x
Convex Datacenter
Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 202

Samukanvas,

Comecei a entender a tua explicação. E lembrei-me de um artigo do Bob Sharp: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/freio-motor.htm
    Ele explica claramente esse fenômeno que atordoa à todos nós.

Deem uma lida.

Abraços!

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post

Editando:
    Tirando isso, a grande razão porque acho que o pessoal sente segurança ao dirigir na chuva com o 4x4hi seria o peso no volante. Com o 4x4hi o peso no volante aumenta muito e isso transmite segurança. Seria como a direção hidráulica progressiva dos esportivos ou amortecedor de direção com mais carga para jipes. O fato da direção ficar mais leva, na chuva, pela diminuição do atrito, faz com que sinta mais insegurança. Saber se está escorregando ou não já são outros 500...

Eu não estou querendo dizer que estou certo. Dirigir é uma coisa muito particular e tb já disse que eu me sinto melhor dirigindo em 4x2 na chuva. Gostaria que outros testassem pra ver tb se faz diferença andar em 4x2 como eu acho e tirar um pouco desse estigma da maioria.

Puts, logo no começo do topico eu ia postar isso que vc falou...tbem acho que esse peso no volante represente muito o que o pessoal sente como segurança, carro na mão, etc...

A não ser em paralelepipedos molhados como alguem aqui falou, ai sim, um terreno sem tração, não vejo vantagem no 4x4 hi em pista molhada...

eu ja usei por uns 100 km 4x4 hi, na regis, com uma PUTS tempestade que estava cobrindo a pista com agua... bem diferente da situação que o pessoal esta comentando aqui....

ps. nesse teste ai que vcs estao combinando, eu posso ficar tomando conta do isopor com a cerveja ok?

Walter,

Estamos tentando sair do campo "acho" pro fato. Seus 11 anos de 4x4 são importantes para vc, eu sei, mas não desmereça nenhum forista que esteja interessado em aprender mais e conhecer o outro lado. Se formos contar os anos de experiência nós dois sairemos perdendo nesse fórum. Tem gente com 4x4 a muito mais tempo que nós dois juntos (Eu mesmo tenho mais tempo de 4x4 que vc). E, na boa, esse é um papo de pessoas que ainda não atingiram a maturidade. O que não condiz com a gente.

Eu tenho bastante experiência em automobilismo, teste de pneus, freios, capacete etc e não preciso disso pra tentar provar alguma coisa porque então eu, além de estar influenciando o tópico, estaria indo pro campo do "acho". Como pode comprovar no tópico eu só fui falar isso agora somente porque não achei legal sua atitude.

O mais interessante do seu post foi o: "tenho convicção de que acima de 60Km/h em qualquer piso seco não tem mais aderência suficiente pra comprometer a tração". Gostaria que traduzisse o que quis dizer com essa frase, porque o que eu entendi contraria leis da física.

O que eu entendi é que acima de 60 a compensação do diferencial não seria importante porque não há aderência suficiente para comprometer o desempenho do carro em curvas no asfalto seco e em 4x4hi. Se for isso vc está se contradizendo tb.

Porque não ajuda o tópico fazendo um teste como o que propus? Esse tópico poderá ser o fim da discussão entre o melhor sistema pra asfalto molhado. Então vamos gastar nossa energia apenas bolando testes e pesquisando sobre o assunto.

samukanvas,

Só quero deixar a minha opinião sobre o assunto e não vou discutir isso de novo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Samukanvas, as variantes:
    Tipos de pneus, tipo de asfalto, lâmina d'água do "molhado", vento, altura, condições dos amortecedores e peças da suspenção, peso do combustível, sentido de giro...

No meu caso uso pneus Mud que aderem melhor em areia firme que no asfalto molhado. Se fizer a comparação no mesmo veículo e no mesmo terreno, não terá diferença nenhuma do resultado.

Assim como afirmas que 4x4 prejudica a estabilidade em curvas, tenho a cetrteza que prejudica menos que diferencial bloqueado ou com LSD 75%.

Com diferencial com LSD, acima de 80km/h duvido que a diferença de torque que o piso oferece no pneu traseiro interno em curvas seja suficiente para fazer o LSD deslizar, deixando toda a tração e segurança em uma única roda, o que não ocorre com diferenciais abertos e muito menos em 4x4 com diferencial traseiro aberto que ocorre exatamente a mesmo coisa que se andar com diferencial traseiro com LSD, a única diferença é que a dianteira tem o efeito de puxar, gerando tração direcional o que melhora muito a estabilidade.

Assim como 4x4 é melhor que 4x2 em curvas, tração dianteira também é melhor que tração traseira em curvas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Robram
    Entrada
    07/10/2004
    Local
    TB -PR/PR
    Agradecimentos: 0
    Samukanvas,

Quando meus pneus ATR eram novos, eu sentia oq vc diz: mais segurança em 4x2.

Hoje estao com meia vida, e tenho sentido a camionete sair de frente nas curvas com muita agua.

Entao na pratica tenho a impressao de estar mais seguro com o 4x4.

Nessa discussao toda, temos 2 verdades

Que em 4x4hi (em veiculos sem diferencial central) na chuva se tem a impressao de mais segurança.

E que a fisica diz o contrario...

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Pessoal, os posts estão bem interessantes; eu como sou calouro em 4X4 estou aprendendo bastante.
    No intuito de subsidiar mais o tópico, deixa eu recapitular: a serra Grajaú-Jacarepaguá é um trecho sinuoso no Rio de Janeiro, com asfalto remendado (perigoso até, outro dia um ônibus tombou por cima de um carro), cheio de curvas fechadas, abertas com metade subida forte e descida idem. Quando chove esta estrada fica muito perigosa. Meu procedimento até então, tanto no seco como no molhado, é frear leve um pouco antes da curva e entrar acelerando (pé leve também); notei que otimiza muito a estabilidade da Natasha. Confesso que até hoje nunca usei a tração na serra, razão pela qual criei o tópico. A única vez que derrapei na pista foi na subida, quando reduzi de 4ª para 3ª e acelerei (acho que demais). Daí me veio a dúvida se utilizando a tração não seria mais seguro.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Samukanvas, as variantes:
    Tipos de pneus, tipo de asfalto, lâmina d'água do "molhado", vento, altura, condições dos amortecedores e peças da suspenção, peso do combustível, sentido de giro...
    Nada disso acontecerá com intensidade suficiente para prejudicar o teste da rotatória, certo? Ainda mais porque o teste será feito em menos de 15min e a velocidade não será alta.

No meu caso uso pneus Mud que aderem melhor em areia firme que no asfalto molhado. Se fizer a comparação no mesmo veículo e no mesmo terreno, não terá diferença nenhuma do resultado.
    O teste deverá ser feito no piso problemático. Não precisa ser feito em outro piso que não o relacionado pelo tópico, mesmo tendo o pneu mais tração em outro piso ou não. E areia muda. No segundo giro a camada superficial já se soltou e estará andando sobre areia fofa.

Os resultados virão de qualquer forma no asfalto molhado porque o teste é apenas para saber qual tração é melhor no piso asfalto molhado. Se seu carro tem menos tração nesse piso porque usa pneus mud não tem problema, porque vc estará testando com o pneu mud. Quem tem pneu on-road terá mais estabilidade que vc tanto no seco quanto no molhado e ainda assim estará obtendo resultados do teste. Quem tem pneu careca terá menos estabilidade que vc e ainda assim terá diferença com e sem tração.

Entenda que o que está sendo testado é a estabilidade com tração ou sem tração e não o tipo de composto, forma, tamanho etc... do pneu.

Assim como afirmas que 4x4 prejudica a estabilidade em curvas, tenho a cetrteza que prejudica menos que diferencial bloqueado ou com LSD 75%.
    Esse tal de lsd 75%.... Faça um outro teste: Levante uma roda traseira do teu carro (Em 4x2) e meça com torquímetro o quanto de força precisa pra girar a roda. Depois vc vai ver que não chega nem perto de 50%...

A tração com diferencial central blocado se comporta totalmente diferente de um carro com LSD. Não compreendi essa relação que colocou de traçado x lsd. Um terá tração nas 4 e o outro só traseira... Um terá problemas em compensar a diferença entre 4 rodas na curva o outro somente entre 2.

Com diferencial com LSD, acima de 80km/h duvido que a diferença de torque que o piso oferece no pneu traseiro interno em curvas seja suficiente para fazer o LSD deslizar, deixando toda a tração e segurança em uma única roda, o que não ocorre com diferenciais abertos e muito menos em 4x4 com diferencial traseiro aberto que ocorre exatamente a mesmo coisa que se andar com diferencial traseiro com LSD, a única diferença é que a dianteira tem o efeito de puxar, gerando tração direcional o que melhora muito a estabilidade.
    Não duvide, não ache... Teste! A dianteira não puxa frente pra lugar algum!! Entenda isso. As transferências de peso fazem exatamente o contrário do que acha com a tração dianteira. É por isso que carros de arrancada tem a frente socada no chão - Transferência de peso...

Assim como 4x4 é melhor que 4x2 em curvas, tração dianteira também é melhor que tração traseira em curvas.
    4x4 é melhor que 4x2 em curvas quando o veículo é um subaru, por ex. E mesmo assim, existem vantagens que um 4x2 terá em cima de um 4x4 nas curvas. Depende do piso e modo de guiar.

Tração dianteira é melhor que tração traseira em curvas? Explique isso em miúdos para que possamos entender. Em que situação?

A única vantagem da tração dianteira para a traseira, na minha visão, é que a tração dianteira é mais fácil de controlar para um motorista comum.

Entrou na curva rápido, sai de frente.... O motorista tira o pé (Reflexo de qualquer motorista) e o carro volta pra mão. Tá no meio da curva e soca o pé, o que acontece? A roda que está por dentro da curva destraciona, o peso do carro é jogado pra trás e começa a sair de frente. Saiu de frente o que o motorista faz? Tira o pé.... e assim por diante....

Na tração traseira vc tem que ser mais experiente e frio pra guiar. Contraesterço é palavra de ordem junto com muita sensibilidade no acelerador. Entrou na curva e se perdeu? Contra esterço, freio e acelerador... Saiu da curva rápido de mais? Traseira saindo, contra esterço e pé no acelerador... O que o motorista comum faz? Tira o pé... tirou o pé, roda.

Já a diferença de estabilidade entre os dois é uma coisa impossível de medir, já que não temos carros iguais com tração traseira e dianteira para testes. Mas acredito que pela distribuição de peso estático e durante a curva (Dive, body roll etc...) o carro com tração traseira tem tudo pra ser melhor. Basta saber usar a ferramenta.
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por Robson Ramos Ver Post
    Samukanvas,

Quando meus pneus ATR eram novos, eu sentia oq vc diz: mais segurança em 4x2.
    Robson,

Eu suponho que os amigos estejam usando pneus em condições boas pelo menos (Não precisa ser 0km). Na chuva com pneu ruim não tem piloto que segure a picape numa escorregada

Abs

Citação Postado originalmente por Raposo Ver Post
    Pessoal, os posts estão bem interessantes; eu como sou calouro em 4X4 estou aprendendo bastante.
    No intuito de subsidiar mais o tópico, deixa eu recapitular: a serra Grajaú-Jacarepaguá é um trecho sinuoso no Rio de Janeiro, com asfalto remendado (perigoso até, outro dia um ônibus tombou por cima de um carro), cheio de curvas fechadas, abertas com metade subida forte e descida idem. Quando chove esta estrada fica muito perigosa. Meu procedimento até então, tanto no seco como no molhado, é frear leve um pouco antes da curva e entrar acelerando (pé leve também); notei que otimiza muito a estabilidade da Natasha. Confesso que até hoje nunca usei a tração na serra, razão pela qual criei o tópico. A única vez que derrapei na pista foi na subida, quando reduzi de 4ª para 3ª e acelerei (acho que demais). Daí me veio a dúvida se utilizando a tração não seria mais seguro.
    Abraços.
    Raposo,

Minha sugestão é: teste! Veja o que acha melhor. Mas quando for fazer isso, faça em local seguro para vc e pros outros. Vc que anda muito pela grajaú (E diga-se de passagem, um local cheio de óleo e muito perigoso) pode dar uma chegada na barra, no estacionamento onde fica o kartódromo no via parque. Lá é um lugar bom pra testar e sem nenhum movimento. Dá pra fazer curvas com raio grande com bastante área de escape.

Liga a tração e vá brincar por lá.

Abs

Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Raposo,

Minha sugestão é: teste! Veja o que acha melhor. Mas quando for fazer isso, faça em local seguro para vc e pros outros. Vc que anda muito pela grajaú (E diga-se de passagem, um local cheio de óleo e muito perigoso) pode dar uma chegada na barra, no estacionamento onde fica o kartódromo no via parque. Lá é um lugar bom pra testar e sem nenhum movimento. Dá pra fazer curvas com raio grande com bastante área de escape.

Liga a tração e vá brincar por lá.

Abs
    Valeu, Samukanvas!
    Vou fazer isso mesmo. Só que, como você sabe, parou de chover (ainda bem) estou aguardando.
    Abraços.
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

Em breve: ENVELOPADA

tava ausente nesse topico.. vi que ele estava sempre por cima, mas nao dei muita bola... agora to vendo que estava quente..rs.rs.rs..

Bom, minha impressao sobre o assunto é o seguinte:
    a melhor saida é o bloqueio tipo Kaiser, ou o LSD. Entendo que eles resolveriam o problema de perda de tração, e a eventual saida de traseira poderia ser corrigida pelo volante, até instintivamente.

sds

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    4x4 é melhor que 4x2 em curvas quando o veículo é um subaru, por ex. E mesmo assim, existem vantagens que um 4x2 terá em cima de um 4x4 nas curvas. Depende do piso e modo de guiar.

Tração dianteira é melhor que tração traseira em curvas? Explique isso em miúdos para que possamos entender. Em que situação?

A única vantagem da tração dianteira para a traseira, na minha visão, é que a tração dianteira é mais fácil de controlar para um motorista comum.

Entrou na curva rápido, sai de frente.... O motorista tira o pé (Reflexo de qualquer motorista) e o carro volta pra mão. Tá no meio da curva e soca o pé, o que acontece? A roda que está por dentro da curva destraciona, o peso do carro é jogado pra trás e começa a sair de frente. Saiu de frente o que o motorista faz? Tira o pé.... e assim por diante....

Na tração traseira vc tem que ser mais experiente e frio pra guiar. Contraesterço é palavra de ordem junto com muita sensibilidade no acelerador. Entrou na curva e se perdeu? Contra esterço, freio e acelerador... Saiu da curva rápido de mais? Traseira saindo, contra esterço e pé no acelerador... O que o motorista comum faz? Tira o pé... tirou o pé, roda.

Já a diferença de estabilidade entre os dois é uma coisa impossível de medir, já que não temos carros iguais com tração traseira e dianteira para testes. Mas acredito que pela distribuição de peso estático e durante a curva (Dive, body roll etc...) o carro com tração traseira tem tudo pra ser melhor. Basta saber usar a ferramenta.
    Isso está me lembrando os velhos foruns de Kart, pilotagem e turismo que participei tempos atras. Boas, sadias e velhas discussões. esse topico está ficando bacana.

Ow do Caveirão ... veja este local ... o balão aonde esta escrito R. Sete ...

http://maps.google.com.br/maps?f=d&h...04807&t=h&z=18

E num local assim que você se refere

Se sim .. é lá q vou tentar fazer o teste... falta só saber quem será o bobo da corte (passageiro q vai filmar)
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem