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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Rodas Livres Rangers 98/99 e 99/00 - Artigo extraido do site "The Ranger Station"




    Galera de Rangers com rodas livres.

    O site americano The Ranger Station (http://www.therangerstation.com) tem uma série de artigos técnicos sobre Rangers e um, especificamente me chamou a atenção e tem fotos e está disponivel em http://www.therangerstation.com/Maga...04/offroad.htm

    O texto eu copiei e colei e achei interesante. Se minha Ranger fosse uma dessas ei certamente estaria mexendo par fazer igual.

    Um abraço

    Getting Around the PVH Pulse Vacuum Hubs
    In the '98 model year Ford gave us Ranger enthusiasts a couple of body blows. Not only did we lose our reliable and easily modified Twin Traction Beam suspension, but we also lost the ability to slap on a set of conventional hub lockouts. No doubt the reliability problems with the old automatic lockouts had something to do with this last issue, but as anyone knows, the vacuum operated ones are even worse. Even Ford realized this and did away with them for the '01 model year. Unfortunately, for the people caught in the '98-'00 group, there is no easy way of getting your 4x4 hubs to function reliably. Until now.
    With the simple procedure described below, you can disable the vacuum operation and leave the hubs engaged 100% of the time. The newer Rangers have no unlocking mechanism on them so there should be no harm in this. Several forum members have done this, and besides a slightly different feel in the steering, no problems have been reported. And the knowledge that you will have a functioning front axle when you need it should certainly make it a worthwhile modification.
    The information and pictures below were provided substantially by TRS forum member Smeezy with additional input from diehard.
    1) Remove the plastic cap on outside of hub by inserting two or more flat-head screwdrivers into the holes (look in one of the narrow holes to see the retaining pins are) and rotating. You will probably need the help of a friend as these things are really stuck in there tight. You want to SPIN (don't pry or the housing will crack!) the middle piece to move the retaining pin to the other side of the hole.
    2) Remove the cover, dust cover, and plastic parts within.
    3) Separate the two plastic pieces and spring. . Use a screwdriver to gently pry the two white pieces apart. Only one piece has a metal bit in it - remove it from the back by prying it up with a small screw driver. The pieces WILL NOT stay together now so don't worry about trying to get the white things to hold the spring - they'll do just fine once you put them back in the housing.
    4) Remove the metal piece that is glued to one of the plastic pieces.
    5) Put the plastic pieces back in along with spring, dust boot, and cover.
    6) Put the cover back on. Get your screw drivers and push and twist the cover back on to lock it in place.
    7) You're done! The hubs should be locked 100% of the time, like the newer Rangers.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
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  • #2
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Lembrando que fazendo isso o conjunto da tração dianteira fica engatada pra sempre....

    Eu sinceramente não faria, só se tivesse uma fazenda e a Ranger trabalha-se lá...
    Ranger CS 4x4 2001

  • #3
    Usuário Avatar de Rogerrm
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    Já que vai ter que abrir a RL e cortar os ganchinhos, mais simples só apertar aquele "miolo" para deixa-lo aberto e fechar a RL
    E quando quiser desengatar e so abrir apertar e deixar comprimido denovo...
    Por isso que olhando o sistema(muito simples) eu nem pituto fiz, apenas retirei aquela telinha prata da tampa da RL e com dois pinos eu aciono o sistema...
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

  • #4
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Já que vai ter que abrir a RL e cortar os ganchinhos, mais simples só apertar aquele "miolo" para deixa-lo aberto e fechar a RL
    E quando quiser desengatar e so abrir apertar e deixar comprimido denovo...
    Por isso que olhando o sistema(muito simples) eu nem pituto fiz, apenas retirei aquela telinha prata da tampa da RL e com dois pinos eu aciono o sistema...
    X 2 ! Roger.
    Chima, tudo bem que é um sistema meia-de-nylon feminino, mas o objetivo desse projeto foi evitar desgaste desnecessário das engrenagens envolvidas. Portanto, melhor é fazer a limpeza do sistema frequentemente e tudo funcionará originalmente perfeito.
    Se não funcionar, arranca o motor elétrico e joga fora e faz a seleção com um alicate; também, abre um furo na telinha e enfia o dedo no buraco para engatar e desengatar.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    X 2 ! Roger.
    Chima, tudo bem que é um sistema meia-de-nylon feminino, mas o objetivo desse projeto foi evitar desgaste desnecessário das engrenagens envolvidas. Portanto, melhor é fazer a limpeza do sistema frequentemente e tudo funcionará originalmente perfeito.
    Se não funcionar, arranca o motor elétrico e joga fora e faz a seleção com um alicate; também, abre um furo na telinha e enfia o dedo no buraco para engatar e desengatar.
    Abs
    Anthon
    Anthon;

    O desgaste de coroas e planetárias é minimo quando em 4x2 até porque eles trabalham sem carga. Na caixa de transferencia idem. E o arrasto adicional é marginal até porque as CT´s modernas tem sistemas de corrente e poucas peças moveis, em nada lembrando a dos antigos Jeeps e Toyotas que usavam quilos de engrenagens.

    As vezes a gente pensa que a RL faz um grande milagre: A S10 tem uma unico ponto que desliga o semi eixo maior. O outro gira constantemente e dentro do diferencial, as caixas satelites trabalham freneticamente. Tudo para manter um cardã parado. Será que compensa?

    O unico problema que existe, no caso das Rangers sem RL é coifa do cardã dianteiro junto a CT que em muitos casos se rompe estragando os componentes internos do proprio cardã.

    Particularmente eu nao entendo alguns fabricantes que argumentam que tem engate manual do 4x4 e colocam RL´s....elétricas!!!!! É trocar 6 por meia duzia

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #6
    Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
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    A coisa que eu mais queria é que minha ranger desse pra colocar roda livre manual, tenho uma cisma com o eixo dianteiro ficar rodando direto.
    Mesmo que o desgaste em 4x2 seja minimo, mas os rolamentos, o retentor e cia, desgastam da mesma forma...
    Além do mais, sou fã da RL manual, rsrsrs
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

  • #7
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    Traçao dianteira Ranger 1999 4x4

    Boa tarde a todos. Sou novo no Forum 4x4 e ainda estou me familiarizando. Desculpem-me eventuais besteiras.
    Tenho uma Ranger 99 Diesel 2.5 4x4. A traçao dianteira está toda destruída. Pensei juntamente com meu mecanico em duas soluçoes.
    Achamos uma sucata de Ranger 2003 ou mais nova. Trocaríamos tudo: Cubos, Mangas de Eixo, Homocinéticas, R Livre e talvez tb o motor de acionamento, se preciso for. As peças usadas ficariam em torno de 3500 e mais uns 1000 reais de mao de obra e outras peças miúdas. Outra soluçao seria comprar um par de RL AVM manual e novos cubos do modelo 99 mesmo, e tb homocinéticas, por cerca de 2000 reais. Neste caso se o motorzinho elétrico estiver ruim, um novo custa 1200. Restaria achar um usado ou tentar consertar o original. Na concessionária já falaram que ele é blindado e nao tem conserto, mas nao tenho certeza. O que os amigos sugerem? Se nao der certo tenho que eliminar a traçao dianteira, retirando as homocinéticas, pq está tudo quebrando e estralando. Grato, Germano

  • #8
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por bonzão Ver Post
    Boa tarde a todos. Sou novo no Forum 4x4 e ainda estou me familiarizando. Desculpem-me eventuais besteiras.
    Tenho uma Ranger 99 Diesel 2.5 4x4. A traçao dianteira está toda destruída. Pensei juntamente com meu mecanico em duas soluçoes.
    Achamos uma sucata de Ranger 2003 ou mais nova. Trocaríamos tudo: Cubos, Mangas de Eixo, Homocinéticas, R Livre e talvez tb o motor de acionamento, se preciso for. As peças usadas ficariam em torno de 3500 e mais uns 1000 reais de mao de obra e outras peças miúdas. Outra soluçao seria comprar um par de RL AVM manual e novos cubos do modelo 99 mesmo, e tb homocinéticas, por cerca de 2000 reais. Neste caso se o motorzinho elétrico estiver ruim, um novo custa 1200. Restaria achar um usado ou tentar consertar o original. Na concessionária já falaram que ele é blindado e nao tem conserto, mas nao tenho certeza. O que os amigos sugerem? Se nao der certo tenho que eliminar a traçao dianteira, retirando as homocinéticas, pq está tudo quebrando e estralando. Grato, Germano

    As homocinéticas completas você vai encontrar cada uma na casa dos 600 reais

    O Rolamento da tua está bom? Pelo visto se as homocinéticas estão assim e os rolamentos não foram embora?

    Motor elétrico há como você reparar, há topicos aqui no forum ensinando como você deve fazer para consertar e deixar 100%. Só se uma trilha do disco foi quebrada que ai sim já era e mesmo assim, há no mercado livre esse motor por pouco mais de R$ 700 reais. Dê uma olhada por lá.

    O Esquema de recuperar o motor de tração está neste topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=43304

    Caso queira economizar nas rodas livre AVM tem essa solução que foi dada pelo Daniel e que eu estou usando desde o dia que postei sem ter problema algum.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #9

    Dúvida Roda Livre - Ranger.

    pessoal, eu queria poder rodar com a reduzida da Ranger ligada sem estar com as rodas dianteiras travadas, mas tbm não sou muito fã de roda livre manual. aí uma vez eu pensei se num dava pra por uma chave eletrica, em algum fio do sistema da RL automatica, talvez oq envia o comando para o sistema de vácuo, pra na hora q eu ligar a reduzida a RL não acionar.

    já ví o sistema do pituto aqui no forum, mas a vantagem dele é ser barato, mas é "trabalhoso" igual a uma roda livre manual. eu queria um dispositivo pra acionar da cabine, sem precisar descer. Tenho quase certeza q se encontrasse o fio q envia o comando ao sistema de vácuo, daria pra chavea-lo e ia funcionar.

    alguém tem alguma ideia?

    73 a todos!
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #10
    É isso ai, é só colocar um interruptor pra impedir que as RLs funcionem...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    mas um interruptor aonde, Walter?
    Ford F-250 2009 XLT CD 4x4 Super Duty - CAMINHÃO
    Ford Ranger 1999 XLT CD 4.0 V6 4x4 BF32'' - TROVÃO AZUL

  • #12
    Citação Postado originalmente por Marcelo Corradi Ver Post
    mas um interruptor aonde, Walter?
    Se fosse na Diesel eu saberia te falar que fica em cima do coletor de admissão, mas na V6 não sei. Nesse sábado vou tentar ajudar um amigo que tem um V6 e tá reclamando de um barulho no eixo traseiro. Posso ver se descubro onde é e se for o caso eu posto aqui. Com foto até...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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