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Convex Datacenter
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  • #97



    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Em um episódio envolvendo uma prefeita incompetente e uma manobra de ré saí no prejuízo de um novo "pneu novo", um farol de neblina engenbrado e um pára-choque meio desalinhado com uma cicatriz na saia.

    Troquei o pneu e mandei balancear e alinhar. Aí veio essa conversa mole de desempenar não sei o que não sei como, pq a cambagem está no máximo.

    Fui na concessionária (por culpa de vocês quebrei minha promessa de nunca mais entrar em uma concessionária ford) e descobri que simplesmente não fazem alinhamento na Ranger nem F250!!!
    Indicaram ir não sei aonde que é quem faz o alinhamento das caminhonetes para eles (realmente transpareceu confiança e capacidade técnica).
    É impressão minha ou a Salinas de Natal-RN é a pior concessionária ford do Brasil?

    Alguém poderia explicar, detalhadamente como se eu tivesse 5 anos, como é feito o ajuste da cambagem?
    Alguém indica uma oficina que trabalhe com alinhamento em Natal que saiba fazer esse ajuste sem picaretagem?
    Esse tipo de acidente nem sempre é suficiente pra desalinhar a Ranger.

    Primeira pergunta: Tem certeza que está desalinhada. Como está o comportamento? Esta cantando os pneus em curvas mais que antes? Por exemplo, quando contornando uma rotunda?

    Outra coisa muito importante antes de tentar alinhar o camber... Primeiro tem que ajustar nas barras de torção a altura da suspensão. Se a altura estiver incorreta não é possível verificar o alinhamento do camber. O ajuste simplesmente não chega no ponto e quase nenhum alinhador sabe disso.

    Se um lado estiver diferente do outro da perfeitamente para perceber a diferença visualmente.

    Se visualmente o camber parecer muito negativo (com as rodas abertas) provavelmente as barras de torção estão muito apertadas...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #98
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    Pois é, apesar da queda no buraco ter sido traumática para o pneu e pára-choque não percebi consequência no rodar da viatura.

    Mandei alinhar pq já estava na hora a uns 7k km que eu não fazia.

    A roda do lado do passageiro está com a cambagem negativa (aberta na parte de baixo) só notei isso depois do queda no buraco e acredito que seja coisa recente pq só rodei uns 300km depois do ocorrido e o pneu está "começando a arrepiar" na parte de dentro.

  • #99
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    Pesquisei um pouquinho e pelo que entendi o ajuste do caster e camber é girando essas arruelas que fixam o braço bumerangue, certo?

    As fotos estão na seguinte seqüência:
    LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO DIANTEIRA
    LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO TRASEIRA
    LADO DO PASSAGEIRO FIXAÇÃO DIANTEIRA
    LADO DO MOTORISTA FIXAÇÃO TRASEIRA

    Pelo que entendi para ajustar um camber negativo, temos que "aumentar a projeção" da bandeja ajustando a arruela de forma a diminuir a distância entre o centro da bucha e o pára-lama, certo?
    E esse ajuste tem que ser igual nas duas fixações (dianteira e traseira) pois se mexermos só em uma vamos alterar também o caster

    Considerando que o cáster está ok.

    Dá para concluir que não tenho mais ajuste na lado do PASSAGEIRO NA FIXAÇÃO DIANTEIRA?
    Estou concluindo isso pq pela foto a arruela já está ajustada de forma a minimizar a distância entre o centro da bucha e o pára-lama.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motr-diant.jpg   -motr-tras.jpg   -passg-dian.jpg   -passg-tras.jpg  

  • #100
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    Pelo que li seria isso, as fotos mostram bem, mas adiciono uma pergunta minha: vale ajustar a arruela (esmerilhar) em caso de necessidade? Isso me lembra o ajuste de cambagem dos uno velhos, esmerilhando o parafuso de fixação da torre do amortecedor...

  • #101
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    Na minha eu esmerilhei uma delas e o ajuste ficou jóia. Completei o ajuste com a regulagem da altura.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #102
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Então se faltar pouco na regulagem fica fácil. Quanto à altura, vale a pena seguir o manual de oficina da ranger. Lá tem direitinho os pontos em que deve-se medir e o ajuste de altura a fazer, é bem fácil, só tomar cuidado. Me prestei a medir direitinho, frente e traseira, e descobri que devo baixar o lado dianteiro direito da minha 5mm pra deixar tudo parelinho. Vou ver se faço esse final de semana, e daí vou conferir a cambagem com nível conforme tua dica. Daí só vai faltar o kit da caixa de direção e alinhamento.
    Aposto que iam querer me cobrar uns 500 pila de mo pra fazer esse joguinho por aí.

  • #103
    Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

    A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #104
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

    A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.
    As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

    Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
    Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?

  • #105
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    Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
    Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?

  • #106
    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

    Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
    Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?
    A Ranger tem o camber negativo, mas ele fica mais negativo ainda com as barras apertadas. O camber da Ranger tem que ser negativo para compensar a deformação das buchas de borracha nas curvas. Se zerar o camber ela passa a cantar os pneus atoa em qualquer curvinha.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #107
    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post




    Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
    Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?
    A e B são o que você vai medir entre os pontos indicados e o solo (Item 1 e 3). Essas medidas dependem do tipo de pneu sendo novos ou desgastados que você usa e o ajuste das barras de torção. A altura da suspensão vai encontrada subtraindo B menos A
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #108
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    Fui em outro alinhador que mediu o camber em -0,5º motorista e -1,0º passageiro.

    Explicou direitinho como seria o ajuste e argumentou que não valia a pena tentar ajustar o lado do passageiro para -0,5º.
    Pois para este ajuste ele iria esmerilha um pouco a arruela na posição em que estava, se mudasse a arruela de posição o passo ia ser muito grande e além disso só no monta desmonta já poderia aparecer uma diferença maior que o 0,5º que estávamos procurando.

    Não quis nem os R$10,00 que eu ia deixar de gorjeta...


    Ele comentou que a Ranger é

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