Powered by vBulletin

Rodas Livres Rangers 98/99 e 99/00 - Artigo extraido do site "The Ranger Station"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/02/2010, 20:14
    Rogerrm
    5 Anexo(s)
    Funcionamento da RL da Ranger
    Como o Pequeno Jr me pediu, estou postando as fotos e logo os vídeos de como eu faço para engatar e desengatar a RL manualmente

Fotos:

1- RL fechada e sem a telinha prata
    2- Foto detalhada da tampinha da RL
    3- O "miolo" da Rl comprimido
    4-Ele dentro da RL comprimido
    5-Assim está aberto, empurrando uma engrenagem e engatando o conjunto da tração dianteira
  • 02/02/2010, 20:19
    Rogerrm
    2 Anexo(s)
    1 e 2- Os Dois pinos(chave allen na falta de pinos :D) passando por dentro da tampa e que empurram o conjunto inteiro abrindo e fechando a mola

Abraços
  • 02/02/2010, 21:56
    Anthoniusnikos
    As duas chaves não vão furar ou rasgar o retentor(preto) ? Ou você jogou fora os retentores ?
    Melhor colocar, pelo menos, um pitutinho de alumínio mantendo o retentor.
    Abs
    Anthon
  • 02/02/2010, 21:58
    Anthoniusnikos
    Citação:

Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Srs.,
    eu tenho uma com RL a vacuo, e outra sem RL, com cardã/semi-eixos/planetárias rodando direto e posso afirmar, que o conjunto é BEM pesado :pensativo:.
    Senti a diferença ao decer uma rua no ponto morto, e reparar que a 2001 demora p/ embalar bem mais que a 99.
    Depois, resolvi fazer o teste. Levantei a 99 e girei as rodas com a mão.. nada de anormal. Uma "pedalada" e giram alguns minutos....
    Levantei a 2001 fiz o mesmo teste... muito mais pesado, a pedalada nao rende nada.
    Entao, posso afirmar que "empurrar" satelites + planetaria + semi-eixos + cardã + oleo do diff representa um tanque ou mais no acumulado do ano.
    Claro que nao existe duvida em um engrenamento full time, que sempre irá funcionar, mas o ideal é algo tipo AVM, ou uma soluçao de R/L com cabo e alavanca na cabine, a ser inventada pelos nossos amigos criativos Edin-Walter-Anthon ..rs..rs..rs..:concordo:

X 2 ! Dudas. Fez uma boa comparação.
    O sistema à vácuo da sua tração está obediente sempre que precisa ?
    Abs
    Anthon
  • 02/02/2010, 23:13
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Srs.,
    eu tenho uma com RL a vacuo, e outra sem RL, com cardã/semi-eixos/planetárias rodando direto e posso afirmar, que o conjunto é BEM pesado :pensativo:.
    Senti a diferença ao decer uma rua no ponto morto, e reparar que a 2001 demora p/ embalar bem mais que a 99.
    Depois, resolvi fazer o teste. Levantei a 99 e girei as rodas com a mão.. nada de anormal. Uma "pedalada" e giram alguns minutos....
    Levantei a 2001 fiz o mesmo teste... muito mais pesado, a pedalada nao rende nada.
    Entao, posso afirmar que "empurrar" satelites + planetaria + semi-eixos + cardã + oleo do diff representa um tanque ou mais no acumulado do ano.
    Claro que nao existe duvida em um engrenamento full time, que sempre irá funcionar, mas o ideal é algo tipo AVM, ou uma soluçao de R/L com cabo e alavanca na cabine, a ser inventada pelos nossos amigos criativos Edin-Walter-Anthon ..rs..rs..rs..:concordo:

Realmente que o sistema é mais pesado nao tenha duvida. E um pouco mais ruidoso (percebi quando troquei o óleo do diferencial dianteiro da minha). Mas o incremento em consumo das 99 para as 2001 (comparando as versoes diesel) é praticamente nulo.

Sei lá, sou suspeito para falar qualquer coisa pois um dos fatores decisivos pela minha escolha pela Ranger, além do motor, foi a não existencia de roda livre.

Abs!!!
  • 03/02/2010, 00:39
    Pequeno jr
    Vão postando mais.

Final de semana já tenho o que fazer, so sei que a tração funciona por bem ou por mal.
  • 03/02/2010, 12:06
    Rogerrm
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    As duas chaves não vão furar ou rasgar o retentor(preto) ? Ou você jogou fora os retentores ?
    Melhor colocar, pelo menos, um pitutinho de alumínio mantendo o retentor.
    Abs
    Anthon

Não tem perigo de furar.... não sendo ponti-agudo não tem problema...
  • 03/02/2010, 15:18
    dudas_308w
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    X 2 ! Dudas. Fez uma boa comparação.
    O sistema à vácuo da sua tração está obediente sempre que precisa ?
    Abs
    Anthon

A R/L da 99 ta ok sim, quem ta dando problema é a parte eletrica da 2001....:parede:
  • 03/02/2010, 22:52
    Pequeno jr
    De qualquer forma, vou fazer o que a galera indicou devido a Minha RL te ido para o saco. Na pior das hipoteses se não funcionar, teria que comprar outra mesmo.
  • 19/07/2010, 14:15
    Pequeno jr
    Voltando ao assunto da Roda Livre da Ranger de 98 até 2000.

Desde o dia 20/02/2010 fiz o sistema que o Daniel Shampoo Moto indicou neste tópico. De lá para cá já andei quase 20.000 km/rodados com o sistema travado igualzinho ao das Rangers de 2001 em diante.

Da mesma forma, indiquei essa solução dele para outras pessoas que estavam passando pelo mesmo problema na roda livre da Ranger. Todos que utilizaram essa dica até o momento são unânimes em falar .... acabou o problema.

Se é que podemos falar que houve alguma alteração nas nossas viaturas ... só o consumo que aumentou um pouco. Nada tãããoooo considerável, mas na casa de 0,3 a 0,5 a mais no consumo.

Agora, depois de feito a solução, o sistema funciona perfeito sem NUNCA ter dado problema algum tanto na minha quanto nas demais. Precisou da tração, basta ligá-la!

Passei por diversas situações com o uso constante da tração. Uma das que mais temia que poderia desacoplar o sistema era subir alguns morros bastante íngremes .. com muito cascalho. Não houve nada e o sistema passou com louvor.

Quem tem Rangers deste ano e quer resolver de vez isso, basta seguir a dica.
  • 19/07/2010, 14:48
    eduardo1968
    A RL da minha ranger ainda está boa, nunca deu problema. O único cuidado que tenho é o de usar a tração pelo menos uns 30 km, seja asfalto ou chão toda a semana.
    Mas quando começar a falhar, com certeza vou adotar esse sistema.
    Valeu pelas dicas Pequeno Jr
    Abs
    Eduardo
  • 19/07/2010, 15:00
    Moisés S.M
    Eu fiz o sistema "PITUTO" q o pessoal deve conhecer,pq foi pelo proprio forum q aprendi a faze-lo,e ja faz 2 anos q uso e nunca mais tive problema algum...mas só acoplo os cubos quando vou usar o 4x4,não ando com eles acoplados até pq o gasto de gasol...é muito grande,e o carro fica mais pesado,pensei em colocar as avm,mas não teria pq... ,ahhh se não fosse o 4x4 brasil...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:47.