Powered by vBulletin

Instalando oxido nitroso na minha ranger 96 STX V6

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/07/2009, 00:58
    Vinicius Hauagge
    Totalmente off topic, mas apenas uma duvida... (e ja agradecendo pelas dicas que vc deu dos cabeçotes do motor da ranger com 210cv).
    Tenho um blower da mercedes kompressor... acredito que é o m45... e ja pensei em instalar o mesmo no meu jeep (georgia 2.3 carburado, com h34, alcool, cabecote rebaixado, coletor dimensionado, ignicao eletronica, e mais algumas perfumarias) ou na explorer (ohc 4.0 original) ou na ranger - com o mesmo motor.
    Voce acha que ficaria bom? Hoje meu interesse maior seria na explorer, ainda mais pelo fato do blower ter aquela polia de acionamento eletrico... Pode dar algumas dicas? E da mesma forma, se for o caso, passar um orcamento pelo servico?
    Obrigado,
    Vinicius!
  • 01/07/2009, 10:03
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    É mais ou menos por aí.
    Em relação ao computador plugado, não me dou muito bem com programas diferentes dos usuais... Seria melhor botões giratórios, não precisaria nem tela.
    Mas este projeto ainda está na cabeça, com certeza no momento de coloca-lo em prática entrarei em contato com você.
    E se fosse fazer um que apenas atrasasse o ponto através da leitura da pressão? Seria mais simples/fácil de construir?
    Abraço.

Ps.: Tem idéia de quanto eu precisaria atrasar para pressões de 0,1 até 1,0 kgf/cm2?

Nao, a dificuldade eh a mesma....

Quanto aos programas, eh bem simples cara... voce abre ele, e uma vez conectado ao modulo, voce escolhe as opcoes via menus, dentro do proprio "terminal", te garanto que eh simples... porem se quiser sem o PC, com uma caixinha na mao.... como eu disse sem problemas.

Voce te explicar o pq a dificuldade eh a mesma.... a base de qualquer modulo desses eh um microcontrolador com um software interno... e sempre q exige ajustes.... eh muito mais facil e avancado tecnologicamente fazer direto no programa do microcontrolador... atravez de um PC ou caixinha de configuracao...

Antigamente era tudo analogico, com componentes discretos (muitos sistemas hj em dia ainda sao analogicos, do tempo do onca... tecnologia arcaica.... leia-se muitos modulos MSD & amigos) entao todos os ajustes eram direto nos modulos, ou puxando-se fios e colocando uma caixinha com os botoes dentro do carro..... eu concordo q pra algo q voce mude a configuracao sempre... eh OK.... mas se voce vai calibrar 1 vez soh (como eh o caso do modulo q te apresentei)... o ideal eh o mais barato e simples... (liga o PC, calibra... desliga... esquece....).... ou seja.. voce configurou uma vez.. nunca mais vai precisar ligar la o PC....

Quanto ao retardo vs pressao... depende o combustivel q voce vai usar... eh alcool mesmo ?

Qual a pressao de trabalho ?

cheers
  • 01/07/2009, 10:25
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Totalmente off topic, mas apenas uma duvida... (e ja agradecendo pelas dicas que vc deu dos cabeçotes do motor da ranger com 210cv).
    Tenho um blower da mercedes kompressor... acredito que é o m45... e ja pensei em instalar o mesmo no meu jeep (georgia 2.3 carburado, com h34, alcool, cabecote rebaixado, coletor dimensionado, ignicao eletronica, e mais algumas perfumarias) ou na explorer (ohc 4.0 original) ou na ranger - com o mesmo motor.
    Voce acha que ficaria bom? Hoje meu interesse maior seria na explorer, ainda mais pelo fato do blower ter aquela polia de acionamento eletrico... Pode dar algumas dicas? E da mesma forma, se for o caso, passar um orcamento pelo servico?
    Obrigado,
    Vinicius!

Cara.... isso eh um famoso problema cebola.... vai ter de descascar por partes..

1 - nao existe coletores de blower pro motor 4.0 OHV, os que existem sao feitos a mao e muito raros de se achar.. e $$$$$$$$$$, existem pro 4.0 SOHC.
    2 - a embreagem magnetica... apesar de voce poder usar.. voce vai precisar de 2 calibracoes no ECU do teu carro... 1 pra ele desligado... outra pra ele ligado. Vai precisar modificar a ECU original, pois suporta somente 1 programa.
    3 - caso seu motor esteja em boas condicoes, eu rodaria com o blower no alcool... senao eu daria uma retifica e diminuiria pouca coisa a taxa de compressao..e manteria rodando na gasolina. Isso vai possibilidar a voce usar toda a pressao do compressor... mesmo q ele passe a aquecer o ar da adm.
    4 - vai precisar ser desenvolvida toda a parte de admissao do carro, acima do coletor inferior.. por causa do tamanho do blower e como ele vai montado.
    5 - modificar o sistema de correias original do carro.

Eh cara... eu tmb jah tinha pensado nisso ae.... mas devido a falta de pecas.. eu optei pelo oxido nitroso... mesmo pq nao preciso do torque sempre e tmb estou instalando uma relacao bem menor de diferencial....

No meu caso foi mais pq o meu uso eh esse... mas eu tenho um blower M-xxx da vida aqui tmb e qualquer hora monto o kit p/ instalar na ranger 4.0 OHV... aposto q devo vender alguns rapidamente :mrgreen:

O que vai sair mais caro pra voce, eh o coletor de adm. do blower..... no aluminio.. tudo soldado com TIG e um acabamento legal... com guias de difusao de ar, p/ igualar a entrada de ar em todos os cyl.

Em seguida vem as modificacoes no modulo original...

O coletor se eu fosse fazer pra voce hj, cobraria 3 mil, sem core (voce nao precisa me dar o coletor inferior e eu nao modifico o seu, te devolvo a admin. sem danos, completa) tudo em alum. soldado com TIG.

As alteracoes no modulo ficariam em torno de 1 mil, p/ voce poder usar ate 3 programas diferences no ECU. E voce mesmo pode mudar os programas pelo PC, nao precisa pagar pra ninguem "flashear" a ECU pra voce.... basta ter os arquivos das curvas de fuel..etc..etc. e voce mesmo grava na ECU. Jah inclusa a ECU nesse preco, nao fuco/modifico/fodo com a sua...te devolvo do jeito q sair do carro. esse valor nao inclui o "remapeamento" das curvas...

Ou seja... a nao ser que voce realmente queira esse blower no OHV... nao sei o quanto o $$ valeria a pena pra voce... pois voce ainda vai precisar de varias pecas e outros trampos no carro em si.... por causa do fluxo maior de combustivel q vai usar e alguns sensores q nao podem ser mais os originais... e/ou com a calibracao original.

Quanto ao jeep, voce poderia rodar nele.... sem problemas, apesar q eu acho q talvez seja meio grande o blower p/ ele... motor 2.3.... mas eh um "acho"... mesmo pq nao conheco as specs desse blower q voce tem.... de qualquer modo.. o ideal era q nao tivesse o rebaixo no kbcote... mas como esta com alcool... depende a taxa de compressao real, sem problemas...

Outro ponto eh o sistema de ignicao... vai precisar de mais energia pras faiscas... principalmente quando tiver "realmente com pressao".. na ranger voce pode trocar o coilpack por um de alta performance.... desde q nao seja extrema a preparacao... senao, vai precisar de outro sistema de ignicao... oq eh meio chato de instalar na ranger.... pois nao usa distribuidor nem modulo de ignicao... e na ranger tmb provavelmente vai precisar trocar o escape... pra dar uma saida legal, eu sugiro fazer um 6x2x2 com um X no meio, em 3.5" ate o final. eh oq eu uso... e o lance apavora... :mrgreen:

bem, acho que eh isso amigo....

se voce quiser continuar o papo, eu acho q seria interessante voce criar um novo topico e mover essas 2 msgs p/ ele, pois eh um assunto bem extenso e nao me leve a mal.. mas esse topico eu criei pro oxido nitroso. :concordo:

cheers
  • 01/07/2009, 11:13
    Vinicius Hauagge
    Muito obrigado pelas dicas!
    Por enquanto, vou deixar o blower guardado, por falta de $!
    Abraço,
    Vinicius!
  • 01/07/2009, 11:31
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Muito obrigado pelas dicas!
    Por enquanto, vou deixar o blower guardado, por falta de $!
    Abraço,
    Vinicius!

Precisando eh soh gritar...

cheers
  • 01/07/2009, 19:35
    DieselPower
    Quanto aos programas, eh bem simples cara... voce abre ele, e uma vez conectado ao modulo, voce escolhe as opcoes via menus, dentro do proprio "terminal", te garanto que eh simples...
    Mas precisarei de um chicote específico para ligar o note no módulo, certo? Aonde encontrarei este chicote?

Quanto ao retardo vs pressao... depende o combustivel q voce vai usar... eh alcool mesmo ?
    O motor está rodando com gasolina, mas tem a tx maior (gostaria de saber como calcular a tx). Mas depois de turbinado irá rodar com álcool.

Aproximadamente 1kg a 1,5 kgf/cm2.
  • 01/07/2009, 20:04
    linuxhellmaster
    Citação:

Quanto aos programas, eh bem simples cara... voce abre ele, e uma vez conectado ao modulo, voce escolhe as opcoes via menus, dentro do proprio "terminal", te garanto que eh simples...
    Mas precisarei de um chicote específico para ligar o note no módulo, certo? Aonde encontrarei este chicote?

Vai completo, uma ponta eh USB ou Serial comum, a outra voce liga no modulo.. direto e simples.

O motor está rodando com gasolina, mas tem a tx maior (gostaria de saber como calcular a tx). Mas depois de turbinado irá rodar com álcool.

Perfeito, vai passar a ter uma tx pequena pro alcool... oq eh otimo no caso do turbo, vai poder "tuchar" pressao no lance.. sem perigo.. pelo menos "nesse ponto de vista"

Aproximadamente 1kg a 1,5 kgf/cm2.

Isso da 14 ~ 21 psi +/- .. considerando que teu 4cc devidamente preparado deve chegar a uns 8500 rpm... a grosso modo voce quer algo +/- assim... 3500 rpm ~ 5000.. isso jah com pressao do turbo.. retardar uns 2 graus... e 4 graus dae em diante... o ponto em si eh nao ocorrer detonacoes....

Por favor note q voce tem de comecar com configuracoes mais conservadoras e ir melhorando, ate voce perceber detonacao, ae voce volta um pouco... entao voce pode ajustar entre 0-3 graus de retardo por PSI.. ao invez de usar a RPM... talvez voce precise de ate uns 8 graus.. ou 9... se voce chegar a 21 PSI de coletor...

Note ainda q os tais 14 ~ 21 psi sao o valor dentro do coletor.. e nao o "boost" do turbo.

A taxa de compressao se teu carro for tudo original, basta consultar os manuais tecnicos de reparacao do motor.. consta la..

Se nao for original, soh com o motor desmontado... voce mede os volumes de camara de combustao, profundidade do deck, trajeto de pistao.. volume da junta... etc.etc.. ele te da a taxa de compressao.

Caro amigo, eu sugiro que voce pesquise com o pessoal da sua regiao que mexe com turbo... pois eu soh tenho como te fazer mesmo o modulo... eu nao mexo com turbo, nem curto p/ falar a verdade... mesmo pq nao terro carros a diesel. :cry:

Se eu tivesse uma F250 ou 350 a diesel, eu montaria um blower nela, um ford roots :twisted: , nada de turbo...

cheers
  • 01/07/2009, 20:37
    cRiPpLe_rOoStEr
    Citação:

Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Se eu tivesse uma F250 ou 350 a diesel, eu montaria um blower nela

dá uma olhada nessa f250 antiga com motor detroit diesel
    [ame=http://www.youtube.com/watch?v=pPyp9dgHkw0]YouTube - 70's Ford powered by a Detroit Diesel[/ame]
  • 01/07/2009, 21:02
    DieselPower
    Citação:

Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    A taxa de compressao se teu carro for tudo original, basta consultar os manuais tecnicos de reparacao do motor.. consta la..

Esse é o problema...
    Não é original.
    Meu motor é original a álcool, descobri quando abri e avistei o pistão com a cabeça chata, quando o original gasolina tem um "vazado". Ao mander o cabeçote para a retífica, me disseram que alguém (antigo proprietário) tirou alguns mm em volta das valvulas em um torno, para diminuir a compressão.
    Portanto, não tenho ideia de quanto está a tx.
    Mas sei que está mais elevada, pois se eu deixo o motor com o ponto original ele "grila" em baixas rotações.
    Essa Saveiro é meu xodó, o primeiro carro que tive, portanto irei monta-la para ficar de relíquia.
    Abraço.
  • 01/07/2009, 21:15
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    dá uma olhada nessa f250 antiga com motor detroit diesel
    YouTube - 70's Ford powered by a Detroit Diesel

Eh disso q eu estou falando! :twisted:

cheers
  • 01/07/2009, 21:17
    linuxhellmaster
    Citação:

Esse é o problema...
    Não é original.
    Meu motor é original a álcool, descobri quando abri e avistei o pistão com a cabeça chata, quando o original gasolina tem um "vazado". Ao mander o cabeçote para a retífica, me disseram que alguém (antigo proprietário) tirou alguns mm em volta das valvulas em um torno, para diminuir a compressão.
    Mas sei que está mais elevada, pois se eu deixo o motor com o ponto original ele "grila" em baixas rotações.
    Essa Saveiro é meu xodó, o primeiro carro que tive, portanto irei monta-la para ficar de relíquia.
    Abraço.

Maneh, podia ter usado uma junta mais grossa! (assim q convertem V8's de landau a alcool p/ gasolina)

Infelizmente soh abrindo o motor mesmo, senao fica soh no "achometro".

cheers
  • 02/07/2009, 08:28
    linuxhellmaster
    Citação:

Esse é o problema...
    Não é original.
    Abraço.

Eu tava pensando aqui, e acho que seria interessante e bem usavel por voce.. se adicionarmos algumas coisas no modulo... o custo nao muda muito, mas vai aumentando conforme os recursos,, porem sempre no mesmo tipo de valor honesto q te apresentei.

- indicador de mistura, pode escolher um sensor O2 convencional ou um wideband.....
    - limitador de rpm do motor, limita o rpm maximo....

O limitador acima, funcionaria (como o teu nao eh EFI..) por simplesmente queimar em 0 graus o combustivel da camara de combustao, ou entao nao dar a faisca naquele cyl... de modo sequencial, pulando 1 cyl..... em geral funciona bem... mas nao tem a mesma precisao de quando feito no EFI.. aonde se corta a injecao do combustivel...

Ae a caixa ficaria por dentro do teu carro, com os leds... caso teu carro nao tenha tacometro... pode ser incluido 1 digital tmb...

etc..etc..etc... se pararmos pra pensar.... da p/ incluir qualquer coisa...

cheers
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:39.