

Só vai haver tração (efetivamente) se há algum atrito (lógico)
tração1
tra.ção1
sf (lat tractione) 1 Ato de puxar, mover, arrastar, estando a força propulsora adiante da resistência:
Grande Anthoniusnikos, o termo se refere ao efetivo ato de conseguir tracionar o bólido. O exemplo da grama molhada se aplica, exatamente ao contrário da sua menção. Ou seja, muito mais facilmente é POTENCIALMENTE possível sair de uma situação de imobilidade(ou reverter uma trajetória inicial indesejada, tanto faz, = atuação da inércia) nesta condição descrita (baixo atrito)quando se pode usar os recursos de divisão da tarefa motriz. Não temos como modificar o atrito da superfície e sim como tentar utilizá-lo da melhor forma.
Fugir disto seria negar a utilidade do recurso, e em consequência abandonemos então os Jipes.
ISTO era o tema do tópico.
Ficar discutindo semântica não nos levará a nada e tornou o tópico chato. Ora o conceito de atrito é usado erroneamente (mas é o trivial na lida diária), ora se usado "tração" questionas (desta feita sem sentido) o já sedimentado... O amigo oscila entre o razoável e a pura implicância.
Ficamos assim, deixarei o amigo doravante com a última palavra no que tange a descrição (como melhor lhe aprouver) dos fenômenos físicos, pois o que já é cristalino a todos é que quanto o maior número de recursos (ordem bem descrita pelo Bianor) mais fácil é ao motorista comum a manutenção de uma velocidade (qualquer).
Especialistas poderão superar adversidades (como expostas nos vídeos) e mesmo os iniciantes podem-nas testar em baixa velocidades em condições como grama molhada, lama ou semelhantes da maneira que melhor lhe convier.
Fica meu abraço aos que leram e desculpas aos que porventura eu tenha tomado algum tempo de forma infrutífera.

Quando eu (ou qualquer um mais ágil) tiver um vídeo elucidativo aos descrentes, posto-o em um outro tópico intitulado: "Ode à tração 4x4 e aos seus inventores. Apreciem sem fórmulas. Rsrsrs"
