Note que uma coisa nada tem a ver com a outra, se ela está fora do ponto, está fora do ponto para as duas baterias...
Versão Imprimível
Edirlei,
vc já pensou em dar um volta em outra para comparar com a tua?
se não tiver nenhum conhecido, passa uma revenda, faz cara de interessado e pede para dar uma volta.
De qualquer forma, continuo apostando no sensor de embreagem (e/ou no circuito elétrico relacionado com o mesmo).
A Ranger eletrônica, se o motor estiver um mínimo fora do ponto, não pega nem a pau. Já vi com meus próprios olhos. O problema aí é outro...
Edirlei,
esse motor é um canhao.
Peguei uma 3.0 esses dias, e posso te garantir que se tivessem 2 ar-condicionados roubando 20hp cada um, ela ainda seria 20hp mais forte que a minha.
Entao, com toda certeza vc tem problema em algum sensor. Aceito ate o da embreagem, pois existe mesmo uma proteção para ele nao rodar sem carga nenhuma.
Eu tenho a impressão que uma corrida a um desses preparadores que remapeiam o chip, resolveria tudo, e parece que seu motor esta andando em modo de segurança mesmo. Aquela funçao que protege o motor, mas deixa o carro andar (capenga) por que algo nao esta bem.
Nao to conseguindo achar o manual do NGD, mas lembro de ter visto uma roda fonica em algum lugar. O ponto do seu motor nao é no comando, nem na correia dentada. Diferente das nossas mecanicas, onde a bomba injetora é sincronizada com o virabrequim, o NGD tem um disco com um sensor que diz ao modulo a hora certa de abrir cada bico. Se essa roda estiver fora de fase, o carro esta fora de ponto. É como os distribuidores que tinham o platinado dentro, e a mesa se deslocava uns graus. Isso explica a falta de potencia, a demora para pegar, e o fato de uma bateria menor nao funcionar.
Vc reparou se o seu motor é mais barulhento que alguma outra ranger 3.0?
To caçando o manual p/ te dizer onde estao os sensores.
abs
"O sensor de posição do comando de válvulas está montado diretamente no cabeçote do motor, onde é feitaEste sensor em conjunto com o sensor de rotação faz a leitura do ponto de sincronismo do motor"
a leitura da posição do comando através de um anel dentado que é montado no comando de válvulas.
A rotação do anel dentado altera a tensão do sensor. Esta tensão é lida pela ECU e comparada com as
características armazenadas em sua memória, fornecendo assim a posição do comando de válvulas.
O sensor é o mostrado na figura, a roda fonica é o que a Intl' chama de anel dentado. Eu suspeitaria do anel, debaixo do sensor.
Tem um outro sensor, que esta atras do volante, que mede o RPM.
abs
Amigos, Olha só hoje liguei para o antigo dono q me falou o seguinte: - As vezes a caminhoneta apagava e ñ pegava por causa do diesel de baixa qualidade; - E outra que me deixou um pouco mais esperto, foi que qdo foi trocada a corrente segundo ele é ñ ficou a mesma coisa... ficou andando menos... pergunto será q ñ tá fora do ponto? Vou tentar marcar uma hora e ver...
Edirlei, com essa informação seria o suficiente para ter arrumado ela. 1 Dente do comando fora do ponto é suficiente para ficar uma porcaria. Fica muito ruim, sem força, funciona bem somente em rpm elevado e gasta muito mais. Porém funciona, e com a injeção eletrônica, é possível que engane muitos mecânicos, pois o motor trabalha tão sereno como se estivesse no ponto.
Esse estalo ai pode ser alguma cruzeta pedindo graxa , a minha l200 fazia a mesma coisa . lubrifiquei e o estalo sumiu .
Depois da marcha engatada e sem o pé na embreagem . com a picape em movimento dê uma aceleradas tipo estocadas se o estalo permanecer , são as cruzetas .
abs
Correia dentada eis a questão:putz:
Que ratiada de quem trocou.
Essa ranger 3.0 não possui correia dentada a transmissão é por corrente , igual aos Zetec rocam .