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Cambagem ranger - não aceita mais

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  • 04/08/2009, 08:25
    Pequeno jr
    Quase cai numa dessas tempos atrás, mas ai pesquisei aqui no fórum e descobri que se fizesse o serviço seria enrolado.

    Levei em outros dois locais que trabalham com alinhamento e o diagnostico foi completamente diferente do primeiro, sendo que as duas outras empresas disseram a mesma coisa.
  • 04/08/2009, 09:12
    cycloar
    eu tb fiquei com medo, mas de 4 q levei todos falaram que nao tinham como alinhar nas suas oficinas, pois tinha que gabaritar o chassis.

    Levei ate uma oficina especializada em gabaritagem, e fiz o serviço, os pneus ficaram retinhos, solto o volante e curto a reta hehehehe

    opiniao minha, leve num meca de confiança, e siga a orientação dele! nos, a distancia, infelizmente soh podemos sugerir e opinar...

    abraços
  • 04/08/2009, 09:29
    Luizinho
    Toda vez que escuto falar sobre esse tal de alinhamento técnico, para qualquer carro, me dá um frio na espinha.
    Os "profissionais" inventam uns serviços para enrolar os outros, simplesmente porque não sabem as peculiaridades de cada veículo.

    Na Ranger ou via de regra qualquer Pick-up, para haver necessidade de mexer nas longarinas só em caso de acidentes, o uso normal, mesmo bastante intenso, não traz essa necessidade.

    Para o perfeito alinhamento da Ranger as arruelas da bandeja superior podem ser trocadas ou moldadas conforme a necessidade, as barras de torção tem de ser ajustadas para a altura correta (se for o caso) e se continuar negativo demais, provavelmente as buchas da balança inferior estão cansadas. E ainda resta em último caso o parafuso de fixação da balança inferior no chassi (a Ford recomenda não mexer).

    O problema é que isso aí dá um trabalho danado e os caras só querem serviço expresso.

    A Ranger com cambagem zero fica horrível, tem de trabalhar negativa, podendo ficar convergente para diminuir o desgaste do pneu. Mas o rodízio é fundamental.
  • 04/08/2009, 16:03
    cycloar
    concordo contigo, no meu caso soh fiz o serviço pq o cara me mostrou onde que tava "torto" e me convenceu!!!!

    abs
  • 04/08/2009, 18:21
    Edintruder
    Se tem algo torto, daí a coisa muda, mas normalmente deve-se seguir as etapas:
    - não pode ter nenhum pivô, junta, bucha ou rolamento com folga. Tem que estar tudo justinho;
    - afrouxa os parafusos das balanças superiores e muda a posição dos parafusos conforme a necessiadade até alcançar o ponto de ajuste necessário.
    - caso ainda falte, ergue-se as barras de torção o necessário, porém deste ponto deve-se reiniciar tudo, por exemplo, se um lado deu ok, ao levantar nas barras, deve-se partir novamente para o re-alinhamento. A altura deve estar parelha assim como a calibragem e desgaste dos pneus dianteiros iguais.
    - Se nesse ponto ainda não conseguiu chegar no ponto de ajuste, então deve-se partir para um especcialista para verificar o chassis. O único carro que nunca onsegui alinhar em casa é o uno em função do alinhamento traseiro.

    A Ranger, eu levava cerca de 3 ou 4 horas de serviço até ficar bom e sem tendências. Carro meu, eu solto o volante e tem que manter a trajetória ou voltar ao ponto zero do volante sozinho. Em meio de uma derrapagem, ao soltar o volante o veículo deve retomar seu alinhamento sozinho.
  • 04/08/2009, 21:17
    cycloar
    Assino embaixo Edin...

    fiz quase todo os passos que disseste, pois qdo compro um carro geralmente dou uma geral em suspensao e freios... mas no meu caso era coisitas tortas mesmo hehehehe

    abs
  • 05/08/2009, 07:57
    IGORFROTA
    No caso da minha, no penúltito alinhamento, levei numa conceituada loja de Peneus e alinhamento aqui em Fortaleza. O cara me falou que quase não tinha conseguido fazer a cambagem, pois estava no limite. Segundo ele, mais um pouco e eu teria que gabaritar o chassi.
    Dessa vez, levei em outra oficina e o cara falou que não pegaria cambagem, e que seria preciso fazer esse serviço de desempeno de uma peça na suspensão.
    Não gostei dessa indicação, e não farei de forma alguma.
    Vou levar em um cidadão aqui em Fortaleza reconhecido como o mago dos alinhamentos e ver o que ele diz.

    Um detalhe, o meu eixo dianteiro está com folga no encaixe com a bola do diferencial.
    Meu mecanico faliu que seria necessário retira-lo e fazer um serviço de retifina nele.

    Será que isso está interferindo na cambagem ?
  • 05/08/2009, 10:50
    Edintruder
    Igor, se a folga for em peça de suspensão interfere, se for somente em peça de transissão não tem problema pra cambagem.
  • 05/08/2009, 11:20
    IGORFROTA
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Igor, se a folga for em peça de suspensão interfere, se for somente em peça de transissão não tem problema pra cambagem.

    Opa edin, obrigado pela dica.
    Mas me esclaece uma coisa, se o eixo tem essa folga na junção com a bola, as peças da suspenção não são presas ao eixo ?
  • 07/08/2009, 14:02
    IGORFROTA
    Levei o carro para uma avaliação hoje em outra loja de alinhamento.
    O veredicto foi o mesmo, o carro não aceita mais cambagem e é preciso desempenar um tal de "telefone". Também se referiu a um tal de "manga de eixo". É a mesma coisa ?


    Eles não fazem lá, o que me leva a crer que não há má intenção na coisa.
    Segundo eles, eles me dão a medida a ser corrigida e eu levo em algum especialista para ajustar o ângulo.
    Depois retorno lá a refaço o alinhamento.
    Detalhe, nem terei o custo da cambagem convencional na loja de alinhamento.
    Pensei assim :"Se fosse picaretagem, os caras me cobravam a cambagem e faziam um meia sola qualquer"

    O que vocês acham ???
  • 08/08/2009, 20:42
    cantodopirão
    Caro IGOR tabém tive esse problema com minha Ranger e a solução foi "desempenar" a manga de eixo.
    Meu mecãnico, o Davi, levou a peça para uma oficina especializada em caminhões e o serviço ficou perfeito com a cabagem bem dentro do limite!
    Se quiser posso te passar o telefone do Davi!
    Saudações!
    Citação:

    Postado originalmente por IGORFROTA Ver Post
    Levei o carro para uma avaliação hoje em outra loja de alinhamento.
    O veredicto foi o mesmo, o carro não aceita mais cambagem e é preciso desempenar um tal de "telefone". Também se referiu a um tal de "manga de eixo". É a mesma coisa ?


    Eles não fazem lá, o que me leva a crer que não há má intenção na coisa.
    Segundo eles, eles me dão a medida a ser corrigida e eu levo em algum especialista para ajustar o ângulo.
    Depois retorno lá a refaço o alinhamento.
    Detalhe, nem terei o custo da cambagem convencional na loja de alinhamento.
    Pensei assim :"Se fosse picaretagem, os caras me cobravam a cambagem e faziam um meia sola qualquer"

    O que vocês acham ???

  • 08/08/2009, 20:47
    cantodopirão
    1 Anexo(s)
    Caro Igor não sei se você tem esse catálogo de peças, mas aí tem o arquivo!
    Na primeira página tem uma figura com peças do eixo dianteiro. A manga de eixo é a peça número 14!
    À disposição!
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