Powered by vBulletin

Cambagem ranger - não aceita mais

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/06/2011, 23:11
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Em um episódio envolvendo uma prefeita incompetente e uma manobra de ré saí no prejuízo de um novo "pneu novo", um farol de neblina engenbrado e um pára-choque meio desalinhado com uma cicatriz na saia.

Troquei o pneu e mandei balancear e alinhar. Aí veio essa conversa mole de desempenar não sei o que não sei como, pq a cambagem está no máximo.

Fui na concessionária (por culpa de vocês quebrei minha promessa de nunca mais entrar em uma concessionária ford) e descobri que simplesmente não fazem alinhamento na Ranger nem F250!!!
    Indicaram ir não sei aonde que é quem faz o alinhamento das caminhonetes para eles (realmente transpareceu confiança e capacidade técnica).
    É impressão minha ou a Salinas de Natal-RN é a pior concessionária ford do Brasil?

Alguém poderia explicar, detalhadamente como se eu tivesse 5 anos, como é feito o ajuste da cambagem?
    Alguém indica uma oficina que trabalhe com alinhamento em Natal que saiba fazer esse ajuste sem picaretagem?

Esse tipo de acidente nem sempre é suficiente pra desalinhar a Ranger.

Primeira pergunta: Tem certeza que está desalinhada. Como está o comportamento? Esta cantando os pneus em curvas mais que antes? Por exemplo, quando contornando uma rotunda?

Outra coisa muito importante antes de tentar alinhar o camber... Primeiro tem que ajustar nas barras de torção a altura da suspensão. Se a altura estiver incorreta não é possível verificar o alinhamento do camber. O ajuste simplesmente não chega no ponto e quase nenhum alinhador sabe disso.

Se um lado estiver diferente do outro da perfeitamente para perceber a diferença visualmente.

Se visualmente o camber parecer muito negativo (com as rodas abertas) provavelmente as barras de torção estão muito apertadas...
  • 23/06/2011, 08:11
    TylerNTL
    Pois é, apesar da queda no buraco ter sido traumática para o pneu e pára-choque não percebi consequência no rodar da viatura.

Mandei alinhar pq já estava na hora a uns 7k km que eu não fazia.

A roda do lado do passageiro está com a cambagem negativa (aberta na parte de baixo) só notei isso depois do queda no buraco e acredito que seja coisa recente pq só rodei uns 300km depois do ocorrido e o pneu está "começando a arrepiar" na parte de dentro.
  • 23/06/2011, 17:30
    TylerNTL
    4 Anexo(s)
    Pesquisei um pouquinho e pelo que entendi o ajuste do caster e camber é girando essas arruelas que fixam o braço bumerangue, certo?

As fotos estão na seguinte seqüência:
    LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO DIANTEIRA
    LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO TRASEIRA
    LADO DO PASSAGEIRO FIXAÇÃO DIANTEIRA
    LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO TRASEIRA

Pelo que entendi para ajustar um camber negativo, temos que "aumentar a projeção" da bandeja ajustando a arruela de forma a diminuir a distância entre o centro da bucha e o pára-lama, certo?
    E esse ajuste tem que ser igual nas duas fixações (dianteira e traseira) pois se mexermos só em uma vamos alterar também o caster

Considerando que o cáster está ok.

Dá para concluir que não tenho mais ajuste na lado do PASSAGEIRO NA FIXAÇÃO DIANTEIRA?
    Estou concluindo isso pq pela foto a arruela já está ajustada de forma a minimizar a distância entre o centro da bucha e o pára-lama.
  • 23/06/2011, 18:46
    BRAVOECONOVEMBER
    Pelo que li seria isso, as fotos mostram bem, mas adiciono uma pergunta minha: vale ajustar a arruela (esmerilhar) em caso de necessidade? Isso me lembra o ajuste de cambagem dos uno velhos, esmerilhando o parafuso de fixação da torre do amortecedor...
  • 23/06/2011, 19:07
    Edintruder
    Na minha eu esmerilhei uma delas e o ajuste ficou jóia. Completei o ajuste com a regulagem da altura.
  • 23/06/2011, 19:41
    BRAVOECONOVEMBER
    Então se faltar pouco na regulagem fica fácil. Quanto à altura, vale a pena seguir o manual de oficina da ranger. Lá tem direitinho os pontos em que deve-se medir e o ajuste de altura a fazer, é bem fácil, só tomar cuidado. Me prestei a medir direitinho, frente e traseira, e descobri que devo baixar o lado dianteiro direito da minha 5mm pra deixar tudo parelinho. Vou ver se faço esse final de semana, e daí vou conferir a cambagem com nível conforme tua dica. Daí só vai faltar o kit da caixa de direção e alinhamento.
    Aposto que iam querer me cobrar uns 500 pila de mo pra fazer esse joguinho por aí.
  • 23/06/2011, 20:03
    Walter L. L. Casitta
    Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.
  • 23/06/2011, 20:51
    TylerNTL
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.

As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
    Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?
  • 23/06/2011, 22:38
    TylerNTL
    http://img495.imageshack.us/img495/8...ificaes6bo.gif

http://img495.imageshack.us/img495/6...uspenso8ma.gif

Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
    Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?
  • 23/06/2011, 22:40
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
    Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?

A Ranger tem o camber negativo, mas ele fica mais negativo ainda com as barras apertadas. O camber da Ranger tem que ser negativo para compensar a deformação das buchas de borracha nas curvas. Se zerar o camber ela passa a cantar os pneus atoa em qualquer curvinha.
  • 23/06/2011, 22:49
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

http://img495.imageshack.us/img495/8...ificaes6bo.gif

http://img495.imageshack.us/img495/6...uspenso8ma.gif

Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
    Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?

A e B são o que você vai medir entre os pontos indicados e o solo (Item 1 e 3). Essas medidas dependem do tipo de pneu sendo novos ou desgastados que você usa e o ajuste das barras de torção. A altura da suspensão vai encontrada subtraindo B menos A
  • 24/06/2011, 12:40
    TylerNTL
    Fui em outro alinhador que mediu o camber em -0,5º motorista e -1,0º passageiro.

Explicou direitinho como seria o ajuste e argumentou que não valia a pena tentar ajustar o lado do passageiro para -0,5º.
    Pois para este ajuste ele iria esmerilha um pouco a arruela na posição em que estava, se mudasse a arruela de posição o passo ia ser muito grande e além disso só no monta desmonta já poderia aparecer uma diferença maior que o 0,5º que estávamos procurando.

Não quis nem os R$10,00 que eu ia deixar de gorjeta...

Ele comentou que a Ranger é
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:30.