Powered by vBulletin

Instalando oxido nitroso na minha ranger 96 STX V6

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/06/2009, 18:35
    crystyan2003
    Citação:

Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post

Bem eh isso, me desculpe o jabazinho... mas eu adoro oq eu faco.. nao pude deixar de "responder generosamente" o comentario... :putz:

cheers

Muito generosamente né!! rsrsrs

Não precisa se desculpar pois é bom sabermos todas as areas em que vc trabalha sabe né "Aquele interesse básico"!!!

Vou acompanhar ai esse projeto da supermaquina!!

Bom Trabalho!!
  • 26/06/2009, 21:59
    SergioPB
    Sera que aguenta? Rsssss, hj ele da ~ 205 Hp's na roda traseira a +/- 6400 RPMs.. com corte em 6500 +/-

Desculpe a cola da sua resposta.
    Mas com essa cavalaria toda, o que você tem hoje na sua V6 ?

Abraços!
  • 27/06/2009, 09:57
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    Sera que aguenta? Rsssss, hj ele da ~ 205 Hp's na roda traseira a +/- 6400 RPMs.. com corte em 6500 +/-

Desculpe a cola da sua resposta.
    Mas com essa cavalaria toda, o que você tem hoje na sua V6 ?

Abraços!

Nao entendi o sentido da pergunta.. mas eh o V6 de 4.0l OHV, 165 hp's originalmente.. com corte em 5.200 rpm, totalmente retrabalhado... da mais de 220 HP's no volante do motor..

Os maiores ganhos de potencia foram portando todas as passagens, a troca de pistoes/biela mexidas do kbcote (inclusive o retrabalho dos mesmos), retirada do sistema de EGR, ventoinha, sistema de escape 6x2x2 + X, sistema de comando roletado e com profile um pouco mais agressivo, uso de oleo sintetico (10w30), recalibracao da EEC-V e fucadas no sistema de ignicao (bobina de alta performance, velas com 3 eletrodos..etc...), eu uso o sistema de vortex e o sistema magnetico de combustivel.. (os 2 me deram quase 9HP's!!!!! acreditem ou nao em cima das outras mods.)

Acho que foi isso, pelo menos eh oq eu me lembro de cabeca de ter feito e verificado as alteracoes. em outubro desse ano completa 3 anos da "feitura" desse motor, jah com 138mil km, sem nunca carregar mais q 100kg de lastro atras! soh usada pra sentar o peh mesmo.

Se a pergunta foi no sentido de "outras coisas", fora isso eu tenho um conjunto de modificacoes na suspensao original da STX, pra permitir rodar tranquilo em velocidades maiores... (180 ~ 210) como se fosse um carro... alem disso ainda costumo rodar com 100kg de lastro do meio ate a beirada da cacamba... aonde tem um cyl de GNV de uns 35 ou 40 m3... Lembrando que ela eh cabine estendida.

Se a pergunta foi em outro sentido... eh soh dizer!:mrgreen:

cheers
  • 27/06/2009, 10:16
    Anthoniusnikos
    Abraços Linux.
    Cara, por aquí, você está acima da média. Vai ter que ter paciência para explicar melhor as coisas.
    Já deve ter percebido que a maioria do pessoal é mecânico de fim-de-semana ou de fundo de quintal. Mas noquê a moçada mexe, faz bem feito(muito melhor que os mexânicos das boca-de-porco por aí).
    Vamos ao que interessa:
    Sempre me atordou que, já, por tanto tempo(desde as invenções) os motores a explosão aproveitam sómente 35% de todo o poder calorífico dos combustívei.
    Não estaria na hora de se desenvolver um motor que aproveitasse 95%. Quem sabe uma mini turbina de ação-reação(hard), associada a um programa (soft) bem inteligente de eficiência ?
    Aí essa tralha toda de biela, pistão, cabeçote, balancins, etc, iria tudo pra sucata, e o óxido nitroso, hidrazina, gás nitrigênio, nitro-glicerina, e outros nitro-compostos, poderiam ser usados ? :evil::evil::evil:
    Abraços
    Anthon
  • 27/06/2009, 11:15
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Abraços Linux.
    Cara, por aquí, você está acima da média. Vai ter que ter paciência para explicar melhor as coisas.
    Já deve ter percebido que a maioria do pessoal é mecânico de fim-de-semana ou de fundo de quintal. Mas noquê a moçada mexe, faz bem feito(muito melhor que os mexânicos das boca-de-porco por aí).
    Vamos ao que interessa:
    Sempre me atordou que, já, por tanto tempo(desde as invenções) os motores a explosão aproveitam sómente 35% de todo o poder calorífico dos combustívei.
    Não estaria na hora de se desenvolver um motor que aproveitasse 95%. Quem sabe uma mini turbina de ação-reação(hard), associada a um programa (soft) bem inteligente de eficiência ?
    Aí essa tralha toda de biela, pistão, cabeçote, balancins, etc, iria tudo pra sucata, e o óxido nitroso, hidrazina, gás nitrigênio, nitro-glicerina, e outros nitro-compostos, poderiam ser usados ? :evil::evil::evil:
    Abraços
    Anthon

Ahhahaha, hidrazina.... isso me faz pensar em astrolite-g ( ;

Oq importa eh ser bem feito e respeitar os amigos e opnioes alheias, se a pessoa for assim.. eh meu amigo.

Bem... eh foda cara.. a eficiencia do motor, nao soh calorifica.... eh uma coisa complicada..... jah estudamos bastante isso e a melhor solucao que encontrei/amos foi o esquema de "ponto maximo de pressao constante", oq permite q voce use qualquer tipo de combustivel tolerado pelo seu sistema de armazenamento, injecao e escape (o nitrometano por exemplo, depende as condicoes de queima, forma/vira um acido no escapamento...).. o ponto todo ao meu ver eh custo $_$... eu vou dar uma breve explicacao sobre nossos testes e a solucao encontrada...

um pouco de historia/informacao 1o....

qualquer motor, eh designado de fabrica a ter uma determinada potencia (leia-se torque) sob determinadas condicoes.. por exemplo.

um motor X, a rotacao de 1000RPM, usando uma mistura de combustivel padronizada (vamos chamar de Y) e determinadas caracteristicas de ignicao, vai gerar uma pressao maxima (rendimento maximo) no cyl no angulo H do pistao/vira.... bem, agora se voce modificar um pouco a quantidade de "agua" no combustivel, ou qualquer outro fator.... essa "equacao" deixa de ser verdade, e voce tem um rendimento menor.... pra compensar, voce teria de modificar as curvas de ignicao.. pra levar o motor a produziar o maximo de pressao naquele mesmo angulo "perfeito" de antes. levando o motor a produzir aquele torque "especificado em fabrica".

Nao sei se eu fui claro ae em cima, pois nao sou muito bom pra "facilitar termos tecnicos"... mas o ponto todo eh,,, cada motor/tipo de motor, tem um angulo aonde se voce tiver a pressao maxima naquele ponto, voce vai estar usando toda a performance do motor, sem forcar pistao, biela, vira.....

Pois bem, o problema todo eh que qualquer mudanca de temperatura, altitude, humidade... qualidade do combustivel... fode com essa calibragem.... entao.. muitas centrais de controle, possuem 2 sensores de pressao alem dos comuns de temperatura... e aplicam esses valores em uma tabela.. de modo "generico", ou seja.. o carro pode funcionar com qualquer tipo de gasolina...etc..etc.. isso faz o carro poder rodar em qualquer condicao de altitude e/ou manutencao... sem riscos de detonacao ou danos ao motor..... porem muitos carros soh refaz os calculos depois de um on/off (carros com 1 sensor barometrico, sao assim... uma vez q com o motor rodando, eh usado pelo EFI.. isso sistemas MAP, eh claro) entao o peao indo pra praia.. sente os efeitos da altitude no motor.. ate desligar e ligar ele denovo..... e muitos carros nao tem nada disso... sao apenas as curvas e mapas padrao....

Bem, eh facil perceber que se pudessemos manter o motor sempre com o ponto maximo de pressao naquele angulo indicado pela fabrica, poderiamos queimar qualquer tipo de combustivel (pois nunca teriamos pressao excessiva na camara de combustao, pois seria mantido no ponto original)... isso falando de carros comuns.. e inclusive esse sistema daria de 10 a 0 no atual sistema de carros flex.... ou seja.. se colocarmos gasolina.. o avanco necessario p/ chegar aquele ponto maximo de pressao seria ajustado automatico.. o mesmo pra nitrometano etc..etc..etc... o sistema usa como base mapas precalibrados e da o ajuste fino enquanto voce roda com o carro.. garantindo 100% de performance.

No caso de preparacoes nao originais, o mesmo sistema q monitora o ponto maximo de pressao, pode monitorar outros items, como "fase do comando", indicios de predetonacao/ignicao.. e ajustar todos os parametros p/ o motor nao explodir... mas consegir mais pressao no cyl... isso tmb pra qualquer combustivel...

Bem, chega de papo.. vou dar uma palhinha de como desenvolvi esse sistema, vou dar como exemplo um carro antigo.. mas pros novos muda apenas o metodo de instalacao/modificacoes necessarias...

Basicamente eh um sistema de analise de combustao por ions, aonde eu meco a corrente conduzida pelo gas ionizado na camara de combustao (comeco a "ler", logo apos a faisca termina) e posso retirar pelo menos 20 informacoes diferentes a respeito da combustao... desde se rolou um "misfire".. ate se tah na fase de compressao ou exaustao. Esse sinal pode ser observado em um osciloscopio... porem no caso do modulo de ignicao... a analise eh feita por um software que roda em um DSP dentro do mesmo, aonde aplicando formulas matematicas eu consigo obter os dados q eu preciso... sempre relacionados (e ligados a) a posicao do virabrequim (por exemplo, alguns 302 mexicanos usam 8 graus depois do TDC como ponto pressao maxima.. ou seja.. a 8 graus depois do TDC eh quando "deveria" haver a pressao maxima dentro do cyl, resultado da queima).

A instalacao em um motor com distribuidor eh bem simples

- sensor no virabrequim
    - sai fora o distribuidor, entra uma engrenagem p/ tocar a bomba de oleo soh (jah ganha uns 10 ~ 12 hp's nessa)
    - bobinas individuais por cyl.
    - fiacao extra pra usar recursos extras do modulo (como recursos p/ turbo e oxido nitroso/blower)

Bem eh isso, espero nao ter confundido muito, mas esse sistema eh show de bola.. aonde voce vai ele vai te dar sempre 100% de performance... nao importa se a gasolina eh boa ou nao, se o alcool eh bom ou nao.... ele ate indica quando voce precisa trocar ou limpar as velas!

Soh tem um problema com esse sistema... bem 2 problemas..

- precisa de bobinas individuais por cyl.
    - nao eh qualquer ze maneh de perf. shop q instala/ajusta.

Porem nao fez sucesso quando desenvolvemos, pelo custo (~ 1000 R$) e tmb pq o pessoal prefere apelar do q ter um carro com rendimento e performance 100% (o cara prefere cuspir gasolina sem queimar pelo escape, com aquele turbo enorme sem intercooler... tudo com eficiencia 1%, do q investir em algo serio.... talvez pq eles tenham a necessidade de mostrar algo grande embaixo do capo ? pra dizer q sao mais machos ?? :mrgreen:) e q nao polui....

Inclusive, um dos testes que fizemos na epoca, era injecao de agua com o motor funcionando... pra ver se o sistema compensava.... show mesmo, principalmente rodando com alguma carga no motor... (em marcha lenta ou rodando com o motor totalmente sem carga, igual vovo', o sistema nao faz nada.... pois precisa de um minimo de 10% de carga no motor p/ conseguir um sinal legal e estavel do sistema de ions)

Quanto as outras pecas, elas sao mais pelo fato de serem mais fortes e reduzir o atrito...

no caso de forca..
    - pistoes do 5.0 e bielas do 3.0, foi o jeito mais barato de conseguir pistoes forjados pro 4.0l.. necessario com oxido nitroso, turbo e/ou blower.
    - valvulas e molas de competicao... pra aguentar o calor e facilitar a transferencia do mesmo pro kbcote (sao preenchidas com sodio as de escape e ocas as de admissao pra diminuir o "peso da montagem reciproca") e pra aguentar o levante do comando novo.
    - tuchos com roletes tmb, mesmo motivo do balanceiro com rolete.. diminuir o risco de quebra jah q o material eh diferente e mais forte.. menos atrito.

no caso de atrito
    - comando/balanceiros roletados
    - oleo sintetico
    - retrabalho dos dutos de todos os coletores/kbcote
    - retrabalho dos dutos de oleo

E por ae vai... entao essas pecas continuariam... oq iria pra merda seria os "aditivos", como blower.. oxido... pois poderiamos queimar simplesmente alcool com nitrometano e tirar 400 hp's do motor... porem ha outros incovenientes nisso... entao foi um exemplo "doido e cheio de erva".... mas o seu ponto de vista eh valido sim, e se voce analisar bem... .vai ver q muita gente nao precisaria do tal do turbo em muito carro a gasolina ae... que nego vive instalando.... um simples retrabalho total do motor e pequenas modificacoes.... dariam o mesmo efeito... com o motor durando bem mais e o $_$ mais bem empregado.. (menos consumo de combustivel, menos poluicao, menos barulho, menos manutencao....)

ufff, cansei! vou la fazer um cha' e dar um cafune' na dona patroa.

cheers
  • 27/06/2009, 11:17
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Abraços Linux.
    Vamos ao que interessa:
    Abraços
    Anthon

Uma outra coisa q soh me ocorreu agora...

Jah viu os sistemas de hipercharger?, usado em tanques de guerra...

Aonde um turbo eh sempre mantido rodando, mesmo com o motor em lenta (com um esquema q o transforma temporariamente numa turbina a jato.. ou seja... jogando um gas quente pelo lado quente... esse gas.. resultado da saida do compresso da turbina sendo aquecido por uma camara de combustao externa) e quando o peao acelera o turbo jah vai liberando a pressao na lenta jah....

Eu achei esse ae interessante, principalmente pra turbos grandes.

abraco! :pipoca:
  • 27/06/2009, 17:28
    filipecyriaco
    Minha ranger 2.5 GNV precisa de um nitro desse, Risos

Boa sorte na sua empreitada ...
  • 27/06/2009, 18:26
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por filipecyriaco Ver Post
    Minha ranger 2.5 GNV precisa de um nitro desse, Risos

Boa sorte na sua empreitada ...

Injeta Diesel + GNV q tu nao precisa de nitro...
    cheers
  • 27/06/2009, 20:31
    Guilherme A. Araújo
    Citação:

Injeta Diesel + GNV q tu nao precisa de nitro...
    cheers

Mas o motor dele eh gasolina, como injetar diesel?? hehe
    Tendo em vista q vc entende bem do assunto de pressao do motor, ponto, isso aki e tals....
    O que seria ideal pro meu carro rodar com alcool sem afetar o motor???
    A minha é uma V6 SOHC 4.0 210cv originais!! com GNV, mas o alcool aki custa só R$ 1,07, acho q nao compensa o uso do gnv neste, visto que ele custa R$ 1,89.

O que me diz???
    Abraço e boa sorte na empreitada.
  • 27/06/2009, 20:49
    SergioPB
    Citação:

Nao entendi o sentido da pergunta.. mas eh o V6 de 4.0l OHV, 165 hp's originalmente.. com corte em 5.200 rpm, totalmente retrabalhado... da mais de 220 HP's no volante do motor..

Os maiores ganhos de potencia foram portando todas as passagens, a troca de pistoes/biela mexidas do kbcote (inclusive o retrabalho dos mesmos), retirada do sistema de EGR, ventoinha, sistema de escape 6x2x2 + X, sistema de comando roletado e com profile um pouco mais agressivo, uso de oleo sintetico (10w30), recalibracao da EEC-V e fucadas no sistema de ignicao (bobina de alta performance, velas com 3 eletrodos..etc...), eu uso o sistema de vortex e o sistema magnetico de combustivel.. (os 2 me deram quase 9HP's!!!!! acreditem ou nao em cima das outras mods.)

Acho que foi isso, pelo menos eh oq eu me lembro de cabeca de ter feito e verificado as alteracoes. em outubro desse ano completa 3 anos da "feitura" desse motor, jah com 138mil km, sem nunca carregar mais q 100kg de lastro atras! soh usada pra sentar o peh mesmo.

Se a pergunta foi no sentido de "outras coisas", fora isso eu tenho um conjunto de modificacoes na suspensao original da STX, pra permitir rodar tranquilo em velocidades maiores... (180 ~ 210) como se fosse um carro... alem disso ainda costumo rodar com 100kg de lastro do meio ate a beirada da cacamba... aonde tem um cyl de GNV de uns 35 ou 40 m3... Lembrando que ela eh cabine estendida.

Se a pergunta foi em outro sentido... eh soh dizer!:mrgreen:

cheers

A pergunta que fiz você respondeu na primeira parte.:concordo::concordo:
    Na segunda parte "passou a régua".:concordo::concordo:
    Um espetáculo seu motor e o resto do carro.:palmas::palmas:
    Sinceramente não sabia que o V6 podia ter esse nível de preparação.
    Estamos torcendo para o sucesso do seu projeto.

Abraços!!
  • 27/06/2009, 22:41
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por SergioPB Ver Post
    A pergunta que fiz você respondeu na primeira parte.:concordo::concordo:
    Na segunda parte "passou a régua".:concordo::concordo:
    Um espetáculo seu motor e o resto do carro.:palmas::palmas:
    Sinceramente não sabia que o V6 podia ter esse nível de preparação.
    Estamos torcendo para o sucesso do seu projeto.

Abraços!!

Ouvi falar (nunca vi) de motores q dao perto de 350 CV's e o cara usa no dia a dia e nunca explodiu... mas... eu acho meio forcado, pretendo bater nos 300 hp's e deixar ali... (menos q o dobro da potencia original, perfeitamente seguro.. ainda mais com as modificacoes "acho" :mrgreen:)

Obrigado amigao, esperto q de tudo certo tmb.. vou postando aqui conforme for acontecendo... de inicio estou no aguardo da chegada das pecas.... como vai rolar um imposto e tributacao.. nao acredito ter news antes de uns 20 dias no minimo.

Alem disso o caminhao tah parado p/ reforma do diferencial... eu matei os rolamentos de roda :mrgreen: e planetarias... devo pegar soh na 6a feira proxima... pois as pontas de eixo foram pra inspecao de trincas. (quem sabe nao encontro o diferencial q estou procurando.... um amigo aqui do forum tinha um, mas nunca mais o vi...)

cheers
  • 27/06/2009, 23:01
    linuxhellmaster
    Citação:

Postado originalmente por Guilherme A. Araújo Ver Post
    Mas o motor dele eh gasolina, como injetar diesel?? hehe
    Tendo em vista q vc entende bem do assunto de pressao do motor, ponto, isso aki e tals....
    O que seria ideal pro meu carro rodar com alcool sem afetar o motor???
    A minha é uma V6 SOHC 4.0 210cv originais!! com GNV, mas o alcool aki custa só R$ 1,07, acho q nao compensa o uso do gnv neste, visto que ele custa R$ 1,89.

O que me diz???
    Abraço e boa sorte na empreitada.

Pensei q era a diesel, ae voce podia lancar o GNV por cima.... no caso do a gasolina.. ele pode injetar a gasolina e uma mistura de methanol e nitrometano... tipo uns... 25% de nitrometano... "pra comecar".. o bom eh q ele inclui o combustivel e parte do oxigenio... ou seja.. nao vai precisar compensar muito em termos de vazao de ar... p/ acertar a "mistura ideal"... mas isso eh outro papo.

Cara, pro teu carro rodar com alcool "somente no intuito da troca do combustivel"... eu trocaria a bomba de combustivel, os bicos, e remapearia o modulo... (se nao quiser trocar os bicos, nao precisa.. mas os originais ficam meio no "Talo" no alcool...).. se tu adicionar um kit de partida a frio, oleo proprio p/ alcool e velas proprias... fica show.

O ideal era dar um passe nos kbcotes pra conseguir maior taxa de compressao... mas se voce remapear o modulo em um pessoal "responsa", fica muito bom mesmo sem esse "passo".

O uso do GNV... cara.. eh complicado... entre GNV e acool.. eu vou com o alcool... maior vantagens eh q voce nao carrega aquele cyl.. e tem em qualquer lugar... e hj em dia muito competitivo com o GNV.. porem o GNV se usado com aqueles kits multiponto... eh um otimo combustivel p/ rodar ou p/ "correr"...

Voce tem de ter em mente que com o alcool coisas possivelmente vao se desmanchar... pode ser algum retentor da area de combustivel ou amigos.... durante os primeiros milhares de km's, fica atento com isso.. ele tambem favorece a corrosao.. fique atendo com isso tmb... evite rodar pouco com o carro.. a ponto dele nao esquentar ate a "real temperatura de trabalho..." de todos os fluidos.. isso ajuda pacas. Inclusive voce rodar com o carro sem chegar a tais temperaturas.. independente dessa modificacao.. eh preju... torna propicio a formacao de acidos no carter e ferrugem pelo sistema de escape... e com o alcool... piora bem.. inclusive eh uma otima maneira de matar os seus sensores de O2 em tempo record ( =

Agora uma palavra sobre o seu motor... me desculpe se eu estiver sendo redundante e voce jah conhecer essas infos...

Esse teu motor eh um motor com comandos duplos, um em cada um dos kbcotes... ele provavelmente deve ter uma faixa de operacao e corte de combustivel diferente do meu V6.. pois esse seu motor gosta de rotacoes mais altas, mesmo pq o comando no kbcote favorece isso.. enquanto o meu original corta em 5.200, o teu deve ir um pouco mais alem.... esse eh o segredo desse teu motor, "respirar melhor e potencial p/ rpm's mais altas"....

Sendo assim qualquer modificacao q voce fizer nele no sentido de ter mais velocidade de ar em rpm's mais baixas (ou mais altas) voce vai ganhar mais potencia no mesmo.... uma modificao que alguns americanos q eu conheco conseguiram fazer foi de um coletor de adm com geo. variavel.... (longo em baixas rpm's e curto em altas) e dizem ter conseguido coisa de quase 40 hp's a mais na roda traseira. nao sei se eh verdade.

Outra lenda eh que remapeando sua injecao e portando todos os dutos dos coletores de adm e escape jah da mais quase 40 HP's tmb.

Agora de kbca eu nao lembro o ano da tua, mas fique atento que muitos desses motores sairam com um problema cronico nos tensores das 2 correntes de comando q tem esse motor (uma pela frente do motor, a outra por tras do mesmo)... apresentando um grilo..e se voce nao der a manutencao.. o efeito eh o mesmo q uma correia de comando pulando dente....

bem eh isso amigo, espero nao ter confundido mais do q explicado. :pensativo:

cheers
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:03.