essa galera entende pakas!!
ninguem sai daqui sem tirar suas duvidas!!!:palmas:
Versão Imprimível
essa galera entende pakas!!
ninguem sai daqui sem tirar suas duvidas!!!:palmas:
boa tarde pessoal,
Edintruder, me desculpe pela teimosia (tipica dos inexperientes...hehehehe), mas eu já andei com o carro depois de mudar os pneus e antes de mudar o diferencial, e todas as contas acima se confirmaram da seguinte forma:
carro na pista, em velocidade constante (piloto automático, na reta em 3a. marcha) velocímetro marcando 100km/h GPS 120km/h (exatamente os 20% esperados matematicamente falando).
posso até estar enganado, ainda não andei com a nova relação...
depois relato a experiência.
abraço.
José, como o pneu é maior, ele dá menos voltas por período de tempo, no caso, horas. Nesse caso, sendo maior a relação final fica mais longa porém o velocímetro não sabe disso, porém o GPS sempre vai marcar correto. Como o sensor da tua Ranger é na caixa, ela conta as voltas que o cardam dá, ao trocar a relação o cardam vai dar mais voltas que antes, porém como os pneus são maiores, no final vai ficar elas por elas. A diferença será pouca. No caso das Rangers Argentinas, o sensor fica no próprio diferencial e conta as voltas que as rodas dão, o que fica com um belo erro no final.
Como tens um GPS para marcar, te guia por ele no final para ver a margem de erro.
Na minha, quando em um carro marca 160, a minha marca 135km/h...
Tem Rangers que marcam a mais, como por exemplo no youtube ranger 2.5 hsd a 190km/h... :discordo: Nesses casos a diferença ficaria mínima já por erro do instrumento.
Com certeza, já está transmitindo conhecimentos. Vou lg para o paolo. Valeu. Abração.
Outra observação: 20% foi exatamente a diferença de kilometragem entre Brasília e porto Seguro, percorrida por mim com a Ranger com pneus 33". (Originalmente: 1640 Km entre as duas cidades pelo interior de MG, e meu odômetro marcou 1300 Km) Certo ou errado? Abraço.
Boa noite pessoal,
e aí Claudio, tá certa a tua conta, só para constar:
1300/1640=0,79
(1-0,79)*100 = 21% EXATAMENTE... heeee boa e velha matemática hehehe...
andei na bruta acabada.... ficou forte pra CARAMBA!!!
sai até de 2a. marcha...
e vamos às aferições
5a. marcha, 2500 RPM, velocímetro 121km/h e GPS 100km/h
portanto:
100/121=0,82
(1-0,82)*100=18%
12,5% mais curta pela relação, e
5,5% de atrazo no velocímetro para evitar excessos.
CONCLUSÃO:
-VALEU À PENA CADA HORA DE TRABALHO E R$'s INVESTIDOS.
abraço à todos, e obrigado.
boa noite pessoal,
fui agora à noite buscar Donut´s para a patroa, já viu... mulher grávida tem cada vontade, e em cada hora....
bom, aproveitei pra curtir um pouco a 'caminhoneéééta'... tá um CANHÃO!!!!
acelera muito... de final ficou um pouco curta, mas de saída... tá louco...
abraços
Quando colocar os 35 a diferença entre velocímetro e GPS diminuirá bastante.
uma duvida.......esse pessoal que mexe com velocimetros, eles conseguem corrigir esse erro de volocidade entre a real e a marcada no painel???
bom dia Cláudio,
Com toda certeza essa velocidade final irá aumentar (a minha tá cortando com 165km/h e ainda tem fôlego pra mais) , e a rotação tambem diminuirá em todas as faixas de velocidade... agora vamos pra estimativa:
33/35=0,9428
(1-0,9428)*100 = 5,71%
portanto
se hoje o motor gira 2500rpm em 5a. a 100km/h, com os novos pneus a rotação será 2357rpm.
só pra constar:
rodo aproximadamente 5000km/mes.... tambem me preocupa, e muito o consumo....hehehehe...
assim que tiver um numero aviso.
abraço.