linux, por acaso o teu mustang II é euro-spec? vi 1 desses semana passada, e mesmo não curtindo ford não resisti a tirar umas fotos... tinha até uma cama de sogra na tampa do bagageiro...
Versão Imprimível
linux, por acaso o teu mustang II é euro-spec? vi 1 desses semana passada, e mesmo não curtindo ford não resisti a tirar umas fotos... tinha até uma cama de sogra na tampa do bagageiro...
Tah ae.. agora voce me apertou sem me abracar....
Vamos usar a logica... eu acho que sim..
esse carro possui um motor 2.8l "cologne", (o 4.0l OHV da ranger deriva dele...) e esse dito foi feito na alemanha.. numa fabrica (ou cidade, nao me recordo) chamada cologne... vou te dizer q eh um motor interessante... eu jah piquei alguns.... olha soh.
- comando mecanico, tuchos em T
- engrenagem de comando.. nada de corrente ou correia.
- pistoes de liga leve
- balanceiros em "shafts" !!! igual os ford Y block e os FE bigblock entre outros..
- 60 graus em V
- caixa seca em aluminio
- coletor de aluminio tmb, dual plane.
- bloco super reforcado
ou seja, uma perfeita maquina de altas RPM's.. e se trocar os pistoes rola um supercharger... pena q usa vareta...
as coisas ruins dele agora...
- bomba de agua "semi" encorporada na tampa das engrenagens de comando (de ferro mesmo, bomba e tampa)
- peso do bloco
- carburador cheio de valvulazinhas e zicas
ehh, um bom motor... nunca abri um q estivesse com pistoes/cyl fudido.... alias.. em geral uma troca de reparo do motor completa.... no maximo.... nem valvulas.. nem problemas com guias.. nada....
Bem.. voltando ao assunto original.... entao como o motor dele eh feito la... acredito q o cambio deve vir de "algum lugar duvidoso" tmb.. acho q eh um FMX.. nao tenho certeza (nao gosto muito desse carro...) talvez deva ser essa tal specs europeia.. e sim,, muitos tem aquela grade tosca no portamalas... rsssss a merda eh original de fabrica!
eu pego mais esses carros p/ tirar o motor... as vezes o diferencial e cambio.. mas em geral mais o motor... ae entra injecao eletronica e fica um tesao mesmo... com corte em 7000 rpm. ( =
segue umas fotos...
cheers
continuacao..
realmente tem a cidade de koln, ou cologne (colônia), na alemanha, onde a filial alemã da ford se baseia... quanto aos euro-spec: não possuem aquelas lanternas quadradas nos paralamas (âmbar na frente e vermelhas atrás), e o indicador de direção traseiro é âmbar ao invés de vermelho... a propósito: não tenho certeza mas acredito que o motor cologne tb tenha sido feito nos estados unidos...
Ehh.... "a seta do carro", eu acho bem feio esses carros... bem, por outro lado todos os mustangs 2 sairam com esse motor, entao acredito q seja o modelo americano mesmo...
E eu nao acredito q tenham fabricado esse motor em especifico nos EUA, pelo menos nao esse projeto (outros 2.8l eu jah nao sei).. pois eram 2 linhas de motores diferentes, windsor e esse cologne... as f250 (4.2) eram da planta/projeto windsor (igual os V8's) e derivados dos 289..260.. porem 6cc.... jah a planta cologne era totalmente diferente.. outro projeto... sendo os 2.8..2.9.. "talvez" os 3.0 v6 tmb.. varios com EFI e talz.. eu falo talvez o 3.0... pq o mesmo tmb tem distribuidor atras (classico dos cologne) e tmb saiu nas rangers americanas... depois o 4.0 (q eh derivado de cologne)...
inclusive os 4.2 tem design totalmente diferente em si e no sistema de EFI dele.. coletor e talz...
Entao... eu acho q eram 2 linhas diferentes mesmo, uma nos EUA nas mesmas fabricas e equipos e moldes dos V8, e na alemanha.. com a planta/moldes do cologne....
claaaaaaro q eu posso estar errado, mas juntando as informacoes q eu tenho aqui na memoria e um role no google... indica q realmente eram 2 linhas diferentes em lugares diferentes...
cheers
além das míticas fábricas de motores de cleveland e windsor, a ford possui várias outras que poderiam fabricar o cologne em território americano, e seria até mais lógico que importar motores da alemanha, numa operação logística bastante complexa... a propósito: até pouco tempo o windsor 302 foi fabricado na austrália...
Yup, mas entre poder.. e simplesmente importar o motor jah pronto, completo.. de quem desenvolveu (o nome jah diz tudo) eh muito mais logico e viavel ( = (sem contar nos valores em conta vindos da alemanha.. em necessidade na epoca)
O lance eh como voce mesmo disse, nos eua o lance todo girava em torno desses lugares, q soh faziam os v8... muito mais logico partir um v6 derivado do v8 ae.. do q fazer uma 2a linha na mesma fabrica.
Quanto aos 302... cara.. isso nao eh festa tmb... esses 302 australianos nao sao windsor.. sao 351-C "destroked" p/ 302... nao sao motores interessantes pois sao pesados (tudo eh de 351c, menos vira & poucos amigos) ... tanto q sao raros fora de la... ate mesmo nos eua nao sao muitos... (nego pega cabecote dele p/ instalar nos 302 normal...)
Os melhores 302 sao os q foram feitos no mexico... sao esses q sao os melhores 302 q existem ( =
cheers
Finalmente tive um tempo pra voltar a atualizar esse topico..
Com um painel do radio "Extra" em maos e as pecas que vao no mesmo...
Eu pilhei um pedaco de plastico igual o do painel de um carregador de cell, e fiz um mini painel pra chave e as 2 lampadas... que vai ser montado no painel com aparencia toda original, mesmo tipo de curvas e acabamento q os outros items do painel.. como ponto de forca.. milha e acendedor...
A chave eu comprei aquela capa estilo "aeronautica" que depois vou gravar "nitrous". Os "olhos de boi" eu modifiquei pra ficarem mais finos e menores, podendo montar a lente pelo lado de fora, rosqueando por dentro.. meio dificil de descrever.
Depois de dado o acabamento vai parecer o original o "painelzinho" do oxido nitroso.
Essas fotos sao do lance quase pronto, falta fixar e modelar os detalhes...
Em seguida vou instalar os itens do controle da pressao do combustivel (pra injetar mais combustivel de acordo com a vazao de oxido nitroso) e sistema de vacuo... Alem eh claro do bico de injecao do oxido nitroso que estou analizando ainda aonde vou instalar.
Tambem jah tenho um projeto basico pra controladora que devo testar por esses dias tmb.
Por enquanto eh soh.... o resto das pecas ainda nao chegou... como o cyl. e os solenoides.. e as outras linhas de alta pressao.
cheers
na austrália durante a transferência do cockpit para o lado direito que alguns carros sofrem antes de ir às ruas, normalmente quase todo o painel é refeito em fibra de vidro, bem como alguns acabamentos das portas dianteiras, ja que é difícil, praticamente impossível, realinhar alguns componentes originais sem deixar falhas no acabamento... então, como tu vai fazer para o acabamento desse painel ficar como se fosse original?
Lixa, solda plastica, araldite, massa plastica.... depois q tiver o acabamento original... lixa tudo... e pinta com acabamento preto ford.
O painelzinho encaixa perfeitamente no furo q eu fiz... os angulos batem... inclusive os angulos das bordas batem.... nao vai precisar preencher nada com massa.... soh p/ dar os angulos iguais do painel original.
Vou ver se ate o fds eu posto essa parte pronta.. antes de eu pintar o painel.
cheers
Apenas pra nao deixar cair a peteca.....
As pecas outras q faltam jah estao na receita federal do brazil, finalmente!!
E o painel eu vou ter de esperar p/ terminar.... eu andei verificando por aqui locais q fazem a solda plastica e apesar de nao ser nada de outro planeta (ar quente e uma vareta de plastico) eles estao pedindo valores ridiculos... como 80 R$ por empreitada (cada vez q vou la e peco p/ fazer algo...) e como eu odeio ser esfolado vivo eu acabei comprando o equipamento de solda termoplastica (com entrega me custou 130 R$, foda esperar 20 dias por ele).. sendo assim, eu estou fixando as partes plasticas temporariamente.. ate chegar o equipo de solda plastica...
Em mais uma semana eu vou estar com o restante das pecas q falta, assim vou poder fazer a instalacao no carro.
Essa semana estive trabalhando na questao da ECU do carro, eu desenvolvi um sistema bem simples, que vou montar dentro da ECU.. que vai me permitir ter varios programas de injecao (varios mapas/combustiveis) e tmb vou poder atualizar/modificar em tempo real.. sem necessidade de flashear a cpu..... mesmo pq eu tenho gasolina e gnv + injecao de methanol nessa ranger.... entao vou precisar realmente modificar a curva de avanco, pois quero poder usar mais de 50 hp sem preocupacoes.... (e as tricks p/ modificar o avanco sem mexer no computador afeta outros parametros se voce nao estiver em WOT) entao vou modificar a curva logo acima da massa de ar maxima comum do motor... e lancar o oxido nitroso na frente do MAF.... me permitindo criar uma parte do mapa q nao existia (pois o ar nunca fica mais frio/denso q X temperatura.... mas o oxido nitroso faz descer muito mais a temperatura.... enganando o maf) e assim nao afeto o uso do carro com o NOS desligado.
Bem, eh isso amigos... vou postando aqui conforme o tempo der e eu for recebendo/instalando as pecas.
fique ligado na proxima "bat aventura", nesse mesmo "bat horario", e nesse mesmo "bat topico"... (podre hein :roll:)
cheers