
Tirando esses malucos profiçaunaul , sendo o servico bom,nao vejo argumento tecnico.
Aberto a qqr contradicao e a aprender tb...