x
Convex Datacenter
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 87
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Agradecimentos: 0

Só como exemplo, segue trecho do manual MWM/International:

AMACIAMENTO HS 2.8L

A tecnologia que a MWM International
    Motores Ltda. utiliza na fabricação dos seus
    motores, assim como nos testes em dinamômetro,
    eliminam a necessidade de longos períodos
    de amaciamento.
    Como regra geral, consideram-se os primeiros
    2500 km de trabalho como o período necessá-
    rio para o amaciamento, o que pode variar em
    função do tipo de trabalho a que o produto é
    submetido.

Durante o amaciamento, siga as seguintes re-
    comendações:
    NÃO ULTRAPASSE 85% DA ROTAÇÃO MÁXIMA
    ESPECIFICADA (3800 rpm), VEJA
    CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS.

QUANDO EM DESLOCAMENTO, VARIE A ROTA-
    ÇÃO EVITE VELOCIDADE CONSTANTE POR LON-
    GOS PERÍODOS.NÃO SUBMETA O MOTOR A ACE-
    LERAÇÕES BRUSCAS.

Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    me um unico argumento tecnico para nao utilizar a mesma rpm constantemente ao inves de ficar oscilando. Ql a diferenca fisica/quimica pra que isso nao ocorra?
    variaçoes constantes de temperatura e pressao , vao fazer as peças se acomodarem...
    RAM 2500 - 2017

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Acelerações bruscas e ultrapassar 85% do limite de giros é desaconselhável para qualquer motor, independente da km rodada, sobretudo diesel....sob pena de diminuir a vida útil do mesmo.
    vlw

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Aliás, a questão principal aqui foi o meca dizer que fechou a BI, o que não faz nenhum sentido....

Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Sinceramente, acho que o teu mecânico está te enrolando. No ano passado fiz o motor da minha ranger 2.5 e num mecânico consagrado, que monta uns 3 ou 4 motores desses por mês. E o cara perguntou se eu queria mexer na BI, ou deixar como estava. Como estava boa, não mexi, só troquei os bicos injetores. A única recomendação que ele fez foi de não dar muito pau nela até regular as válvulas aos 2000 Km, depois disso disse que tá liberado...só fazer as trocas de óleo e filtros em dia que tá blz...
    Abs

Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

Usuário
    Entrada
    20/01/2009
    Local
    Ribeirão Preto - SP/SP
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por dalmolin Ver Post
    variaçoes constantes de temperatura e pressao , vao fazer as peças se acomodarem...
    teu motor varia tanto assim de temperatura? Os meus nao...

Chegando a temperatura normal, deve oscilar no maximo entre 75 e 85 ou entre 80 e 90, uma variacao quase imperceptivel para a dilatacao do aluminio, cobre, zinco, ferro e aço que é a maioria do que se tem nos motores.

Pressao, a menos que esteja falando em pressao de admissao do ar do motor, teu motor nao deve ter nenhuma outra variacao a nao ser da pressao do oleo e mesmo assim ela é controlada pela bomba e pelos demais sistemas.

Teu motor nao fica com temperatura de magma vulcanica se vc andar variando velocidade, nem tao pouco o MOTOR (nao a admissao e turbo) ficam variando, ou seja, o motor, a parte pesada, nao tem variacao, é um ambiente controlado, pelo sistema de refrigeracao, lubrificacao e admissao tb. (exceto nas L200 hauauahaauhauhauhau mas ai eh outros 500!).

Alem do que, tanto faz se vc andar com pé de princesa ou pé de lenhador bebado, a oscilacao entre o pico e o vale de todas as pecas do motor sera absolutamente a mesma. o que muda é a rapidez que isso vai e volta.

Mas desde que vc tenha oleo no carter e sua bomba esteja funcionamento razoavelmente, tanto faz se esta girando ha 200 rpm ou a 2.000 rpm, as variaveis sao controladissimas, do contrario, teu motor estaria cuspindo peca capo acima.

Portanto, nao consigo achar um argumento tecnico convincente para mais esse mito automobilistico ser verdade.

Digo mais, ao meu ver, com a usinagem atual, onde nanomilimetros (falando em pecas boas) sao notados e descartados, é pura paranóia a questao da rpm. Diria ate do amaciamento, mas no caso de amaciar eu entendo que como sao diversos fabricantes, aços, temperas, as pecas podem sofrer diferencas minimas de assentamento, mas isso deve ser tao minimo e tao rapido de ocorrer que nem daria pra notor.

Explico: digamos que no caso hipotetico, 2 pistoes tenham entrado num motor ja usado, mesmo que tenhamos diferencas de desgaste, dilatacao etc, com as tolerancias baixas que temos hj em dia, o assentamento ocorreria muito rapidamente. Visto que o material usado nos motores nao sao materiais nobres, portanto, sao maleaveis e flexiveis (diferente do titanio por exemplo).

Trocando em miudos: é praticamente impossivel que algum desnivel, desleixo, etc, nao seja "limado" a 2 MIL ROTACOES POR MINUTO e menos de 30 minutos.

Ja tentou limar uma cabeca dum pistao? com um simples prego vc arranha ele inteirinho. Imagina um "deslize, desleixo, desnivel" que seja, a uma temperatura alta, friccionando numa forca muitas mil vezes maior que seu braco a mais de 2 mil vezes por minuto. Por menos que seja, em questao de horas seria eliminada.

Amaciar o motor, era comum e necessario qdo minha finada caravan 78 nasceu... Onde um torno era operado por um operario bebado, com 1 dedo a menos, lingua presa, analfabeto, barbudo e fiodumajaguncamalparida ajustava a maquina que por sua vez tinha muitos anos de servico nas costas, sem o cuidado necessario nem tao pouco a precisao das que se usam hoje.

Só para ter uma ideia, um torno, fresadora, guilhotina e sei mais o que que é usado para fabricar essas pecas, possuem um contrapiso de concreto de pelo menos 2 metros de profundidade. As estamparias da GM estao num concreto de 6 metros. O que isso qr dizer? qr dizer que nao ha imprecisao, tudo é nanomilimetrico, nao se pode admitir imprecisao por fatores externos muito menos internos!

Isso se falando em pecas de qualidade comprovada (originais e de procedencia), qdo se fala em tiao da retifica fura3, ai a coisa complica, to cansado de ver torno encima de piso de barracao ou pior, encima de borrachao pq segundo o dono: nao deixa dar vibracao, e é melhor qdo cai algo nao faz barulho.

Pior, outro dia entrei numa retifica e o cabra jogava os aparelhos de medicao (nao sei o nome dakelas coisas) td numa caixa dakeles produto de passar no telhado pra nao infiltrar. Putz, como um cara qr ter precisao se o equipamento dele nao tem cuidado para se manter preciso?

Ai realmente, eu diria: meu irmao, ande devagar, nao suba os giros, espere uns mil km pra fazer alguma coisa, nao carregue peso, de preferencia, eleve o carro, e deixe ele funcionamento com as rodas no ar...

Tirando esses malucos profiçaunaul , sendo o servico bom,nao vejo argumento tecnico.

Aberto a qqr contradicao e a aprender tb...

Usuário Avatar de Deivid/silveira
    Entrada
    28/11/2009
    Local
    Porto Alegre/RS
    Acho que esse meca tá se precavendo até passar a garantia que ele te deu ou ele tem medo do teu pé.
    L200 sport gls Mitsunalda
    Ranger xl 13D 00 - hsd 2.5 euro I TD
    KS LDA - pneus 31 x 10,5

Citação Postado originalmente por Deivid/silveira Ver Post
    Acho que esse meca tá se precavendo até passar a garantia que ele te deu ou ele tem medo do teu pé.
    X2, no mínimo curiosa a explicação do meca.

Parabens Troller, excelente esplanação. Concordo com vc.

Abç
    LeoLeone
    Ranger XL 2000 TB CD 4x4
    ATR 31x10,5x15

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Mais que meca mais FDP! O Motor é seu ou dele? Cada uma...
    x2 !!!

A minha qdo fiz o motor já saiu no ponto de bala e do primeiro para o segundo dia já tinha rodado mais de 500km para amaciar rapidinho.

Sem contar que amaciar não é andar a 80km o tempo inteiro e sim fazer oscilações no rpm do motor durante esse periodo. Menos de 5 dias já tinha rodado mais de 1000km com a RAnger e fora que perto de chegar aos 1000km já chegava aos 120km.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Sem contar que amaciar não é andar a 80km o tempo inteiro e sim fazer oscilações no rpm do motor durante esse periodo.
    É isso aí Pequeno!... Sei que a comparação é TOTALMENTE diferente, pois são sistemas diferentes, mas pra vc ter uma idéia nos automodelos a combustão o amaciamento quando novo ou retificado (Que nada mais é do que a troca de camisa/pistão/biela e nestes dois casos é peça chave p/a durabilidade do motor) se dá durante 4 ou 5 tanques de nitro sempre oscilando de lenta p/80% da aceleração total por 3seg. freiando logo apos, justamente p/ajuste das peças que tbm são em aluminio. Esse processo é chato mas extremamente necessário e vital, e a diferença é que estou falando de um motor 3.3 que gira até 40.000RPM!!!...

Portanto, acredito que hoje em dia em qualquer motor bem retificado o "amaciamento"ocorra em situações normais, é claro, sem exageros.
    4X4 Brasil

[QUOTE=Troller-a-vista;1250972]me um unico argumento tecnico para nao utilizar a mesma rpm constantemente ao inves de ficar oscilando. Ql a diferenca fisica/quimica pra que isso nao ocorra?[/
    Todos os manuais de manutenção dos carros e motos aconselham ocilar sempre a rotação do motor até 2000 km. A diferença não é química nem física, é mecânica. Meu Troller 2008, a orientação está na página D2 amaciamento do motor.
    Quanto ao fechamento da bomba injetora, faz com que o motor não atinja rotações elevadas, o motor do caminhão tem ótimo torque mesmo em rotações não muito altas.
    Aconselho aos foristas se informarem antes antes de opinarem. Fui colocar meus Ranchos com a regulagem para cima conforme aqui colhidas e não deu certo. Falei com a fábrica e eles me deram a dica correta.

Cara, quando eu fiz o motor da minha ranger, que é igual ao da tua, o meca também me recomendou não "ALUCINAR" com o motor no início. Então não apertei muito o pé não. Andei na moralzinha os primeiros 5.000 km e troquei o óleo com 1.000 km depois com 5.000 km, coisa que faço até hoje. Massss, não teve essa parada de fechar a BI não. Pelo contrário, tava era o cão pra andar. Andando horrores!!! Eu é que pedi pra fechar um pouco devido a fumaceira preta, que de certa forma, me incomoda.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem