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Hybrid View

  • #1

    Cambagem ranger - não aceita mais




    Bom dia amigos,

    Levei a Ranger para alinhar e o mecanico me falou que o carro não pegava mais cambagem (aquela comum, com arruelas metalicas), que seria necessário levar para um especialista que faria um procedimento para que voltasse a pegar cambagem.
    Segundo ele, esse ajuste seria numa barra de ferro que fica bem junto a roda.
    Segundo ele, a "oficina especializada" desempena essa peça para que volte a receber cambagem.
    Essa informação procede ?
    Alguma dica ?

  • #2
    ele vai gabaritar o chassis, isto é alinhar as longarinas,fiz na minha aqui em curitiba, ao custo de 85 reais cada lado!

    abs

  • #3
    Para com isso pessoal. Isso ta me parecendo picaretagem. Nunca precisei alinhar isso na minha Ranger. Melhor procurar outro alinhador antes...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Para com isso pessoal. Isso ta me parecendo picaretagem. Nunca precisei alinhar isso na minha Ranger. Melhor procurar outro alinhador antes...
    Bom, eh real isso querido..... depende de como voce "cai num buraco" e a idade dos componetes de suspensao..etc..etc..etc.... ele pode empenar um pouco alguma peca da suspensao e nao dar mais cambagem.... acontece com relativa frequencia aqui.... (temos buracos gigantes apos as chuvas, em determinados lugares)....

    Porem eu concordo com voce, melhor procurar uma 2a e 3a opniao antes de deixar nego mexer em pecas da tua suspensao e principalmente antes de nego se meter a fazer alinhamento tecnico do teu "chassi"....

    E caso seja componente da suspensao e nao o "chassi", este devera de preferencia ser trocado.. e nao desempenado.... caso opte pelo ultimo... nao se esqueca da checkagem por microtrincas apos o desempeno...

    me desculpe misturar msgs pra voce e pro rapaz q comentou originalmente..... mas eh... hummm... hamm... preguica de dias de chuva!

    cheers

  • #5
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    Se fosse um corcel eu até entenderia a necessidade de fazer tal procedimento, mas na Ranger é difícil engolir. Tenta na concessionária alguma solução.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Bom, eh real isso querido..... depende de como voce "cai num buraco" e a idade dos componetes de suspensao..etc..etc..etc.... ele pode empenar um pouco alguma peca da suspensao e nao dar mais cambagem.... acontece com relativa frequencia aqui.... (temos buracos gigantes apos as chuvas, em determinados lugares)....

    Porem eu concordo com voce, melhor procurar uma 2a e 3a opniao antes de deixar nego mexer em pecas da tua suspensao e principalmente antes de nego se meter a fazer alinhamento tecnico do teu "chassi"....

    E caso seja componente da suspensao e nao o "chassi", este devera de preferencia ser trocado.. e nao desempenado.... caso opte pelo ultimo... nao se esqueca da checkagem por microtrincas apos o desempeno...

    me desculpe misturar msgs pra voce e pro rapaz q comentou originalmente..... mas eh... hummm... hamm... preguica de dias de chuva!

    cheers
    Na Ranger TB pode ser, mas na IFS não. tenho a mesma Ranger a 8 anos andando por todo tipo de estrada, caí em todo tipo de buraco e nunca tive problema com alinhamento.

    Alinhamento técnico na Ranger IFS é em 99% vazes picaretagem.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #7
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Na Ranger TB pode ser, mas na IFS não. tenho a mesma Ranger a 8 anos andando por todo tipo de estrada, caí em todo tipo de buraco e nunca tive problema com alinhamento.

    Alinhamento técnico na Ranger IFS é em 99% vazes picaretagem.
    Eh, aqui a experiencia eh com o TIB... nego consegue foder... mas em geral... nao entra no alinhamento tecnico (como voce mesmo disse, sao muito bons os carros) e sim empeno no "cubo"... nao tenho certeza se esse eh o termo brasileiro pra descrever aquela peca segura entre os bracos, aonde vai freio... disco..etc..etc., jah vi aquilo empenado.. mas os bracos em si, nao.

    Eh, vivendo e aprendendo,, vou fazer umas pesquisas e bater papos sobre isso... meio q me deixou curioso... se eh por projeto mesmo ou se realmente eh por uso e "Azar", aqui rola uns buracos q voce cai dentro e o carro para ou capota... ficando a roda dentro do buraco toda torta e fudida...

    A coisa mais curiosa.. eh q o TIB era pra ser mais resistente q o IFS... bom, obrigado pela informacao e interesse. ,, logo posto informacoes, se eu conseguir algo interessante e tecnico tmb sobre esse assunto.

    cheers

  • #8
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    Sem dizer que o ajuste fino da cambagem também é alterada pela altura das barras de torção. Na minha, só consegui deixar 0° levantando um pouco a dianteira da Ranger nas barras. A altura final tinha ficado conforme a altura original, pois com o tempo elas vão cedendo e a frente vai ficando mais baixa, e fica mais difícil de acertar a cambagem.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Eu zerei o câmber da minha Ranger, mas passou acantar pneu mas curvas mesmo em baixa velocidade.

    O Edi lembrou bem, se as barras de torsão estiverem desajustadas o ajuste do câmber não chega no ponto.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

    A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não é atoa que a Ford nem vende aquelas arruelas. Cheguei a tirar as minha, mexi mexi, andei mais de um ano mexido pra descobrir que todo o problema é a altura da suspensão. Ajustei a altura e voltei com as arruelas originais e ficou tudo perfeito.

    A Ranger quando chega a ficar desalinhada é por estar com a altura da suspensão incorreta ou alguma bucha gasta e se algum pneu está escamando é só ajustar a convergência.
    As originais são iguais retangulares e hexagonais +- como essas minhas?

    Mais uma dúvida sobre esses ajustes:
    Uma vez com cambagem correta se baixarmos a altura da suspensão nas barras de torção a cambagem ficaria negativa?

  • #12
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Navegando por aqui encontrei partes do manual de serviço com os dados da altura da suspensão da Ranger diz onde medir coisa e tal.
    Não sei se estou meio lento ou se o manual que é mal feito, mas com quantos centímetro devemos deixar as medidas A e B?

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